Início Lifestyle Repelentes naturais: 12 plantas que espantam mosquitos

Repelentes naturais: 12 plantas que espantam mosquitos

Sabia que existem plantas que afastam mosquitos e outros insectos? Descubra algumas plantas que funcionam como repelentes naturais.

0
plantas que espantam mosquitos
Lavanda

O calor chega e, com ele, chegam também os insectos. Mosquitos e pernilongos estão entre os mais desagradáveis. A tendência é comprar um repelente químico para tentar afastá-los mas existem formas mais naturais de o fazer. Embora muitas pessoas não saibam, existem plantas que afastam insectos de forma natural.

São plantas cuja fragância tende a ser agradável para nós mas que, devido à sua composição química e ao aroma que emitem, agem como repelentes naturais e mais ecológicos. Estas plantas espantam mosquitos caso estejam distribuídas pela casa mas também podem ser utilizadas de outras formas: óleos essenciais ou velas perfumadas, por exemplo. Caso pretenda aplicar os seus óleos essenciais na pele para que funcione como repelente natural, deve primeiro verificar se o produto é adequado para uso tópico.

Estas plantas não são, obviamente, tão eficazes quanto os produtos químicos mas podem, certamente, dar uma ajuda. Caso o seu problema seja mais grave e as plantas não sejam suficientes para afastar os insectos, saiba que o produto químico mais utilizado para estes fins é o DEET (dietiltoluamida). Fique a conhecer algumas plantas que podem ser usadas como repelentes de mosquitos.

1. Citronela (Cymbopogon Citratus)

Citronela (Cymbopogon Citratus)
Citronela (Cymbopogon Citratus)

Trata-se de uma planta bastante comum e utilizada para diversos fins. É também uma das plantas mais eficazes para repelir insectos. Os óleos essenciais desta planta emitem um aroma desagradável para os mosquitos. É possível encontrar uma grande variedade de produtos com citronela: velas, pauzinhos de incenso, pulseiras ou adesivos adequados para os mais pequenos.

2. Lavanda (Lavandula spica)

Lavanda (Lavandula spica)

Além de ser uma excelente planta para espantar mosquitos e outros insetos, o aroma, a cor e a sensação de frescor encherão a sua casa com uma agradável fragrância no Verão e em qualquer outra época do ano. A lavanda é uma planta muito fácil de cultivar que atinge o seu máximo de florescimento em Julho e Agosto.

3. Alecrim (Rosmarinus officinalis)

Alecrim (Rosmarinus officinalis)
Alecrim (Rosmarinus officinalis)

O alecrim também está entre as plantas que melhor evitam os mosquitos. A sua acção repelente deve-se ao facto de conter geraniol, substância que estes insectos costumam evitar.

4. Calêndula (Calendula officinalis)

Calêndula (Calendula officinalis)
Calêndula (Calendula officinalis)

Apesar de ser mais conhecida pelas suas propriedades anti-inflamatórias, antibacterianas, anti-sépticas ou curativas, também pode ser usada como um bom método natural para evitar picadas de mosquitos. E se isso ocorrer use o seu óleo essencial, vendido em farmácias ou lojas de produtos naturais, para aliviar o desconforto causado.

5. Manjericão (Ocimum basilicum)

Manjericão (Ocimum basilicum)
Manjericão (Ocimum basilicum)

É uma planta altamente valorizada na culinária, mas também amplamente utilizada pelos agricultores, especialmente na agricultura biológica, como repelente natural. Coloque alguns vasos nas janelas ou em outros locais onde o aroma se possa espalhar facilmente e assim impedir que os mosquitos entrem na sua casa.

6. Erva-cidreira (Melissa officinalis)

Erva-cidreira (Melissa officinalis)
Erva-cidreira (Melissa officinalis)

Também é conhecido como melissa e é altamente valorizada como planta anti-mosquitos, assim como pelas suas propriedades medicinais (uma das mais conhecidas é o facto de agir como um relaxante natural). A sua acção repelente acontece por causa de uma substância que ela contém, o citronelol.

7. Menta (Mentha)

Menta (Mentha)

Esta é outra das plantas que ajudarão a manter os mosquitos afastados de uma maneira mais natural e sustentável. Além disso, graças às suas propriedades anti-sépticas, podemos usar uma infusão de hortelã (uma variedade da menta) para limpar e aliviar as picadas destes e de outros insectos.

8. Erva de São Marcos (Tanacetum vulgare)

Erva de São Marcos (Tanacetum vulgare)
Erva de São Marcos (Tanacetum vulgare)

Também é conhecida como “atanásia” ou como “palminha” e é muito útil para combater pragas, incluindo mosquitos. De facto, tem sido utilizada na agricultura como repelente natural. No entanto, é preciso ter cuidado com esta planta pois ela pode ser prejudicial se for ingerida.

9. Poejo (Mentha pulegium)

Poejo (Mentha pulegium)
Poejo (Mentha pulegium)

Embora o seu uso mais conhecido seja o alívio de distúrbios gastrointestinais, digestões pesadas ou gases, o poejo também ajuda a afastar os mosquitos. A sua acção é devida a uma substância que possui, pulegona, que também é eficaz como repelente de piolhos, carrapatos ou pulgas.

10. Gerânio (Pelargonium graveolens)

Gerânio (Pelargonium graveolens)
Gerânio (Pelargonium graveolens)

É uma das plantas que se tornou mais famosa nos últimos anos como remédio natural contra mosquitos. A sua acção repelente é devida ao seu intenso cheiro a limão e a uma substância que compartilha com a citronela e erva-cidreira, o citronelol.

11. Orégão (Origanum vulgare)

Orégão (Origanum vulgare)
Orégão (Origanum vulgare)

Nos últimos anos, vários artigos científicos mencionam o orégão (ou orégano) como repelente de mosquitos. O seu óleo essencial contém vários componentes que podem ser utilizados para repelir estes insectos de maneira mais ecológica.

12. Alho (Allium sativum)

Alho (Allium sativum)
Alho (Allium sativum)

Embora não seja verdade que comer alho funcione como repelente de mosquitos, é verdade que parte da sua composição química pode afastá-los durante algum tempo. No entanto, para ser eficaz, deve espalhar-se na pele… o problema é mesmo conseguir você próprio (e os que o rodeiam) suportar o cheiro do alho. 🙂

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here