VortexMag
  • Cultura
  • Sociedade
  • História
  • Viagens
  • Gastronomia
  • Lifestyle
No Result
View All Result
VortexMag
No Result
View All Result
Home Viagens

Quinta Real de Caxias: um passeio de encantar perto de Lisboa

Trata-se de um pequeno segredo para descobrir perto de Lisboa e é um ótimo local para um passeio de domingo. Conheça a Quinta Real de Caxias.

VxMag by VxMag
Ago 29, 2023
in Viagens
0
Quinta Real de Caxias

Quinta Real de Caxias

Partilhar no FacebookGuardar no Pinterest

ArtigosRelacionados

Estremoz

Estremoz: o castelo de mármore branco único em Portugal

Mai 21, 2025
Curral das Freiras

Curral das Freiras: o recanto secreto da Madeira onde as freiras se esconderam dos piratas

Abr 22, 2025
Dornes

Dornes: a aldeia mágica dos Templários

Abr 21, 2025
Aqueduto das Águas Livres

Aqueduto das Águas Livres: a obra que levou água e imponência a Lisboa

Abr 11, 2025

Em Oeiras, podemos encontrar uma propriedade histórica que proporciona aos visitantes um passeio encantador, onde se poderá explorar a beleza natural dos jardins e descobrir a rica história do local. Combinando elementos arquitetónicos únicos, paisagens deslumbrantes e um ambiente sereno, a Quinta Real de Caxias é o espaço perfeito para desfrutar de momentos de encanto longe da confusão da cidade.

A história desta propriedade remonta ao século XVIII, quando foi adquirida pela família real portuguesa. Era propriedade da Casa do Infantado, sendo que o palácio foi mandado construir por D. Francisco de Bragança, filho de D. Pedro II e de D. Maria Sofia de Neoburgo. A sua construção, no entanto, prolonga-se até ao século XIX.

O espaço foi concebido originalmente como um refúgio de verão para a realeza, e foi posteriormente usado como residência de campo da família real. Diversos membros da realeza deixaram a sua marca nesta Quinta, unindo as primitivas parcelas que se encontravam divididas por muros em pedra.

Jardim da Cascata da Quinta Real de Caxias
Jardim da Cascata da Quinta Real de Caxias

Ao longo dos anos, esta quinta foi palco de eventos importantes da nossa história, e testemunhou a passagem de diversas gerações da família real portuguesa. Tendo em conta a preferência da realeza por este espaço, não é de admirar que aqui se sinta uma atmosfera elegante e de encantar, como se todo o espaço tivesse sido retirado de um conto de fadas.

O local conta com amplos espaços verdes, lagos serenos, fontes ornamentais e caminhos sombreados, pontuados por uma grande diversidade de espécies vegetais, nas quais se incluem árvores centenárias, arbustos coloridos e flores perfumadas, que embelezam ainda mais estes jardins.

Mas o ponto alto deste espaço é mesmo a sua cascata, que possui patamares dispostos em torno que criam um cenário impressionante. Esta cascata tem elementos escultóricos em terracota, da autoria de Machado de Castro, e representam figuras alegóricas e mitológicas.

Para além dos exuberantes jardins, a Quinta Real de Caxias conta também com diversos pavilhões, pequenas construções que serviam para fins utilitários ou recreativos dos habitantes.

Quinta Real de Caxias
Quinta Real de Caxias

Não podemos deixar de destacar dois dos pavilhões: a Casa do Poço, que tem um poço que fornece água ao jardim, e a Casa da Fruta, onde se armazenava a fruta que era colhida nos pomares. Estes pavilhões contam com uma arquitetura simples e rústica, contrastando com o requinte do palácio e da cascata. Outro elemento importante do jardim são os lagos.

Existem quatro lagos principais, ligados por canais e fontes, que têm esculturas que representam os signos do zodíaco e as estações do ano. Estes lagos são habitados por peixes e aves aquáticas, que trazem mais vida ao espaço.

Para além dos jardins, a Quinta Real de Caxias tem uma série de atividades e eventos ao longo do ano, entre exposições de arte, concertos, eventos culturais e festivais temáticos, que trazem uma nova dimensão a esta maravilha.

Assim, os visitantes podem vivenciar a arte, cultura e música de uma forma única enquanto visitam este espaço. O local encontra-se aberto todo o ano e tem entrada gratuita, funcionando das 9h às 21h durante o verão, e das 9h às 20h durante o inverno.

A sua proximidade a Lisboa ajudou a tornar este espaço num destino ideal para um passeio de um dia ou para uma escapadela de fim de semana, sendo que é possível aqui chegar facilmente, seja, de carro, seja de transportes públicos.

Assim, recomendamos vivamente que planeie a sua visita a este local, porque vai ser um daqueles sítios que lhe ficará na memória.

VxMag

VxMag

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Língua Portuguesa
Cultura

Escrever sem tropeçar: os 8 erros ortográficos mais comuns em português

by VxMag
Jun 19, 2025
0

Dominar a escrita de uma língua é, em certa medida, um ato de memória. Mesmo os falantes nativos tropeçam, por...

Read moreDetails
cê-cedilha

Língua Portuguesa: porque razão o cê-cedilha não faz parte do alfabeto?

Jun 18, 2025
Bacalhau com natas e espinafres

Bacalhau com natas e espinafres: um clássico que nunca falha

Jun 17, 2025
Bolo húmido de natas e laranja

Bolo húmido de natas e laranja: simples e delicioso

Jun 16, 2025
Empanada galega de atum

Empanada galega de atum: um clássico para todas as ocasiões

Jun 15, 2025
Bacalhau à Minhota

Bacalhau à minhota: o clássico do norte que nunca falha

Jun 14, 2025

© 2024 Vortex Magazine

Mais infomação

  • Ficha Técnica
  • Quem somos
  • Política de privacidade
  • Estatuto editorial

Redes Sociais

No Result
View All Result
  • Cultura
  • Sociedade
  • História
  • Viagens
  • Gastronomia
  • Lifestyle

© 2024 Vortex Magazine