VortexMag
  • Cultura
  • Sociedade
  • História
  • Viagens
  • Gastronomia
  • Lifestyle
No Result
View All Result
VortexMag
No Result
View All Result
Home História

Santuário de Fátima: a história do mais famoso local de culto português

O Santuário de Fátima é o principal local de culto português e um dos mais famosos em todo o mundo. Conheça a sua história.

VxMag by VxMag
Ago 23, 2022
in História
0
santuário de fátima

Santuário de Fátima

Partilhar no FacebookGuardar no Pinterest

ArtigosRelacionados

Filipe de Brito

Filipe de Brito: a fantástica história do português que foi rei da Birmânia

Mar 12, 2023
Pedro Teixeira

Pedro Teixeira: o português que conquistou a Amazónia

Mar 22, 2023
Vasco da Gama

Vasco da Gama: o navegador português que deu início à globalização

Fev 18, 2023
Conímbriga

Conímbriga: as mais deslumbrantes ruínas romanas em Portugal

Fev 8, 2023

A 13 de maio de 1917, três pequenos pastorinhos dizem ter visto numa azinheira, com pouco mais de um metro de altura, “uma senhora mais brilhante que o sol”, enquanto cuidavam do seu pequeno rebanho. A partir deste momento, nada seria como dantes em Fátima e um pouco por todo o país.

Os pastorinhos eram Lúcia dos Santos, de dez anos, Francisco Marto, de nove anos, e Jacinta Marto, de sete anos, e o local era a Cova da Iria, junto de Aljustrel, em Fátima. Segundo narram as crianças, Lúcia conseguia ver, ouvir e conversar com a “senhora”; Jacinta via e ouvia, e Francisco apenas a via.

A Lúcia, a “senhora” pede que regressem ao mesmo local durante 6 meses, sempre no mesmo dia e na mesma hora, solicitando-lhes que rezassem o terço todos os dias para se alcançar a paz no mundo e o fim da guerra (mundial).

pastorinhos de Fátima
Pastorinhos de Fátima

Mais tarde, iria revelar-lhes quem era e o que queria. Segundo disseram as crianças, houve 4 aparições – 3 na Cova da Iria e a quarta em Valinhos, Aljustrel. Em cada uma, Nossa Senhora adiantava mais pormenores sobre o que queria.

Assim, terá mostrado aos pastorinhos o sagrado coração de Maria, cravado de espinhos (que seriam os pecados) e revelou-lhes os 3 supostos milagres de Fátima: a visão do inferno, o imaculado coração de Maria (com a promessa de reconversão da Rússia) e um atentado contra o Papa (que se supõe ter sido o atentado contra João Paulo II).

Este último milagre permaneceu secreto durante muitos anos. Ao longo dos encontros, a aparição pede também que lhe seja construída uma capelinha em sua honra, Nossa Senhora do Rosário.

As aparições terminam a 13 de outubro, com o Milagre do Sol, a que assistiram 70 mil pessoas. O milagre terá consistido numa alteração das condições climatéricas, incluindo a transformação do sol num disco opaco que se movia em ziguezagues.

milagre do sol
Milagre do Sol

Também existe quem alegue que, durante este milagre, se verificaram curas milagrosas que foram comprovadas por médicos. O certo é que o acontecimento foi aceite pela Igreja Católica em 1930 e as aparições foram reconhecidas como verdadeiras.

Quanto aos pastorinhos, Francisco e Jacinta tiveram uma morte prematura, vítimas da chamada pneumónica. Foram beatificados pelo Papa João Paulo II e canonizados pelo Papa Francisco, sendo as primeiras crianças santas não mártires da Igreja Católica.

Já Lúcia viveu até aos 97 anos, tendo-se tornado religiosa e ingressado na Ordem das Doroteias, entrando mais tarde em clausura no Carmelo de Santa Teresa, em Coimbra, professando como carmelita descalça.

A construção da capela prometida à “senhora” iniciou-se em 1919, nascendo assim a Capelinha das Aparições. A narrativa dos pastorinhos tinha já atraído muitos peregrinos ao local e, apesar das reservas do Patriarcado de Lisboa, que não autorizou de imediato a criação do local de culto, em junho de 1919 foi concluída esta capela pedida por Nossa Senhora.

No ano seguinte, criou-se a famosa estátua da Virgem, concebida por José Ferreira Thedim e benzida e entronizada no mesmo ano. Como o afluxo de peregrinos era já grande, a Igreja decidiu comprar as terras circundantes da Cova da Iria, para ali estabelecer um Santuário.

