VortexMag
  • Cultura
  • Sociedade
  • História
  • Viagens
  • Gastronomia
  • Lifestyle
No Result
View All Result
VortexMag
No Result
View All Result
Home Viagens

Silves: a antiga capital do Algarve está repleta de segredos para descobrir

A capital histórica do Algarve tem muito mais para descobrir do que aquilo que possa imagina. Conheça Silves e saiba o que visitar nesta cidade.

VxMag by VxMag
Fev 27, 2023
in Viagens
0
castelo de silves algarve

Castelo de Silves

Partilhar no FacebookGuardar no Pinterest

ArtigosRelacionados

Convento de Santo António da Castanheira

Convento de Santo António da Castanheira: uma testemunha incrível da história de Portugal está em ruínas

Set 28, 2025
aldeia de Pias

Pias: uma aldeia entre o rio e a memória, no coração de Cinfães

Set 26, 2025
Sé de Braga

Sé de Braga: uma viagem milenar pela história de Portugal

Set 26, 2025
Monsaraz

Monsaraz: uma viagem no tempo com vista para o Alqueva

Set 26, 2025

Em Portugal, podemos encontrar diversas cidades, vilas e aldeias com caraterísticas únicas, e que se tornaram atrações turísticas imperdíveis. Um desses locais é Silves, a primeira capital do Algarve, que se destaca pela sua história riquíssima, pela sua beleza natural e pelas atrações imperdíveis que aqui vamos encontrar. Assim, não é de admirar que Silves atraia cada vez mais visitantes, que procuram as suas diversas maravilhas.

A cidade destaca-se pelo seu conjunto de casas brancas, rodeado de amendoeiras e alfarrobeiras, com as extensões da Serra a serem amplas e a convidarem os visitantes a explorar esta região, fazendo agradáveis passeios numa perfeita comunhão com a natureza. As muralhas do seu castelo apresentam um tom vermelho-escuro muito particular, com esta construção a dominar não só a cidade, como a paisagem ao redor.

Visitar Silves é conhecer o passado, com as suas atrações a serem autênticas memórias de outros tempos. Para além disso, o local tem um património natural de grande beleza, com o verde dos laranjais a contrastar com o azul do mar, criando uma paisagem única.

Silves
Silves (Paulo Garcia Martins)

A zona do concelho de Silves foi habitada no Neolítico e na Idade dos Metais, como nos pode ser confirmado através de diversos achados arqueológicos. Aqui abundam os monumentos megalíticos, com destaque para os menires em arenito vermelho ou em calcário.

Ao longo dos tempos, o rio Arade revelou uma grande importância, servindo como via de passagem aos barcos de diferentes povos, como fenícios, gregos e cartagineses, que eram atraídos pelo cobre e ferro extraídos na região.

Sabe-se também que houve uma ocupação posterior, nos períodos romano e muçulmano. Silves deve a sua fundação à sua posição estratégica e à grande navegabilidade do rio Arade, pensando-se que a sua fundação remonta ao domínio romano.

No entanto, a cidade tornou-se próspera com a ocupação muçulmana, iniciada por volta de 714/716. Durante o século XI, Silves tornou-se capital do Algarve, dizendo-se que chegava a ultrapassar Lisboa não só em dimensão, mas também em importância, sendo a cidade um grande polo cultural.

Silves
Silves (Paulo Garcia Martins)

Durante os séculos XI e XII, o mundo Islâmico viveu diversas convulsões políticas e religiosas, eventos que se repercutiram em Silves. D. Sancho II quis aproveitar este contexto e pôs cerco à cidade em 1189, contando com o apoio do seu exército e de cruzados do norte da Europa.

A luta por Silves foi demorada e, segundo as crónicas do tempo, muitos dos habitantes da cidade perderam a vida, tendo sido vencidos pela fome e sede. O domínio português em Silves manteve-se por pelo menos 2 anos, antes de a cidade ter sido novamente recuperada pelos muçulmanos, em 1191.

Graças ao ataque, Silves perdeu muita da sua população e riqueza. A conquista definitiva da cidade foi realizada no reinado de D. Afonso III, no âmbito da ocupação cristã do Algarve (1242-1249). A cidade foi elevada a sede de bispado e do governo militar, sendo feita a construção da Sé Catedral no mesmo sítio onde se encontrava a Mesquita.

