Início História Pindorama: o verdadeiro nome do Brasil antes de chegarem os Portugueses

Pindorama: o verdadeiro nome do Brasil antes de chegarem os Portugueses

Já se chamou Terra de Vera Cruz, Terra Papagallis e Mundus Novus. Mas conhece o 1º nome do Brasil? Conheça a história de Pindorama, o Brasil antes de 1500.

16051
1
Pindorama

Sabia que o verdadeiro nome do Brasil antes de chegarem os Portugueses era Pindorama. Uma das características da chegada de espanhóis e portugueses ao continente hoje chamado de América foi a incerteza em relação à natureza da coisa. Eram as Índias, era um mundo novo, uma ilha, um continente?

Descoberta do Brasil
Descoberta do Brasil

Colombo achava que eram as Índias Ocidentais, Cabral pensou que era uma ilha, Vespúcio desconfiou que era um continente novamente descoberto. A incerteza em relação ao todo reproduziu-se em relação às partes, sobretudo àquelas habitadas por povos nómadas com baixo grau de organização social.

Foi o caso da parte visitada por Cabral em 1500. Ao longo dos séculos XVI e XVII, ela foi baptizada com vários nomes. A disputa sobre como grafar Brasil estendeu-se até o século XX. E até hoje se discute a origem do nome. Difícil imaginar outro país com tão grande dificuldade de decidir até mesmo seu próprio nome.

Brasil
Brasil

A nova terra foi denominada Pindorama (antes de 1500), Ilha (Terra) de Vera Cruz (1500), Terra de Santa Cruz (1501), Terra Papagalli (1502), Mundus novus (1503), América (1507), Terra do Brasil (1507), Índia Ocidental (1578), Brazil (século XIX), Brasil (século XX).

A terra a que Pedro Álvares Cabral aportou em 1500 era chamada pelos habitantes com quem travou conhecimento de Pindorama, ou Terra das Palmeiras.

Brasil
Brasil

Na véspera da chegada dos europeus à América em 1500, calcula-se que o actual território do Brasil (a costa oriental da América do Sul) fosse habitado por dois milhões de indígenas, do norte ao sul. Os tupis foram o primeiro agrupamento “indígena que teve contacto com o colonizador”.

A influência tupi deu-se na alimentação, no idioma, nos processos agrícolas, de caça e pesca, nas superstições, costumes, folclore, etc. Os povos do grupo Tupi-Guarani habitavam a região chamada por eles de “Pindorama” (terra das palmeiras), actual região oriental da América do Sul, que habitava o imaginário Tupi-Guarani como terra mítica, uma terra livre dos males.

brasil2

Os arqueólogos acreditam que o mito acerca de “Pindorama” se tenha formado na época das antigas migrações, quando os Tupi-Guaranis se dirigiram para o litoral brasileiro.

1 COMENTÁRIO

  1. Talvez o nome de um lugar específico, mas não do país, pois o nome Brasil é muito mais antigo que o próprio descobrimento e tem relação com a tradição dos sírios, babilônicos, sumérios, fenícios, hebreus até mesmo algumas divindades do índio (que nem chamam índios) tem o nome sumé, o próprio rei Salomão já veio ao Brasil que deu origem ao nome do rio Solimões, as amazonas da mitologia deram origem do nome do rio amazonas. Brasil que significa brasa, braseiro está adaptado na mistura do português / tupi /nhenhêngatu que formaram nosso idioma de hoje e o nome se origina de Badezir.
    “A realidade é muito mais fantástica do que qualquer ficção” JHS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here