Dois anos mais tarde, a capela foi dinamitada, nunca se descobrindo os autores do crime. Nem todas as cargas de dinamite explodiram e a capela, apesar de parcialmente destruída, sobreviveu, o que ajudou a cimentar a crença popular de que aquele local se encontrava protegido, algo que poderá ter sido um ponto de viragem para que a Igreja determinasse a sua santidade.

Reconstruída a capelinha, rapidamente surgiram diversas benfeitorias destinadas aos peregrinos, uma fonte coberta e uma avenida que seguia desde a entrada do recinto, ladeada por uma via-sacra. Foi por esta altura que se iniciaram as romarias e as procissões de velas e do adeus.

A 13 de outubro de 1930, deu-se o final do processo canónico, com as aparições a serem consideradas verdadeiras e aprovando-se o culto mariano sob a invocação de Nossa Senhora do Rosário de Fátima. Ao longo do tempo, o local de culto foi sendo ampliado.

Hoje, podemos aqui encontrar não só a Capelinha das Aparições, mas também o Recinto de Oração, a Basílica de Nossa Senhora do Rosário e a Colunata, a Basílica da Santíssima Trindade, as casas de retiros de Nossa Senhora do Carmo e de Nossa Senhora das Dores, uma Via Sacra em Valinhos e o Centro Pastoral Paulo VI.

Este Santuário adquiriu um grande relevo a nível nacional e internacional, sendo muito procurado por peregrinos. Apesar de ter o nome oficial de Santuário de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, é mais conhecido como Santuário de Fátima.

Este é um Santuário Nacional, por ordem da Santa Sé Apostólica, é um dos maiores santuários marianos do mundo e é o maior destino internacional de turismo religioso.

Não é de admirar que o impacto da criação do santuário tenha sido avassalador para esta região, que não parou de crescer desde então. Fátima passava do anonimato para a fama internacional, e a Cova da Iria rapidamente se tornou o mais importante centro nacional de convergência de peregrinos, com as gentes de Fátima a adaptarem-se a esta nova realidade laboral e económica.

A administração civil republicana não conseguiu conter este movimento crescente e vigoroso, cujas manifestações públicas afrontavam a lei republicana, embora fosse evidente que combater tal coisa seria uma luta inglória.

O Santuário de Fátima impactou não só a região e a sua população, mas também a Igreja Local e até mesmo a Igreja Católica em geral. Fátima tornou-se um dos mais importantes pontos de turismo religioso do globo, com todas as consequências que daí resultam.

Por exemplo, com a visita do Papa Francisco a Fátima, em 2017, geraram-se 4,5 milhões de euros em alojamento, 1,5 milhões de euros em refeições e 10 milhões de euros em vendas na zona do Santuário.

De acordo com o mesmo estudo, Portugal surge como o nono país emissor de turistas ao Santuário, ficando atrás do Brasil, EUA, Coreia do Sul, Espanha e Polónia. Tendo isto em conta, diz-se que existem pretensões de adaptar a Base Aérea de Monte Real para voos comerciais, já que Fátima parece ser a única cidade-santuário que não é servida por um aeroporto.

E tudo isto surgiu daquela manhã de maio de 1917, quando uma menina de dez anos perguntou a uma aparição “O que é que Vossemecê me quer?”.

Tags: fátimasantuários
VxMag

VxMag

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

locais para visitar na Serra da Arrábida
Viagens

Passeio em família na Margem Sul: o que visitar com crianças

by VxMag
Mar 27, 2023
0

Se antigamente era uma zona industrial, hoje em dia a margem sul está a crescer e a ser potenciada por...

Read more
Passadiços do Tinhela

Passadiços do Tinhela: um passeio para descobrir o encanto de Trás-os-Montes

Mar 27, 2023
Marco de Canaveses

Marco de Canaveses: passeio por uma terra repleta de segredos para descobrir

Mar 26, 2023
melhores casas de fado de Lisboa

Fado: história e origem de um símbolo tão português

Mar 26, 2023
Tongobriga

Tongobriga: uma das maiores ruínas romanas para visitar no Norte de Portugal

Mar 25, 2023
Lenda do Galo de Barcelos

Galo de Barcelos: mais do que uma lenda, um símbolo de Portugal

Mar 25, 2023

© 2023 Vortex Magazine

Mais infomação

  • Ficha Técnica
  • Quem somos
  • Política de privacidade
  • Estatuto editorial

Redes Sociais

No Result
View All Result
  • Cultura
  • Sociedade
  • História
  • Viagens
  • Gastronomia
  • Lifestyle

© 2023 Vortex Magazine