VortexMag
  • Cultura
  • Sociedade
  • História
  • Viagens
  • Gastronomia
  • Lifestyle
No Result
View All Result
VortexMag
No Result
View All Result
Home Viagens

Passadiços do Mondego: um passeio de encantar na Serra da Estrela

Os passadiços do Mondego são a mais recente atração turística da Serra da Estrela e, diz quem já os percorreu, que são dos mais bonitos do país.

VxMag by VxMag
Fev 24, 2023
in Viagens
0
Passadiços do Mondego

Passadiços do Mondego (Rui Neto)

Partilhar no FacebookGuardar no Pinterest

ArtigosRelacionados

estrada nacional 103 norte de portugal

5 estradas nacionais para conhecer um Portugal fora do comum

Jul 18, 2025
Praia fluvial do Alqueirão

Praia fluvial do Alqueirão: mergulhos tranquilos no coração do Gerês

Jul 18, 2025
Praia fluvial do Alamal

Praia fluvial do Alamal: passadiços e vistas para um castelo de encantar no Alentejo

Jul 17, 2025
Praia do Magoito

Praia do Magoito: uma pausa entre marés e falésias bem perto de Lisboa

Jul 16, 2025

Recentemente inaugurados, os Passadiços do Mondego são um dos novos motivos para visitar a região da Guarda, propondo-nos 12 km de paisagens únicas e cativantes, ao longo das margens do Mondego e dos seus afluentes. A atração encontra-se inserida no Parque Natural da Serra da Estrela e no Estrela Geopark Mundial da UNESCO, sendo a oportunidade perfeita de conhecer melhor a serra mais alta de Portugal continental.

Dos seus 12 km, quase 7 podem ser percorridos através dos passadiços de madeira que se encontram ao longo das encostas da serra. O restante percurso faz-se através de trilhos e caminhos já existentes, que lhe permitirão conhecer melhor a região.

Irá passar por 3 pontes suspensas, cascatas, açudes, ribeiras. Veredas, levadas e por moinhos, sempre por entre a natureza exuberante que tanto caracteriza esta região do nosso país. Terá também a oportunidade de passar por diversas aldeias, que merecem uma visita um pouco mais demorada.

Passadiços do Mondego
Passadiços do Mondego

Na aldeia de Videmonte, encontrará uma das extremidades dos Passadiços do Mondego, onde poderá iniciar o seu percurso. A localidade encontra-se a 22 km da Guarda e é aqui que se situa o ponto mais alto deste concelho, marcado pelo Marco Geodésico da Cabeça Alta.

Não deixe de conhecer melhor a aldeia e de passear pelas suas ruas, de modo a descobrir os pequenos detalhes de encantar. Não deixe também de provar a gastronomia local, com destaque para o magnífico pão, azeite, carne e queijo, que lhe darão forças para percorrer o caminho.

Ao longo do caminho, irá passar por diversas aldeias encantadoras, como a Aldeia de Trinta, pertencente à rede das “Aldeias de Montanha”, e que se orgulha de ter sido a primeira aldeia do distrito da Guarda ter luz elétrica, conservando na memória os tempos em que foi um importante polo da indústria dos lanifícios.

Não deixe de visitar a Igreja Matriz dos Trinta, a capela da Senhora das Candeias, a capela da Senhora do Soito e a capela do Espírito Santo, aproveitando também para passear pelas suas ruas com calma.

Passadiços do Mondego
Passadiços do Mondego

Por fim, na Barragem do Caldeirão, irá encontrar o outro ponto de partida dos Passadiços do Mondego. Aproveite a oportunidade para descansar na sua “piscina natural”, que foi inaugurada em 2019, e que se encontra inserida numa zona que conta com balneários, café e relvado.

Mesmo ao lado, poderá visitar o miradouro do Mocho Real, que pode ser acedido através de uma pequena subida a pé, que vale muito a pena devido à magnífica paisagem que vai encontrar.

Afinal, este miradouro encontra-se a 700 metros de altitude, oferecendo uma excelente vista para o vale do Mondego, para a cascata do Caldeirão e para a barragem com o mesmo nome.

Se está a planear visitar os Passadiços do Mondego, recomendamos que não o faça nos dias mais quentes nem nas horas de maior calor, e não se esqueça de levar água e calçado confortável. Poderá começar o percurso em qualquer das suas extremidades, consoante a sua preferência.

No entanto, é necessário pagar bilhete de entrada para percorrer o passadiço, com os bilhetes a poderem ser adquiridos no site da Câmara Municipal da Guarda. O preço do bilhete é de apenas 1 euro, e crianças até aos 12 anos não pagam. Por fim, o percurso poderá ser feito todos os dias, entre as 9h e as 17h.

Se está a planear uma visita a esta magnífica região, então não pode, de todo, perder estes passadiços, que, apesar de recentes, têm atraído cada vez mais curiosos, devido à sua beleza.

E se, depois da caminhada, se dedicar a descobrir a história, cultura e gastronomia local, verá que a Serra da Estrela é o local perfeito para uma escapadinha ou umas férias mais longas.

VxMag

VxMag

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

estrada nacional 103 norte de portugal
Viagens

5 estradas nacionais para conhecer um Portugal fora do comum

by VxMag
Jul 18, 2025
0

Há momentos em que a melhor forma de viajar é, simplesmente, abrandar. Deixar as autoestradas e seguir por caminhos que...

Read moreDetails
Cinco Chagas

Naufrágio do Cinco Chagas: 20 mil milhões de euros afundados ao largo dos Açores

Jul 18, 2025
Praia fluvial do Alqueirão

Praia fluvial do Alqueirão: mergulhos tranquilos no coração do Gerês

Jul 18, 2025
Praia fluvial do Alamal

Praia fluvial do Alamal: passadiços e vistas para um castelo de encantar no Alentejo

Jul 17, 2025
«Não há nada» é erro de português?

«Não há nada» é erro de português?

Jul 16, 2025
Língua Portuguesa: a palavra “saudade” pode mesmo ser traduzida?

Língua Portuguesa: a palavra “saudade” pode mesmo ser traduzida?

Jul 16, 2025

© 2024 Vortex Magazine

Mais infomação

  • Ficha Técnica
  • Quem somos
  • Política de privacidade
  • Estatuto editorial

Redes Sociais

No Result
View All Result
  • Cultura
  • Sociedade
  • História
  • Viagens
  • Gastronomia
  • Lifestyle

© 2024 Vortex Magazine