VortexMag
  • Cultura
  • Sociedade
  • História
  • Viagens
  • Gastronomia
  • Lifestyle
  • Natureza
No Result
View All Result
VortexMag
No Result
View All Result
Home Viagens

Santuário da Senhora da Lapa: um dos mais bonitos do Centro de Portugal

"Só passa quem não peca" é o lema do Santuário da Senhora da Lapa, em Sernancelhe, um dos mais bonitos e famosos do Centro de Portugal.

VxMag by VxMag
Mar 6, 2023
in Viagens
0
Santuário da Senhora da Lapa

Santuário da Senhora da Lapa

Partilhar no FacebookGuardar no Pinterest

ArtigosRelacionados

palácios em lisboa

7 locais mágicos para descobrir em Lisboa

Jul 27, 2026
locais isolados para férias em Portugal

10 locais remotos em Portugal ideais para férias longe das multidões

Jul 26, 2026
Praia do Carvalho

8 locais paradisíacos para descobrir no Algarve

Jul 5, 2026
serra da estrela

6 das aldeias mais pitorescas da Serra da Estrela

Jul 4, 2026

São diversos os locais do nosso país que nos fascinam e que têm uma longa história, cativando os visitantes que por aqui passam. Um desses locais é o Lugar da Lapa, uma aldeia que pertence à freguesia de Quintela, no concelho de Sernancelhe, e que tem uma longa tradição religiosa, associada a duas lendas diferentes, que nos falam da mesma imagem de Nossa Senhora, escondida no século X e encontrada séculos mais tarde, e que ainda hoje é alvo de veneração no seu santuário.

Segundo nos diz a primeira lenda, há muitos séculos atrás, talvez pelo ano de 982, as tropas do general muçulmano Al Mansor encontravam-se no norte peninsular, seguindo caminho para sul, e colocando as terras da Beira Alta em alvoroço. Ao atravessarem a Serra da Pêra, os soldados confrontaram-se com um convento feminino, o convento de Sismiro, em terras de Aguiar da Beira.

Muitas das freiras foram assassinadas, mas algumas conseguiram escapar aos soldados, embrenhando-se no mato e fugindo por entre penhascos. As freiras levavam consigo uma imagem santificada de Maria, escondida nas suas amplas vestes. As freiras acabaram por encontrar abrigo numa lapa, onde esconderam a estátua da Senhora. Não se sabe o que aconteceu às freiras, mas a figura da Senhora repousou nesta lapa ao longo de 500 anos, até 1498.

Santuário da Senhora da Lapa
Santuário da Senhora da Lapa

A imagem foi descoberta por uma pequena pastorinha de 12 anos, que tinha nascido muda. Num dia de frio, Joana procurou alguma proteção e decidiu entrar na gruta. Para passar o tempo, a jovem pôs-se a fiar, mas, em algum momento, os seus olhos descansaram numa pequena figura de mulher.

Desembaraçando-se rápido do fuso e da roca, Joana pegou na imagem e escondeu-a na sua cestinha, numa cama de flores frescas apanhadas ao acaso. Durante os dias seguintes, a figura da Senhora brilhou para a menina, que a protegia de olhares estranhos.

 No entanto, Joana acabou por se perder nos seus pensamentos e esqueceu-se de levar as ovelhas aos pastos destinados. A mãe da menina. Aldeã robusta e de pelo na venta, estava farta do alheamento da criança e decidiu investir contra a cestinha, tirando a Senhora da cama improvisada e lançando-a ao lume. Nesse momento a criança, até ali muda, gritou que aquela era Nossa Senhora, horrorizada.

Enquanto Joana falava, o braço da mãe caiu inanimado. Perante este mistério, mãe e filha ficaram ajoelhadas a rezar, diante da Senhora a quem as chamas não conseguiram tocar. Nesse momento, voltou a ser dada agilidade ao braço da mãe de Joana.

