Início Viagens Provavelmente, o jardim mais bonito de Portugal

Provavelmente, o jardim mais bonito de Portugal

Situado na Ilha de São Miguel, nos Açores, é fruto do trabalho e dedicação de uma família ao longo dos séculos. O Parque Terra Nostra é um dos jardins mais bonitos de Portugal.

3583
2
Parque Terra Nostra
Parque Terra Nostra

 

Qual é o jardim mais bonito de Portugal? A escolha pode depender dos gostos de cada pessoa e há no nosso país muito por onde escolher. Desde o Parque da Pena, em Sintra, aos Jardins de Monserrate, ao Parque de Serralves no Porto, à Mata dos Sete Montes em Tomar, ao Jardins do Buçaco ou ao Jardim do Paço Episcopal de Castelo Branco. Todos eles são encantadores e diferentes, mas há um jardim muito especial, no Açores, que encanta todos os visitantes. Falamos do Parque Terra Nostra, na Ilha de São Miguel.

locais mais românticos de Portugal
Parque Terra Nostra

Há um jardim no Vale das Furnas há mais de duzentos anos. Do alto do Miradouro do Pico do Ferro percebe-se que não é propriamente um vale. É uma cratera, com 7 quilómetros de diâmetro, última memória de um vulcão há muito inactivo.

locais mais românticos de Portugal
Parque Terra Nostra

Embora inicialmente ignorado pelos primeiros povoadores, o Vale das Furnas começou a ser popular no final do séc. XVIII, devido ao crescente interesse no uso de águas minerais para o tratamento de doenças como o reumatismo e a obesidade. As Furnas possuíam centenas de pequenas nascentes e cursos de água, todas com diferentes propriedades. O Parque Terra Nostra estava no centro desta magnífica hidrópole.

Parque Terra Nostra
Parque Terra Nostra

Por volta de 1775, Thomas Hickling, um abastado comerciante originário de Boston, que foi Cônsul Honorário dos Estados Unidos em São Miguel, mandou construir uma casa de madeira, que tomou o nome de Yankee Hall, assim como um grande tanque de água com uma ilha no meio e rodeou-o de árvores. Ainda é possível hoje em dia ver um carvalho inglês plantado por Hickling.

Terra Nostra
Terra Nostra

Em 1848 a propriedade foi comprada pelo Visconde da Praia, que construiu a actual casa do Parque em 1854 no lugar da Yankee Hall. A Viscondessa interessava-se por jardinagem, e o casal aumentou os dois hectares originais plantando um belo jardim com água, alamedas sombrias e tabuleiros de flores. Em 1896 o filho dos Viscondes erigiu um memorial aos pais que se encontra no jardim.

Parque Terra Nostra
Parque Terra Nostra

Depois da morte do Visconde, em 1872, este mesmo filho, o Marquês da Praia e Monforte embelezou a casa, e o seu arquiteto apresentou um esboço ambicioso para o desenho do jardim. Incluía um canal serpentiforme, grutas, avenidas de buxo, e caminhos ladeados de laranjeiras. Existem provas escritas que um jardineiro inglês chamado Milton ou Middleton foi responsável por realizar o projecto, mas até hoje não foi encontrada mais informação sobre o jardineiro inglês.

Parque Terra Nostra
Parque Terra Nostra

O início deste século, é marcado pela visita régia à Casa do Parque. Em Junho de 1901 e a convite do Marquês da Praia e Monforte, o Rei D. Carlos I é recebido com “uma festa de Monarca para Monarca”, conforme as suas palavras de agradecimento, tendo pernoitado na Casa do Parque por uma noite.

Parque Terra Nostra
Parque Terra Nostra

Após a morte dos Viscondes da Praia, o Parque Terra Nostra ficou a marcar passo e nos anos vinte do século passado estava já em estado de degradação. Em 1935 o Hotel Terra Nostra, localizado num terreno adjacente ao Parque, abriu ao público e alguns anos mais tarde toda a propriedade foi adquirida pela Sociedade Terra Nostra sob a direcção de Vasco Bensaude, que era também um apaixonado pela botânica, tendo sido responsável pela vinda do jardineiro escocês John McInroy que viria supervisionar a restauração do Parque Terra Nostra. Nessa altura foi acrescentada mais uma porção de terreno, tendo o Parque ganho a sua actual configuração e área de 12,5 ha.

Parque Terra Nostra

No Parque Terra Nostra, poderá encontrar flora endémica dos Açores, mas também inúmeras plantas nativas de países com climas completamente distintos do existente nas Furnas. Esta adaptação é possível, em muito, graças à experiência de trabalho partilhada pela equipa de jardineiros do Parque Terra Nostra que conseguem adaptar, da forma mais ecológica possível, as condições existentes no Parque à realidade ocorrente nos países de onde as plantas são oriundas, obtendo-se assim excelentes resultados.

Parque Terra Nostra
Parque Terra Nostra

Nas últimas duas décadas, o parque tem vindo a enriquecer, ainda mais, o seu património botânico com a aquisição de novas espécies vegetais. Esta constante preocupação em diversificar para enriquecer a flora existente levou a que, actualmente, o parque possua grandes colecções e jardins com plantas de importante valor histórico e cultural.

Parque Terra Nostra
Parque Terra Nostra

Estas colecções e jardins são, designadamente, a Colecção de Fetos (com cerca de 300 exemplares, de diferentes espécies, variedades e cultivares), a Coleção de Cycadales (com 85 exemplares, de diferentes espécies e subespécies), a Colecção de Camélias (com mais de 600 exemplares, de diferentes espécies e cultivares), o Jardim da Flora Endémica e Nativa dos Açores (onde estão reunidos alguns exemplares das principais plantas endémicas da ilha de São Miguel) e, por fim, o Jardim de Vireyas – Rhododendrons da Malásia, com exemplares em tons branco, laranja, rosa, salmão e vermelho.

Parque Terra Nostra
Parque Terra Nostra

Recentemente, em 2010, e para beneficiar uma área até então desaproveitada, foi construído ao lado do jardim das plantas endémicas e nativas dos Açores, um novo espaço com o intuito de receber a mais recente colecção do parque – a de Bromeliáceas (plantas da Família Bromeliaceae).

Parque Terra Nostra
Parque Terra Nostra

O Parque Terra Nostra, encerra hoje em dia, uma das mais notáveis colecções do mundo de camélias, com mais de 600 exemplares, de diferentes espécies e cultivares, e também, se não a maior colecção, certamente uma das maiores colecções da Europa de Cycadales. Em 2010 já foi possível observar a Victoria cruziana no Parque Terra Nostra, que se tornou assim, um dos únicos jardins de Portugal a possuir esta planta ao ar livre.

Parque Terra Nostra

A grandiosidade e beleza ímpar do Parque deve-se sobretudo à constante acção dinâmica da Família proprietária, nomeadamente nas pessoas de Patrícia e Joaquim Bensaude. É, efectivamente, a enorme preocupação e ansejo em preservar a majestosa beleza do Parque que move esta Família em envidar recursos na perpetuação deste património na história duma ilha que acolhe no seu seio esta referência paisagística, ponto obrigatório no roteiro turístico dos Açores.

 

2 COMENTÁRIOS

  1. Sim. É seguramente um dos jardins mais belos de Portugal. Já o visitei e revisitei e recomendo a todos os amante de botânica e jardinagem, que o visitem também !

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here