Início Viagens A Igreja mais bonita de Portugal

A Igreja mais bonita de Portugal

Fica em Ovar e é certamente uma das mais belas igrejas do país. Não é a das maiores nem das mais famosas, mas quando a conhecer irá encantar-se, de certeza.

31635
1
PARTILHE
Igreja de Válega

A Igreja mais bonita de Portugal (Igreja de Válega)

A Igreja de Válega é uma verdadeira obra-prima da arte da pintura do azulejo e sem sombra de dúvida uma das mais impressionantes igrejas em Portugal!

Igreja de Válega
Igreja de Válega

Ao pôr-do-sol, a fachada da igreja de Válega, virada para poente, é particularmente bela, banhada pelos raios de sol. Um verdadeiro templo dourado que brilha com os seus fantásticos azulejos de múltiplas cores.

Igreja de Válega
Igreja de Válega

O padroado da igreja de Válega pertenceu até 1150 a particulares. Desde essa data e até 1288 pertenceu ao Mosteiro de São Pedro de Ferreira após o que, e até 1583, passou a pertencer ao bispo e ao cabido da Sé do Porto.

Posteriormente ficou em exclusivo ao cabido que o manteve até 1833. O templo terá sido fundada primitivamente no lugar do Seixo Branco, onde não restam vestígios, passando em época não posterior ao século XV para o lugar da Espinha, no local hoje designado por Adro Velho.

Igreja de Válega
Igreja de Válega

Em meados do século XVIII a sua implantação veio a localizar-se onde se encontra actualmente, tendo as obras se iniciada em 1746, e vindo a consumir mais de um século.

Igreja de Válega
Igreja de Válega

No século XX, entre 1923 e 1958, realizaram-se trabalhos de conservação por iniciativa J. O. Lopes e sua esposa, M. J. O. Lopes, em que se destacou a construção do actual tecto de caixotões de madeira exótica.

Data desse período ainda, em 1942, a colocação do painel de azulejos figurando a Senhora do Amparo, no topo externo da capela-mor, assinados pelo atelier de Jorge Colaço e executados pela Fábrica Lusitânia, em Lisboa.

Igreja de Válega
Igreja de Válega

Entre 1959 e 1960 teve lugar a campanha patrocinada por António Maria Augusto da Silva, comendador da Ordem de Benemerência, que compreendeu o revestimento por placas de mármore das paredes interiores da capela-mor, do sub-coro e dos lambris gerais, o revestimento na fachada principal nas paredes interiores da nave e na parte superior do arco triunfal, com azulejos polícromos figurados da Fábrica Aleluia, de Aveiro, e os vitrais das janelas assinados por S. Cuadrado, de Madrid.

Igreja de Válega
Igreja de Válega

Finalmente, em 1975 teve lugar o revestimento dos alçados laterais e posterior com azulejos da Fábrica Aleluia, desenhados pelo arquitecto Januário Godinho.

Mais artigos

Portugal: 24 aldeias que deve visitar pelo menos 1 vez na...

Portugal: 24 aldeias que deve visitar pelo menos 1 vez na vida Não são uma, nem duas, nem dez... São 24 aldeias para visitar em...

Mais recentes

As 8 praias mais bonitas de Portimão

As 8 praias mais bonitas de Portimão Areias finas e brancas, águas cristalinas e 300 dias de Sol por ano. Quer melhores motivos para visitar as...

REDES SOCIAIS

138,955FãsGostar
222SeguidoresSeguir
621SeguidoresSeguir

Um comentário

Deixe seu Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here