VortexMag
  • Cultura
  • Sociedade
  • História
  • Viagens
  • Gastronomia
  • Lifestyle
No Result
View All Result
VortexMag
No Result
View All Result
Home Viagens

Penedono: uma encantadora vila medieval para descobrir no Centro de Portugal

Dizem que é uma das vilas medievais mais bonitas do país e quem somos nós para duvidar? Conheça Penedono, no Centro de Portugal.

VxMag by VxMag
Dez 16, 2022
in Viagens
0
Penedono

Penedono (@umdiavamos)

Partilhar no FacebookGuardar no Pinterest

ArtigosRelacionados

loriga serra da estrela

Praia fluvial de Loriga: um paraíso para descobrir na Serra da Estrela

Mar 21, 2023
locais mais frios do mundo

Os 10 locais mais frios do planeta

Mar 21, 2023
casa mais antiga de Lisboa

8 belíssimos edifícios de Lisboa que resistiram ao terramoto de 1755

Mar 20, 2023
Sevilha

12 dos melhores locais para visitar em Sevilha

Mar 20, 2023

Percorrendo o centro de Portugal, é possível encontrar diversas aldeias e vilas encantadoras, muita delas ricas em história e com um património que ainda hoje cativa todos os visitantes. Um desses maravilhosos locais é a vila de Penedono, onde podemos encontrar diversos pontos de interesse históricos. Uma visita a não perder!

Antigamente chamada de “Pena do Dono”, esta vila medieval encontra-se nos limites da Beira, a um passo dos socalcos da Região Demarcada do Douro, no distrito de Viseu. Na sua paisagem deslumbrante, enriquecida por contrastes impressionantes, destaca-se o seu castelo, também conhecido como Castelo do Magriço, uma fortaleza militar que ainda hoje conserva o seu encanto.

Este castelo conta com uma longa história. É referida a existência de uma fortificação primitiva em Penedono por volta do ano de 930, referência feita no âmbito da reconquista cristã da Península Ibérica. Em 960, o castelo é referido numa doação de D. Flâmula ao Mosteiro de Guimarães, dando-se a entender que o castelo era uma fortaleza de elevada importância.

Penedono
Penedono

E a verdade é que Penedono e o seu castelo foram palco de intermináveis lutas ao longo do século XI, trocando de mãos constantemente, ora para o lado cristão, ora para o lado muçulmano.

Foi só com o rei leonês Fernando Magno que se fez a reconquista definitiva da fortaleza. Em finais do século XIII, D. Dinis manda reforçar as defesas do castelo, reconhecendo a sua ótima localização.

No final do século XIV, D. Fernando doou estas terras e o seu castelo a Vasco Fernandes Coutinho, senhor do Couto de Leomil. Este nobre fez diversas modificações e reconstruções ao local, que se manteve como residência da sua família até finais do século XV.

Em 1512, Penedono recebeu o Foral Novo, momento histórico que teve lugar durante o reinado de D. Manuel. Apesar de tudo, aquando da visita de Alexandre Herculano ao local, em 1812, a fortificação estava em ruínas. O castelo que hoje podemos ver é o resultado de obras de consolidação e restauro feitas em 1940, promovidas pelo Estado Novo. 

Penedono
Penedono

O castelo encontra-se a quase mil metros de altitude, revelando-se um excelente exemplo de arquitetura militar. A construção tem caraterísticas únicas, tendo um formato triangular que tem ainda uma traça românica, do século XIV.

Diz a lenda que a fortificação foi o local de nascimento de Álvaro Gonçalves Coutinho, conhecido como “Magriço”, e que foi imortalizado por Luís de Camões na sua obra “Os Lusíadas”, no canto VI, num episódio que ficou conhecido como “Magriço e os 12 de Inglaterra”.

Mas Penedono tem muito mais a conhecer para além do seu castelo, até porque este é um local abençoado pela natureza e com uma forte ocupação ao longo da história. Assim, pode aqui encontrar diversos monumentos megalíticos, como o Menir de Penedono, o Dólmen da Lapinha e a Necrópole Megalítica de Lameira de Cima, entre outros locais.

As seculares igrejas e capelas, assim como o pelourinho, são também um valiosos e muito interessante património histórico que não pode deixar de conhecer. Outro espaço que merece a sua atenção é o Solar dos Freixos, recuperado há poucos anos com o objetivo de acolher os Paços do Concelho.

E se quiser explorar um pouco mais os arredores de Penedono, saiba que existem muitos motivos de interesse para prolongar a sua visitar. Esta região, no interior centro de Portugal, tem muito mais para oferecer aos turistas do que aquilo que possa imaginar.

O grande destaque são as aldeias medievais, algumas delas classificadas como “Aldeia Histórica de Portugal”. Comece por dar um salto até Marialva, no concelho de Mêda. A seguir, faça um desvio para outra maravilhosa vila medieval de Trancoso.

Bem perto, vale a pena visitar pequenas localidades como Almendra, Castelo Melhor, Longroiva ou Freixo de Numão. Trata-se de aldeias que tiveram uma importância histórica fundamental na defesa do território português. Hoje, apesar de terem perdido a sua posição estratégica, continuam a ostentar castelos e fortificações que vale a pena conhecer.

E no final da sua visita a Penedono e a toda a região circundante, não deixe de experimentar a gastronomia local e de comprar uma lembrança no comércio da região. Para além de usufruir de um serviço de elevada qualidade, irá também contribuir para que o povo que aqui vive possa continuar a recebê-lo de braços abertos.

Tags: centro de portugalpenedono
VxMag

VxMag

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

loriga serra da estrela
Viagens

Praia fluvial de Loriga: um paraíso para descobrir na Serra da Estrela

by VxMag
Mar 21, 2023
0

Em plena Serra da Estrela, podemos encontrar a magnífica praia fluvial de Loriga, detentora de uma grande variedade de comodidades...

Read more
locais mais frios do mundo

Os 10 locais mais frios do planeta

Mar 21, 2023
casa mais antiga de Lisboa

8 belíssimos edifícios de Lisboa que resistiram ao terramoto de 1755

Mar 20, 2023
Sevilha

12 dos melhores locais para visitar em Sevilha

Mar 20, 2023
Eslovénia

12 dos melhores locais para visitar na Eslovénia

Mar 20, 2023
grandes rotas portugal

Passadiços do Paiva: viagem mágica ao longo de um rio deslumbrante

Mar 20, 2023

© 2023 Vortex Magazine

Mais infomação

  • Ficha Técnica
  • Quem somos
  • Política de privacidade
  • Estatuto editorial

Redes Sociais

No Result
View All Result
  • Cultura
  • Sociedade
  • História
  • Viagens
  • Gastronomia
  • Lifestyle

© 2023 Vortex Magazine