Início Viagens Os 10 melhores locais do mundo para ver a Aurora Boreal

Os 10 melhores locais do mundo para ver a Aurora Boreal

É um dos fenómenos mais fantásticos da Natureza e desperta paixões em milhões de turistas. Descubra os 10 melhores locais do mundo para ver a Aurora Boreal.

5741
1
Aurora Boreal

 

Estes são os 10 melhores locais do mundo para ver a Aurora Boreal. Um dos espectáculos naturais mais bonitos e admirados do mundo, a Aurora Boreal encanta qualquer pessoa, com o jogo de luzes que ilumina e pinta o branco da neve nas regiões polares durante o Inverno. Protagonista de mitos e lendas dos povos antigos que viviam nos lugares onde acontece o fenómeno, o show colorido faz parte do sonho de muitos turistas de todo o mundo. Se você é uma das pessoas que sonha um dia ver de perto este acontecimento mágico de cores e luzes, não perca a lista dos melhores locais do mundo para ver a Aurora Boreal.

 

1. Finlândia

Melhores locais para observação: Luosto, Nellim, Kakslauttanen, Kilpisjarvi, Rovaniemi.

Aurora Boreal
Aurora Boreal

O norte da Finlândia é um dos locais de eleição para os viajantes que esperam ver uma aurora boreal. A cidade de Luosto é muito procurada, e há hotéis preparados para este tipo de visitantes. Alguns têm tectos de vidro, outros têm alarmes que avisam quando as auroras se tornam visíveis. A ponte Paatsjoki, na vila de Nellim, perto da fronteira com a Rússia, tem 90% de hipóteses de observação. Em Kakslauttanen há um resort com igloos futuristas, onde é possível estar deitado e observar este fenómeno da natureza.

 

2. Suécia

Melhores locais para observação: Kiruna, Abisko, Jukkasjärvi.

Aurora Boreal
Aurora Boreal

A vila e o Parque Nacional de Abisko são locais perfeitos para acampar e esperar pelas auroras boreais, já que têm um microclima benéfico para que elas sejam visíveis. Os viajantes poderão passar uma noite na Aurora Sky Station – é possível chegar lá de teleférico – e desfrutar de um jantar, antes de saírem para observar a aurora.

 

3. Noruega

Melhores locais para observação: Tromso, lhas Lofoten, Svalbard, Ersfjordbotn.

Auroral Boreal
Auroral Boreal

A cidade de Tromsø, conhecida como a “Paris do Norte” , tem uma localização privilegiada – acima do Círculo Árctico –, o que a torna um dos melhores locais para observar auroras boreais. A cidade tem também um planetário, onde é possível saber mais sobre este fenómeno e assistir a alguns vídeos sobre o sistema solar. O arquipélago de Svalbard – que fica entre a Noruega e o Polo Norte – é o único sítio do mundo onde é possível ver as auroras boreais durante o dia, já que no inverno não há luz do sol.

 

4. Islândia

Melhores locais para observação: Jokulsarlon, Parque Nacional de Pingvellir, Akureyri, Kirkjufell.

Auroral Boreal
Auroral Boreal

A Islândia é um dos países onde melhor se veem as auroras boreais. A Lagoa Glaciar, em Jokulsarlon (a 250 km de Reiquejavique), é o local ideal para tirar a fotografia perfeita deste fenómeno, já que o gelo reflete as luzes do céu. Nas planícies do Parque Nacional Þingvellir, património da UNESCO, é também possível acompanhar o fenómeno.

 

5. Alasca

Melhores locais para observação: Denali, Fairbanks, Anchorage, Frederick Sound.

Auroral Boreal
Auroral Boreal

A sua localização privilegiada permite que seja possível observar as auroras boreais durante quase todo o ano, apesar de no inverno ser mais fácil. Fairbanks situa-se mesmo por baixo da zona privilegiada onde as auroras boreais acontecem e, por isso, é muito fácil vê-las. Mas, para conseguir tirar o melhor proveito deste fenómeno, poderá ir até ao Parque Nacional de Denali, longe das luzes da cidade, com condições perfeitas.

 

6. Canadá

Melhores locais para observação: Yokun, Yellowknife, Whitehorse, Fort Murray, Battle Harbour.

Auroral Boreal
Auroral Boreal

Os viajantes que visitarem certas zonas do norte do Canadá no inverno poderão observar as auroras boreais. Perto de Whitehorse – andando alguns quilómetros até deixarem de se ver as luzes da cidade -, é possível deslumbrar-se com este fenómeno. A Aurora Village, em Yellowknife, oferece cadeiras aquecidas aos visitantes. As áreas em redor do Lago Superior são também bastante privilegiadas.

 

7. Gronelândia

Melhores locais para observação: Kulusuk, Ammassalik, Kangerlussuaq, Sisimiut.

Auroral Boreal
Aurora Boreal

Apesar de as auroras boreais acontecerem durante todo o ano, na Gronelândia (Nação Constituinte Autónoma do Reino da Dinamarca) não é possível observá-las nos meses de verão graças ao seu sol de meia-noite. Poderá ver este fenómeno em quase todo o país, mas em Kangerlussuaq – onde fica o único aeroporto – é fácil presenciá-lo. Na cidade costeira de Sisimiut, há tours em motas de neve para assistir às auroras boreais.

 

8. Escócia

Melhores locais para observação: Ilha de Skye, Aberdeen.

Auroral Boreal
Auroral Boreal

Nas noites claras do inverno da Escócia, é possível presenciar o espectáculo das auroras boreais – ou Merry Dancers (dançarinas alegres), como lhes chamam os escoceses. Apesar de ser raro – já que o céu está quase sempre cinzento -, Aberdeen e a Ilha de Skye são locais privilegiados. O estacionamento para carros no norte do Parque Nacional de Cairngorms, os caminhos de Dava Way (perto de Forres) e Glenlivet Estate são outros locais recomendados para ver as auroras boreais.

 

9. Ilhas Faroé

Melhores locais para observação: qualquer uma das 18 ilhas

Aurora Boreal
Aurora Boreal

Quando o tempo ajuda, os visitantes do arquipélago das Ilhas Faroé (território dependente da Dinamarca) conseguem ver as auroras boreais. Apesar de chover durante aproximadamente 200 dias por ano, entre Setembro e Março o fenómeno acontece, quando o céu está limpo. É possível chegar a Thorshavn de avião ou de barco desde Copenhaga. Saindo da cidade e andando alguns quilómetros, as luzes são mais visíveis.

 

10. Rússia

Melhores locais para observação: Kola, Murmansk, Salkhard, Dixon, Novaya Zemlya.

Aurora Boreal
Aurora Boreal

No norte da Rússia, terá grandes hipóteses de assistir às auroras boreais. A península de Kola é um óptimo local para observar este fenómeno. A cidade de Murmansk, no noroeste da Rússia, perto da Finlândia, desfruta de mais de 40 dias seguidos onde é sempre noite, tornando-se um dos principais destinos para assistir a auroras boreais. Salekhard é conhecida pelos tons verdes que se veem no céu – a chamada “Nger Harp – a luz dos mortos”. É um óptimo local para para observar auroras boreais. Apesar de ser muito mais raro, a Aurora Boreal também pode aparecer em Moscovo. No entanto, a elevada luminosidade da capital da Rússia impede uma observação em condições deste fantástico fenómeno.

 

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here