VortexMag
  • Cultura
  • Sociedade
  • História
  • Viagens
  • Gastronomia
  • Lifestyle
No Result
View All Result
VortexMag
No Result
View All Result
Home Cultura

Pauliteiros de Miranda: os guerreiros dançantes de Trás-os-Montes

A história e a origem dos Pauliteiros de Miranda, em Trás-os-Montes, perde-se no tempo, mas acredita-se que se trata de uma dança guerreira.

VxMag by VxMag
Dez 16, 2022
in Cultura
0
Pauliteiros de Miranda

Pauliteiros de Miranda

Partilhar no FacebookGuardar no Pinterest

ArtigosRelacionados

cê-cedilha

Língua Portuguesa: porque razão o cê-cedilha não faz parte do alfabeto?

Dez 6, 2022
Portugal e Galiza

O galego e o português são a mesma língua?

Set 1, 2022
amigos de Peniche origem

“Amigos de Peniche”: a origem de uma das mais curiosas expressões da Língua Portuguesa

Ago 26, 2022
expressões típicas transmontanas

30 expressões típicas de Trás-os-Montes que só um verdadeiro transmontano entende

Ago 26, 2022

Mais do que um ícone mirandês, os Pauliteiros de Miranda são hoje um ícone nacional, embora possam, muitas vezes, ser mal interpretados ou até generalizados. Por exemplo, apesar do atual nome desta dança, a verdade é que Miranda do Douro não é a origem destes grupos. O atual nome decorre de uma generalização, por ser maioritariamente neste concelho que se concentra a maior atividade dos pauliteiros. 

No entanto, há outros concelhos circundantes que têm ou tiveram destes grupos, como Bragança, Vinhais, Mogadouro, Vimioso ou até Macedo de Cavaleiros. E isto falando só no território nacional, porque os pauliteiros existem ou existiram em diversas regiões de Espanha, sendo por lá conhecidos como danzadores (e a coreografia conhecida como danza de palos). É certo que a maioria se concentra hoje na parte fronteiriça ao Planalto Mirandês, mas isso não inviabiliza a sua tradição noutros locais.

Existem várias teorias sobre a origem desta dança. Para alguns, trata-se da evolução de danças de armas gregas, por vezes chamadas de Danças Pírricas. Para os apoiantes desta teoria, os gregos passaram a tradição aos romanos, que a propagaram para a Península Ibérica.

Pauliteiros de Miranda
Pauliteiros de Miranda

Outra hipótese é que tenha uma origem indo-europeia, vinda até nós pela mão de povos como os celtas ou pré-celtas. Para outras pessoas, esta dança tem uma origem medieval, sendo mais recente do que à partida se possa pensar.

Seja qual for a teoria, é bem plausível que esta seja de facto uma dança de armas ou uma dança de guerra, onde os paus substituem o que outrora foram espadas. A partir daí, a dança pode-se ter desenvolvido para outros fins, como o galanteio ou de celebração de ciclos. O fato de os grupos de pauliteiros serem originalmente homens solteiros aponta exatamente para a hipótese de uma dança guerreira.

Com o tempo e com a absorção do Cristianismo, os costumes pauliteiros foram-se encaixando nesta nova liturgia, e é por isso que hoje fazem parte das celebrações de santos na região de Trás-os-Montes.

A música que acompanha o movimento destes dançadores tem um timbre guerreiro, muito graças à utilização da gaita mirandesa. A este instrumento costuma-se juntar uma caixa, um bombo e os paus. Por vezes, os próprios pauliteiros empunham também castanholas. Noutros tempos, dançava-se também ao som da flauta tamborileiro, outro ícone cultural mirandês, mas dificilmente iremos encontrar a sua presença estes dias.

Pauliteiros de Miranda
Pauliteiros de Miranda

As coreografias em si obrigam a que os grupos que vão ao baile sejam constituídos por 8 homens, alinhados em duas filas de 4. Os 2 pares das pontas são os guias e os 2 do meio são os peões. No entanto, ao longo da dança, vão trocando posições, numa geometria que nos faz dar voltas ao cérebro.

É claro que as coreografias variam, mas algumas são imprescindíveis, como o famoso assalto ao castelo, no qual um dos membros avança em direção a uma formação humana em forma de pirâmide, que representa um castelo. Com a ajuda de um impulso, pula e projeta-se para o outro lado.

A toda a dança está associado um traje. Assim, é tradicional vermos camisas de linho brancas, cobertas por jalecos de cor acastanhada, lenços de tons vistosos, chapéus negros decorados com flores, meias arrebitadas até cima e uma saia.

Não se sabe de onde vem o hábito de se usar saia para esta dança. Para algumas pessoas, esta é uma atualização recente ao traje original, que usava calças.

Para outros, este é um costume milenar, associado a uma marca identitária tribal, com paralelismos com outros trajes similares, como o traje tradicional escocês. O que é certo é que a saia se transformou numa espécie de símbolo dos pauliteiros, predominando largamente em relação aos trajes com calças.

Os pauliteiros de Miranda foram alvo de um processo de uniformização do folclore nacional, levada a cabo pela máquina de propaganda do Antigo Regime. É por isso que hoje podemos encontrar grupos de pauliteiros em regiões pouco prováveis.

Mas, se é um facto que, no passado século, a propagação da tradição desta dança a outros pontos do país se fez por motivos políticos, é também inegável que a facilidade e melhoria dos acessos e mesmo uma certa globalização cá dentro fez com que, nos dias de hoje, se possam criar grupos de pauliteiros onde quer que seja.

Mesmo assim, a vasta maioria dos grupos concentra-se nos concelhos do Planalto Mirandês, desta vez com um extra: a criação de grupos de pauliteiras, ou seja, grupos femininos com vestimentas e coreografias idênticas às dos seus comparsas masculinos.

Outra novidade, derivada da falta de população no Nordeste, é a existência de grupos que combinam rapazes e raparigas de aldeias diferentes, quando antes era obrigatório que cada localidade tivesse o seu próprio grupo, apenas com habitantes.

Tags: pauliteiros de miranda
VxMag

VxMag

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

locais mais bonitos do algarve
Viagens

5 fantásticas cascatas para descobrir no Algarve

by VxMag
Fev 7, 2023
0

O Algarve é muito associado às suas praias, mas, para além delas, poderá aqui encontrar cascatas de uma beleza singular...

Read more
vidago trás-os-montes

7 dos locais mais românticos de Trás-os-Montes

Fev 7, 2023
cascatas do alentejo

7 das mais deslumbrantes cascatas do Alentejo

Fev 6, 2023
Poço do Inferno

8 das mais bonitas lagoas e cascatas da Serra da Estrela

Fev 6, 2023
Lamego

7 monumentos no Norte de Portugal para visitar pelo menos uma vez na vida

Fev 5, 2023
Esperança Arronches Alentejo

6 aldeias quase secretas para descobrir no Alentejo

Fev 5, 2023

© 2022 Vortex Magazine

Mais infomação

  • Ficha Técnica
  • Quem somos
  • Política de privacidade
  • Estatuto editorial

Redes Sociais

No Result
View All Result
  • Cultura
  • Sociedade
  • História
  • Viagens
  • Gastronomia
  • Lifestyle

© 2022 Vortex Magazine