Ao longo dos séculos seguintes. Silves viveu diversos momentos difíceis, com a perda do comércio com o norte de África e o assoreamento progressivo do rio, que afastou o lucrativo tráfego marítimo.

Assim, a cidade perdeu influência económica, política e militar, ao mesmo tempo que outras localidades, como Lagos, Portimão e Faro, se tornavam mais importantes. O golpe de misericórdia foi dado em 1534, quando uma bula papal permitiu a transferência da sede do bispado para Faro, algo que aconteceu anos mais tarde. 

Na última metade do século XIX, Silves ganha uma nova vida, graças à fruta seca e à cortiça, que vieram dar uma nova prosperidade à cidade. Hoje, o local tem orgulho no seu passado e é sede de concelho com uma economia que se encontra em crescimento e é bastante diversificada.

Existem diversas atrações a descobrir na cidade, como o que resta das suas muralhas, assim como algumas torres, que protegiam a área residencial de Silves. Das quatro portas da cidade, permanece ainda o Torreão da Porta da Cidade, construído no século XII ou XIII.

Outra atração imperdível é o seu castelo, uma das mais notáveis obras de arquitetura militar que os árabes deixaram no nosso país. A fortificação encontra-se no ponto mais elevado da cidade e tem a forma de um polígono irregular.

Poderá também conhecer a Igreja da Misericórdia, erguida no século XII, que foi reconstruída nos séculos XVI e, mais tarde, no século XVIII, sendo dessa altura a sua fachada principal, ao estilo barroco.

Por sua vez, não deixe de conhecer a Sé Velha, edifício do século XVI, que tem origem manuelina. O grande destaque da Sé é a sua fachada, assim como o retábulo renascentista do século XVI, que encontrará no seu interior.

No património religioso, destacamos também a capela de Nossa Senhora dos Mártires, símbolo do poder municipal, que foi reconstruída a partir de elementos do século XVI.

No que toca a museus, não deixe de conhecer o Museu Municipal de Arqueologia de Silves, criado em 1990 de modo a expor os achados arqueológicos encontrados na cidade e na região, com especial destaque para os encontrados no castelo e no núcleo arqueológico do Cerro da Rocha Branca.

O museu encontra-se no local de uma casa de habitação do século XIX, onde se descobriu um reservatório de água, que acabou por se tornar no centro do museu.

Por fim, não pode deixar de visitar a Casa da Cultura Islâmica e Mediterrânica, que procura transmitir o esplendor de Silves durante a ocupação islâmica.

VxMag

VxMag

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

O objeto proibido no seu para-brisas que pode custar 120 Euros de multa (e não é o telemóvel)
Notícias

O objeto proibido no seu para-brisas que pode custar 120 Euros de multa (e não é o telemóvel)

by VxMag
Dez 6, 2025
0

Os suportes de telemóvel e GPS tornaram-se indispensáveis para muitos condutores, sobretudo para quem usa a navegação diariamente. Apesar de...

Read moreDetails
Deixa o cão olhar pela janela do carro? É lindo, mas pode resultar numa multa pesada

Deixa o cão olhar pela janela do carro? É lindo, mas pode resultar numa multa pesada

Dez 6, 2025
A única situação em que o seu cônjuge pode herdar 100% da sua pensão de reforma - e porque isso quase nunca acontece

A única situação em que o seu cônjuge pode herdar 100% da sua pensão de reforma – e porque isso quase nunca acontece

Dez 6, 2025
Renovação da carta de condução: milhares de condutores podem estar ilegais sem saber

Renovação da carta de condução: milhares de condutores podem estar ilegais sem saber

Dez 6, 2025
Usar as luzes de nevoeiro sem nevoeiro pode dar multa? Saiba o que diz a lei

Usar as luzes de nevoeiro sem nevoeiro pode dar multa? Saiba o que diz a lei

Dez 5, 2025
Como limpar o frigorífico a fundo sem o desligar: o método prático usado por profissionais

Como limpar o frigorífico a fundo sem o desligar: o método prático usado por profissionais

Dez 5, 2025

© 2024 Vortex Magazine

Mais infomação

  • Ficha Técnica
  • Quem somos
  • Política de privacidade
  • Estatuto editorial

Redes Sociais

No Result
View All Result
  • Cultura
  • Sociedade
  • História
  • Viagens
  • Gastronomia
  • Lifestyle

© 2024 Vortex Magazine