Início Viagens Os 9 melhores locais para visitar em Tróia

Os 9 melhores locais para visitar em Tróia

Nos últimos anos transformou-se num destino de luxo, cada vez mais na moda. Estes são os melhores locais para visitar em Tróia, Portugal.

3265
0
Tróia
Marina de Tróia

Passeios de barco à procura de golfinhos, praias a perder de vista, restaurantes com peixe fresquinho e esplanadas em cima da areia… é a mais simples descrição de umas férias em Tróia, Portugal, ideal para viajar em família. A cerca de uma hora de Lisboa, em Setúbal, podemos apanhar o ferry-boat que atravessa o rio Sado e chegar ao complexo turístico de Tróia. Nessa margem, encontramos um dos mais extensos areais de Portugal, com 18 km de comprimento, que ficará por nossa conta. Seja verão ou inverno, o microclima com temperaturas amenas permite-nos passar uns dias repletos de actividades.

Comporta
Comporta

No areal dourado a perder de vista, com o mar de água límpida de um lado e pinhal do outro, podemos divertir-nos com toda a família e se o tempo o permitir, até podemos aproveitar para nos dedicarmos aos desportos náuticos. A zona é muito propícia ao windsurf e à vela, como se poderá perceber pela ocupação da Marina de Tróia. Neste ponto de encontro do rio Sado com o mar, é muito frequente ver golfinhos e fazer um passeio de barco com tempo para os observar é sempre uma boa sugestão. Ou para fazer observação de pássaros, com o Parque Natural da Serra da Arrábida e a Reserva Natural do Estuário do Sado motivos de interesse não faltam. Não muito longe, fica a Carrasqueira, um porto de pesca muito tradicional, construído sobre palafitas.

Em Tróia, encontram-se sinais de ocupação humana desde há muitos séculos. As Ruínas Romanas são um dos vestígios arqueológicos mais importantes, datadas do séc. I. Eram o maior complexo de produção de conservas e molho de peixe no ocidente romano, o que também comprova a importância da pesca na economia local desde longa data. Seguindo a estrada que atravessa esta língua de areia chega-se a outras praias, como a da Comporta, do Carvalhal ou do Pego, onde é muito fácil encontrar um bom restaurante para almoçar peixe fresco ou provar os petiscos da gastronomia local. Estes são os melhores locais para visitar em Troia, Portugal.

 

1. Marina de Tróia

A marina de Tróia foi edificada como parte integrante do Troiaresort e trata-se de uma das infraestruturas de excelência existentes neste complexo turístico. Situa-se no extremo norte da península de Tróia e destina-se essencialmente ao acesso, manobras e estacionamento de embarcações de recreio. Possui actualmente capacidade para 184 embarcações de recreio e além de proporcionar aos seus visitantes e utentes todas as comodidades de uma marina de excelência, possui ao seu redor vários restaurantes, esplanadas e lojas que lhe permitirão tirar ainda mais proveito da marina de Tróia.

Tróia Portugal
Marina de Tróia

A marina de Tróia possui Bandeira Azul, um símbolo incontornável de qualidade ambiental e que implica o cumprimento de rigorosos critérios que abrangem áreas como qualidade da água, gestão ambiental, equipamentos, segurança e serviços e ainda informação e educação ambiental. Na área circundante da marina habita a espécie de golfinhos denominada de roaz do Sado e por esse motivo foi criado um conjunto de directivas a seguir que constituem um código de conduta para os utentes da marina de modo a que estejam sensibilizados para o comportamento responsável a adoptar no caso de avistamento destes mamíferos. Certamente será um prazer poder encontrar-se com estes animados golfinhos!

 

2. Ruínas Romanas de Tróia

As Ruínas Romanas de Tróia estão classificadas como Monumento Nacional desde 1910 e encontram-se hoje em dia integradas no complexo turístico troiaresort. Desde 2005 que este complexo assumiu a responsabilidade de conservar, manter e valorizar este monumento arqueológico, tendo celebrado um protocolo com o estado português para o efeito. Nas ruínas encontram-se vestígios daquele que terá sido um enorme complexo de produção de conservas e molhos de peixe pertencente ao império romano. As escavações que tiveram lugar nestas ruínas nos séculos XVIII, XIX e XX deixaram a descoberto várias oficinas de salga, umas termas, um mausoléu, um núcleo residencial, uma basílica paleocristã, várias necrópoles e uma rotaaquaria (roda de água).

Ruínas romanas de Tróia
Ruínas romanas de Tróia

No âmbito dos trabalhos de conservação, manutenção e valorização deste sítio arqueológico foi criada uma equipa de arqueologia que desenvolve trabalhos de investigação e ainda promove as visitas ao local. A visita às Ruínas Romanas de Troia inclui as duas grandes oficinas de salga, as termas, o mausoléu e a sua necrópole e ainda o núcleo residencial da Rua da Princesa. Além destes locais a Basílica Paleocristã também pode ser visitada mas apenas no decorrer de visitas guiadas. Ao longo de todo o percurso existem painéis explicativos e sinalética indicativa de alternativas de percurso, pelo que se a sua visita for guiada não terá problemas em orientar-se no complexo. O acesso às ruínas situa-se na estrada municipal Troia-Comporta, 5Km a sudeste da ponta de Tróia e a cerca de 1,2 km do cais dos ferries. Prepara-se para um caminho de cerca de 2,5km desde esta estrada até às ruínas num caminho de terra batida. Chegando ao complexo verá a sua iniciativa recompensada, por isso não desista!

 

3. Comporta

A apenas alguns quilómetros de Lisboa pode encontrar a Comporta, um local paradisíaco onde existem praias de areia branca, mar azul e cristalino e um clima muito ameno. São apenas necessários cerca de 100 quilómetros e 1 hora de viagem para chegar às praias da Comporta e mudar drasticamente de ambiente, desde a movimentada e cosmopolita capital para um local despretensioso, relaxante e que promete muitos momentos de descontracção. Na Comporta vai poder ter acesso a magníficas praias, todas elas com uma excelente qualidade de areia e mar, assim como repletas de acessibilidades como parques de estacionamento, bares, restaurantes e chuveiros, tudo para que a sua visita seja o mais confortável possível.

Praia da Comporta
Praia da Comporta – Tiago Castro

A praia da Comporta é a praia que está mais perto da vila da Comporta e tem tudo o que necessita para passar bons momentos. Durante o período balnear, esta praia está repleta de veraneantes que estão alojados na (ou perto) da Comporta, assim como veraneantes que fizeram 100 quilómetros apenas para desfrutarem deste magnífico ambiente durante um dia de praia. Para além das magníficas praias já referidas, não perca a oportunidade de passar pela vila e de sentir o (calmo) ambiente que por aqui prolifera. No verão, o sol e o calor remetem para um movimento mais lento e as pessoas nesta zona sabem como o fazer bem. Sempre com o espírito de descontracção e de relaxamento em mente, entre no espírito e acredite que se vai sentir renovado ao final do 1º dia na Comporta. Não perca a oportunidade de visitar a pequena mercearia onde poderá encontrar produtos típicos da região. Aqui poderá encontrar artigos que superam muitas lojas de produtos gourmet do país.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here