Santuário da Senhora da Lapa
Santuário da Senhora da Lapa

Pelas ruas de Quintela, ecoavam gritos de “Milagre!”, que chamaram a atenção do abade. Topando com a imagem, o abade levou-a para a Igreja Matriz, com a intenção de encomendar um novo altar para entronizar a Senhora.

No entanto, a imagem da Senhora teimava sempre em desaparecer da igreja de Quintela e aparecer na Lapa, onde tinha ficado até ser encontrada por Joana. Este fenómeno aconteceu tantas vezes, que o povo compreendeu a mensagem, construindo um oratório na Lapa.

Para além do oratório, construíram-se também algumas barracas, destinadas a servir de apoio aos peregrinos. Aos poucos, foram erigidas algumas casas no local e, por isso, este sítio agreste foi-se desenvolvendo aos poucos, transformando-se numa aldeia. Durante o século XVI, o oratório transformou-se numa igreja pelas mãos dos padres jesuítas, que fizeram questão de integrar a grutinha no edifício.

Hoje, o Lugar da Lapa é um importante sítio de peregrinação, onde o povo presta homenagem a Nossa Senhora da Lapa três vezes por ano, com uma romaria. É também aqui que acontece a Feira Aquiliniana, uma vez por ano, evento onde se promovem e comercializam os produtos da região.

Uma vez visitado o santuário, não deixe de conhecer a região fazendo um percurso de bicicleta, já que aqui pode encontrar uma extensão considerável de pistas próprias. Não deixe também de visitar os miradouros locais, com vistas incríveis sobre a maravilhosa paisagem.

Por fim, não deixe de provar a gastronomia local, levando para casa os tradicionais queijos artesanais, assim como os enchidos de qualidade que aqui encontrará.

Outro grande destaque é o seu pão, que poderá encontrar nas diversas padarias da aldeia. Outro prato típico da região é o cabrito, que tem mesmo de degustar num dos diversos restaurantes que encontrará na Lapa.

Ajude-nos a chegar mais longe

Gosta do que lê na VortexMag? Adicione-nos como fonte preferida no Google e passe a ver mais dos nossos artigos nos seus resultados de pesquisa.

Adicionar como Fonte Preferida  →
VxMag

VxMag

A VxMag é a assinatura editorial coletiva da Vortex Magazine. Os artigos publicados sob este nome são escritos e revistos pela equipa da redação, que cobre sociedade, cultura, viagens, tecnologia e atualidade com o mesmo compromisso de rigor e verificação de factos.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Feijoada à transmontana: uma receita perfeita para juntar a família à mesa
Gastronomia

Feijoada à transmontana: uma receita perfeita para juntar a família à mesa

by Beatriz Alves
Ago 12, 2026
0

No planalto transmontano, onde os invernos são longos e frios, a feijoada sempre foi um prato pensado para aquecer e...

Read moreDetails
Queijadas de Sintra: a receita tradicional de um doce irresistível

Queijadas de Sintra: a receita tradicional de um doce irresistível

Ago 12, 2026
Sericaia com ameixas de Elvas: receita típica de um delicioso doce alentejano

Sericaia com ameixas de Elvas: receita típica de um delicioso doce alentejano

Ago 12, 2026
Porque as esponjas da cozinha são um dos objetos mais sujos de casa

Porque as esponjas da cozinha são um dos objetos mais sujos de casa

Ago 11, 2026
Como se formam os furacões e porque só nascem em certas zonas do oceano

Como se formam os furacões e porque só nascem em certas zonas do oceano

Ago 11, 2026
Como limpar janelas e vidros sem deixar marcas ou riscas

Como limpar janelas e vidros sem deixar marcas ou riscas

Ago 11, 2026

© 2024 Vortex Magazine

Mais infomação

  • Ficha Técnica
  • Quem somos
  • Política de privacidade
  • Estatuto editorial

Redes Sociais

No Result
View All Result
  • Cultura
  • Sociedade
  • História
  • Viagens
  • Gastronomia
  • Lifestyle
  • Natureza

© 2024 Vortex Magazine