VortexMag
  • Cultura
  • Sociedade
  • História
  • Viagens
  • Gastronomia
  • Lifestyle
No Result
View All Result
VortexMag
No Result
View All Result
Home História

Túrdulos: o povo que também habitou o território português no tempo dos lusitanos

Menos conhecidos do que os Lusitanos, os Túrdulos habitaram o território português na mesma época. Conheça a sua história.

VxMag by VxMag
Set 26, 2023
in História
0
Túrdulos

Túrdulos

Partilhar no FacebookGuardar no Pinterest

ArtigosRelacionados

Cinco Chagas

Naufrágio do Cinco Chagas: 20 mil milhões de euros afundados ao largo dos Açores

Jul 18, 2025
Bica

Porque é que em Lisboa se chama bica ao café?

Jul 10, 2025
Sebara Dildiy

Sebara Dildiy: a enigmática ponte da Etiópia com raízes portuguesas

Jul 10, 2025
Portugal já deu 2 Papas à Igreja

Portugal já deu 2 Papas à Igreja: conheça-os e descubra a sua história

Abr 30, 2025

Foram muitos os povos que passaram pelo nosso território ao longo dos séculos, deixando as suas marcas em quem nós somos hoje. Alguns desses povos são conhecidos pela generalidade das pessoas, como os lusitanos, mas outros não gozam de tanto conhecimento generalizado, seja pelos poucos dados e artefactos que nos deixaram, seja por terem sido eclipsados por outros povos mais divulgados entre nós, nos nossos dias. Um bom exemplo disso mesmo são os túrdulos, que habitaram o nosso território ao mesmo tempo que os lusitanos.

Os túrdulos eram uma antiga tribo tartéssica, povo pré-romano que vivia no sul de Portugal, a leste da província do Alentejo, entre os vales do Guadiana e o Guadalquivir. A sua capital era o antigo ópido de Ipolka, chamada Obulco na época dos romanos e que atualmente corresponde à cidade de Porcuna, em Jaén.

Por entre outras particularidades, acredita-se que se diferenciava dos demais povos iberos na sua língua, que tinha uma suposta origem tartéssia. Afinal, os túrdulos eram descendentes da cultura de Tartesso, que se desenvolveu devido aos contatos com fenícios e gregos, e que foi uma civilização avançada e próspera, destacando-se pela sua riqueza em metais, pela sua arte e pela sua escrita.

Túrdulos
Túrdulos

Tartesso acabou por desaparecer por volta do século VI a.C., talvez devido à invasão de cartagineses ou a uma mudança de curso do rio Guadalquivir. No entanto, os túrdulos mantiveram alguns dos traços da sua cultura, embora se tivessem igualmente adaptado às novas condições geopolíticas da sua época.

Os túrdulos usavam um alfabeto derivado do fenício, ao contrário de outros povos ibéricos, e a sua arte caraterizava-se pelos motivos zoomórficos e geométricos, com destaque para os bronzes de Porcuna, que representam figuras de animais e humanas.

Este povo vivia em ópidos, assentamentos fortificados situados em locais mais elevados, e dedicavam-se à agricultura, pecuária, metalúrgica e ao comércio com outros povos.

A sua organização política baseava-se em cidades-estado que eram independentes, mas que mantinham laços culturais e comerciais entre si. Contavam também com uma religião politeísta, com diversas divindades associadas à natureza e aos astros.

Túrdulos
Túrdulos

A relação dos túrdulos com outros povos variava, dependendo da época e das circunstâncias que se viviam, no geral, mantinham sobretudo laços comerciais com os seus vizinhos turdetanos.

Eram também vizinhos dos túrdulos velhos, extensão dos túrdulos que migrou para norte por volta do século V a.C., juntamente com os Celtici, e que se estabeleceram no local que corresponde à atual Beira Litoral.

Os túrdulos acabaram também por se opor às invasões cartaginesas e lusitanas, embora se tenham tornado aliados dos galaicos e dos lusitanos contra os romanos.

Quanto à sua língua, era escrita com um alfabeto próprio, que tinha 28 letras e se baseava no alfabeto fenício. É uma língua pouco conhecida, já que são poucos os textos que a registaram. A maioria destes textos são inscrições em pedra ou em metal, que têm nomes de pessoas, lugares e divindades.

A sua língua foi também influenciada pelos povos vizinhos, como o celta, ibero e púnico, e recebeu também a influência do latim, quando os romanos conquistaram a região. Por fim, o idioma foi desaparecendo gradualmente, à medida que o povo assimilou a cultura romana. 

Os túrdulos acabaram por ser conquistados pelos romanos em finais do século I a.C., e integrados na província Ulterior da Hispânia. Portanto, perderam a sua identidade cultural e linguística, assimilando a língua e cultura romanas. Mesmo assim, o seu contributo para a nossa história permanece, merecendo este povo ser lembrado como nosso legítimo antepassado.

VxMag

VxMag

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

estrada nacional 103 norte de portugal
Viagens

5 estradas nacionais para conhecer um Portugal fora do comum

by VxMag
Jul 18, 2025
0

Há momentos em que a melhor forma de viajar é, simplesmente, abrandar. Deixar as autoestradas e seguir por caminhos que...

Read moreDetails
Cinco Chagas

Naufrágio do Cinco Chagas: 20 mil milhões de euros afundados ao largo dos Açores

Jul 18, 2025
Praia fluvial do Alqueirão

Praia fluvial do Alqueirão: mergulhos tranquilos no coração do Gerês

Jul 18, 2025
Praia fluvial do Alamal

Praia fluvial do Alamal: passadiços e vistas para um castelo de encantar no Alentejo

Jul 17, 2025
«Não há nada» é erro de português?

«Não há nada» é erro de português?

Jul 16, 2025
Língua Portuguesa: a palavra “saudade” pode mesmo ser traduzida?

Língua Portuguesa: a palavra “saudade” pode mesmo ser traduzida?

Jul 16, 2025

© 2024 Vortex Magazine

Mais infomação

  • Ficha Técnica
  • Quem somos
  • Política de privacidade
  • Estatuto editorial

Redes Sociais

No Result
View All Result
  • Cultura
  • Sociedade
  • História
  • Viagens
  • Gastronomia
  • Lifestyle

© 2024 Vortex Magazine