VortexMag
  • Cultura
  • Sociedade
  • História
  • Viagens
  • Gastronomia
  • Lifestyle
No Result
View All Result
VortexMag
No Result
View All Result
Home Viagens

Quinta das Lágrimas: o palco da história de amor de D. Pedro e Inês de Castro

Foi o palco da história de amor mais famosa de Portugal e é um dos jardins mais bonitos de Coimbra. Conheça a belíssima Quinta das Lágrimas.

VxMag by VxMag
Fev 25, 2023
in Viagens
0
Quinta das Lágrimas

Quinta das Lágrimas

Partilhar no FacebookGuardar no Pinterest

ArtigosRelacionados

Praia do Carvalho

8 locais paradisíacos para descobrir no Algarve

Jul 5, 2026
serra da estrela

6 das aldeias mais pitorescas da Serra da Estrela

Jul 4, 2026
brotas alentejo

7 aldeias quase desconhecidas para visitar no Alentejo

Jul 3, 2026
Brotas alentejo

Aldeia de Brotas: um segredo ainda por descobrir no Alentejo

Jul 2, 2026

Para muitos, na história de amor entre D. Pedro e D. Inês, a lenda sobrepõe-se de forma quase definitiva aos factos históricos. Mas, mesmo que isso seja verdade, não se pode negar que as lendas têm o seu quê de encantador, criando heróis e histórias que perduram ao longo do tempo. Afinal, não é por acaso que esta é, muito possivelmente, a mais famosa história de amor que Portugal alguma vez registou.

Um dos locais que terá servido como palco de fundo a esta história foi a Quinta das Lágrimas, em Coimbra, cujos jardins podem hoje ser visitados. Antes de lá chegarmos, no entanto, iremos falar um pouco mais sobre a história de Pedro e Inês.

D. Pedro, infante português, era herdeiro de D. Afonso IV e foi educado desde cedo para suceder ao pai, sendo que o matrimónio era uma parte importante a definir na vida do futuro rei. Na altura, os matrimónios eram longas e complicadas negociações diplomáticas, que serviam de base a alianças entre diferentes reinos. A noiva escolhida para D. Pedro foi D. Constança Manuel, uma nobre castelhana, com o casamento a ser celebrado a 24 de agosto de 1339, em Lisboa.

Quinta das Lágrimas
Quinta das Lágrimas

Como era costume na época, D. Constança chegou a Portugal com um considerável número de aias, entre as quais se encontrava a jovem Inês de Castro, filha de um poderoso fidalgo galego.

Diz a lenda que Pedro e Inês se apaixonaram no momento em que colocaram os olhos um no outro, apesar de uma relação entre ambos poder dar azo a muitas complicações políticas, até porque seria grande a influência dos irmãos de Inês sobre o futuro rei.

Nada disto impediu Pedro e Inês de se amarem, tendo inclusivamente gerado descendência. Quem não gostou disso foi o rei D. Afonso IV, que decidiu exilar Inês em Albuquerque, na zona da Guarda. A distância não impediu os encontros e, após a morte de D. Constança, Pedro e Inês instalaram-se em Coimbra, no Paço de Santa Clara.

Dessa forma, D. Afonso acabou por decidir que só a morte de Inês poderia colocar um ponto final nesta história e, aproveitando a ausência do filho, dirigiu-se a Coimbra com um grupo de nobres, para executarem a sentença. Diz a lenda que as lágrimas por ela derramadas deram origem à Fonte das Lágrimas, que se encontra precisamente na Quinta das Lágrimas.

Quinta das Lágrimas
Quinta das Lágrimas

O assassinato de Inês levou a que D. Pedro se revoltasse contra o pai, guerra que apenas ficou resolvida com a intervenção da rainha D. Beatriz. Em 1357, D. Afonso IV morre, passando o seu filho para a história como D. pedro I. 3 anos depois, em 1360, D. Pedro faz de D. Inês rainha de Portugal, mesmo que postumamente, declarando que com ela se tinha casado.

O rei lança-se também numa autêntica caça ao homem contra os executores da sua amada. Dois deles foram capturados e executados em Santarém, de uma forma cruel, dizendo-se que a um foi arrancado o coração pelo peito e a outra pelas costas, enquanto o rei se banqueteava.

A lenda fala-nos também da macabra coroação de Inês, tendo D. Pedro supostamente obrigado a corte ao beija-mão do cadáver. Por entre lendas, o que se sabe é que D. Pedro reinou durante 10 anos, numa altura de grande prosperidade. Acabou por falecer em 1367 e jaz no mosteiro de Alcobaça, num monumental túmulo que se encontra em frente ao da sua amada.

No que toca à Quinta das Lágrimas, que se encontra na margem esquerda do Mondego, na freguesia de Santa Clara, em Coimbra, não há certezas de que realmente tenha sido palco de encontros entre os amantes, apesar de isso em nada desmerecer uma visita.

O local ocupa uma área de 18,3 hectares em torno de um palácio do século XIX, que é atualmente um hotel de luxo. Nos seus magníficos jardins, acumulam-se memórias desde o século XIV, tanto nas lendas como nos elementos ali construídos. É nos jardins que vai encontrar a chamada Fonte dos Amores e a Fonte das Lágrimas, fortemente associadas à lenda de Pedro e Inês.

Caso pretenda visitar este magnífico jardim, os bilhetes de entrada custam apenas 2,5 euros, com os menores de 15 anos e os maiores de 65 a pagarem apenas um euro. Existe também um bilhete de família, que tem um custo de 5 euros e que é válido para 2 adultos e 2 crianças. Caso pretenda fazer uma visita guiada, deverá fazer marcação prévia, sendo que a reserva é obrigatória.

Seja qual for o modo como decidir visitar este local, sairá de lá profundamente encantado e maravilhado com os elementos naturais e construídos da encantadora Quinta das Lágrimas.

VxMag

VxMag

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Palácio da Pena
Notícias

Provavelmente, o palácio mais bonito de Portugal

by VxMag
Jul 12, 2026
0

No segundo ponto mais alto da Serra de Sintra, sobre uma rocha escarpada, o Palácio da Pena é simultaneamente um...

Read moreDetails
Avis Alentejo

Avis: um pequeno segredo para descobrir no Alentejo

Jul 12, 2026
Castelo de Penedono

Penedono: uma encantadora vila medieval para descobrir no Centro de Portugal

Jul 12, 2026
aldeias de xisto

Aldeia das Dez: uma belíssima aldeia de xisto para descobrir na Serra do Açor

Jul 11, 2026
Vide serra da estrela

Vide: um pequeno segredo para descobrir na Serra da Estrela

Jul 11, 2026
Praia Fluvial de Mourão

As melhores praias fluviais do Alentejo para fugir ao calor do Verão

Jul 11, 2026

© 2024 Vortex Magazine

Mais infomação

  • Ficha Técnica
  • Quem somos
  • Política de privacidade
  • Estatuto editorial

Redes Sociais

No Result
View All Result
  • Cultura
  • Sociedade
  • História
  • Viagens
  • Gastronomia
  • Lifestyle

© 2024 Vortex Magazine