Início Viagens Provavelmente, a praia mais bonita e secreta do Alentejo

Provavelmente, a praia mais bonita e secreta do Alentejo

Ainda desconhecida por muitos, é uma das mais belas e secretas praias do Alentejo. Conheça um pouco mais sobre a praia da Samoqueira.

0
Praia da Samoqueira
Praia da Samoqueira

Envolta numa paisagem deslumbrante, e ainda selvagem quanto baste, é sem dúvida um dos mais belos postais do litoral de Portugal. Na Costa Alentejana, está a Praia da Samoqueira, que tem mil e uma razões para ser conhecida.

Faz parte do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, e pode ainda ser considerado um paraíso por explorar. A Praia da Samoqueira situa-se próximo de Pôrto Covo, Município de Sines, e destaca-se entre um conjunto de pequenas praias com areia fina e água transparente.

Praia da Samoqueira
Praia da Samoqueira

É uma praia ao mesmo tempo arrebatadora e cativante, que convida à exploração. Piscinas naturais, grutas e ilhéus, que se encontram num ambiente de rochedos e falésias fazem o tempo parar.

Existem inclusivamente escadas de pedra na rocha que facilitam o acesso a esta praia caraterizada pelo ambiente intimista. De facto, neste local idílico escondido entre falésias escarpadas, pode observar-se a ação da natureza em espetaculares rochedos esculpidos pelo mar que protegem uma generosa área de areia.

Praia da Samoqueira
Praia da Samoqueira

A maré baixa possibilita tirar partido de muitas situações, desde as piscinas naturais, às grutas escupidas por ação da erosão, sendo também um ótimo local para quem tem crianças. Conforme se documenta é igualmente um excelente spot para fotografias.

Uma outra grande atração desta praia é a proximidade a Porto Côvo. Nesta simpática freguesia do Concelho de Sines, recuperada pelo Marquês de Pombal após o terramoto de 1755, é possível repor energias não só pelas belas praias, da qual a Samoqueira é o ex-líbris, mas também pela gastronomia e alguns locais adjacentes.

Praia da Samoqueira
Praia da Samoqueira

Assim, nesta carismática localidade, celebrizada pela canção de Rui Veloso, mas que tem muito para além do conteúdo dessa letra, são vários os estabelecimentos (restaurantes, tascas e tasquinhas,…) onde procurar iguarias à base de peixe e frutos do mar, para além da tradicional comida tipicamente alentejana.

A título de exemplo temos o clássico Zé Inácio, para o peixe fresco na grelha, a Tasca do Xico, para a grelha e pratos típicos como a carne à alentejana ou a Ilha, com uma bela variedade de petiscos associados á nossa costa. Importa referir que em todos é encontrada oferta variada.

Praia da Samoqueira
Praia da Samoqueira

Para completar o postal e reforçar que Porto Côvo é uma vila inspiradora por muitas e boas razões, fica a sugestão para uma visita a vários outros locais envolventes:

  • Praia do Serro da Águia (cujo nome deriva do monte que a circunda…);
  • Praia dos Buizinhos;
  • Praia da Foz;
  • Praia Grande;
  • Ilha do Pessegueiro (a icónica, situada 250 metros ao largo de Porto Côvo, e que tem visitas guiadas para aqueles que decidirem aventurar-se, mas apenas entre meados de junho e meados de setembro…);
  • Herdade do Pessegueiro.

Vale a pena dizer que na Ilha do Pessegueiro é possível encontrar vestígios de tanques de salga, bem como vestígios de um forte do sec. XVII.

No entanto, a grande curiosidade, que merece uma atenção especial do imaginário de cada um, é a lenda que suspeita da ilha como refúgio de piratas ao longo dos séculos…

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here