Domingo, Janeiro 24, 2021
VortexMag
  • Cultura
  • Sociedade
  • História
  • Viagens
  • Gastronomia
  • Lifestyle
Sem resultados
Ver todos os resultados
VortexMag
Sem resultados
Ver todos os resultados
Início História

Os 15 países mais antigos do mundo (Portugal é um deles)

VxMag por VxMag
Mai 24, 2019
em História
25
peste

Lisboa

Partilhar no FacebookGuardar no Pinterest

ArtigosRelacionados

elevadores de lisboa

Os elevadores de Lisboa: história, origem e curiosidades

Dez 29, 2020
Estoril

Quando o Estoril era o centro mundial da espionagem e do glamour

Mar 25, 2020
Peste negra

7 catástrofes históricas tão ou mais assustadoras que o COVID-19 (e que Portugal superou)

Mar 17, 2020
Palacete Montero Belard

A fantástica história do palacete (com fama de) assombrado em plena Lisboa

Mar 17, 2020

Todos aprendemos nos livros de história que Portugal é um dos países mais antigos do mundo e tem mesmo as fronteiras mais antigas da Europa. Mas fazer a lista dos países mais antigos do mundo não é tarefa fácil. Primeiro há que começar por definir as regras. Por exemplo: podemos considerar o antigo Império Romano como um país? Podemos falar de países que já não existem? E como considerar a Grécia que, antes de ser um país, era uma região onde existiam várias cidades independentes, tal como o caso da Itália?

Por isso mesmo optámos por seguir como critério principal a data de independência conjuntamente com dados recolhidos no prestigiado The World Factbook, da CIA. Mesmo assim, esta lista pode ser subjectiva e, por isso mesmo, alguns países merecem uma menção especial: Grécia, Itália e Alemanha são países recentes embora com culturas muito antigas e isto porque, antes de serem países, cada um deles era apenas um somatório de várias cidades-estado independentes. Estes são os países mais antigos do mundo.

 

15°. Andorra – Independência em 1278

Andorra
Andorra

Andorra é um dos menores estados da Europa, e é situada entre a fronteira espanhola e francesa. A sua população total é de 85.702. Há 49% de pessoas locais, 24.6% de espanhóis, 14.3% de portugueses e 3.9% de franceses. Este país multi-cultural tem uma linguagem oficial, e é o catalão. No entanto, por causa da população mista, outras linguagens são usadas também. Teve independência em 1278.

 

14°. Tailândia – Independência em 1238

Tailândia
Tailândia

Este país tem uma população total de 68 milhões de pessoas. O tailandês é o grupo étnico que está prevalecendo neste país, com 97.5% da população. Os birmaneses são uma minoria com 1.3%. Segundo Report of World Factbook, a Tailândia tem maior taxa de mortalidade devido à SIDA, o que pode resultar mais longe em expectativa de vida menor. A população do país é em grande parte rural, e é concentrada nas áreas de cultivo de arroz das partes central, nordeste, e norte do país.

 

13°. Mongólia – Independência em 1206

Mongólia
Mongólia

De acordo com Factbook Report 2017, há em torno de 3 milhões de pessoas na Mongólia. Este país tem muitos grupos étnicos. No entanto, a maioria é Khalkh com 81.9%. Os mongóis são mais conhecidos pela história por suas conquistas. No século 13, eles esgotaram o Império Mongol pela maior parte da Eurásia. Além da Mongólia, eles também vivem como minorias em outras regiões da China e Rússia. Onde quer que estejam eles estão unidos por uma herança comum e identidade étnica. E, seus dialectos são conhecidos como sua linguagem, o mongol. E, seus antepassados são conhecidos como proto-mongóis.

 

12°. Portugal – Independência em 1139

filmes estrangeiros rodados em lisboa
Lisboa

A população total de Portugal é de mais do que 10 milhões. Eles dividem uma cultura comum portuguesa e falam o português como sua linguagem principal. A religião predominante deste país é o cristianismo, principalmente o catolicismo romano. Os portugueses foram um dos pioneiros da Era da Exploração, quando muitas terras nas Américas, África, Ásia, e Oceania são “descobertas”.

 

11°. Hungria – Independência em 1000

Budapeste, Hungria
Budapeste, Hungria

A população total da Hungria é superior a 9 milhões. Os húngaros são também conhecidos como magyars, e eles não são apenas um grupo étnico, mas uma nação. Muitos grupos de pessoas com ascendência húngara vivem em várias partes do mundo como Estados Unidos, Canadá, Alemanha, França, entre outros. Além disso, o povo húngaro tem vários subgrupos, segundo suas características linguísticas e culturais locais. Alguns deles são o povo Székelys, Csángós, Palóc e Jász.

 

10°. Áustria – Independência em 976

Hallstatt, Austria
Hallstatt, Austria

A população total da Áustria é mais do que 8 milhões de pessoas. As origens da Áustria moderna remontam ao tempo da dinastia de Habsburg quando a maioria do país estava sob o Sacro Império Romano. Após o colapso dos habsburgs, Áustria usava o nome da República da Alemanha-Áustria, que foi depois proibido sob os 2 tratados, de Versailles e Saint-Germain-en-Laye. Assim, depois disso o nome mudou para Áustria.

 

9°. Dinamarca – Independência no século 8 (800-701)

Dinamarca
Dinamarca

A Dinamarca tem uma população total de 5 milhões de pessoas. O povo dinamarquês é considerado um dos mais felizes do mundo. Eles desfrutam de alto padrão de vida e valores altos em relação à educação, saúde, protecção de liberdades civis e governo democrático. Além disso, a Dinamarca é conhecida por ter a maior marca de mobilidade social no nível global.

 

8°. França – Independência em 846

Paris, França
Paris, França

Dos 67 milhões de pessoas, os franceses são o maior grupo étnico neste país. Ao longo da história, o povo francês incluiu as populações de gauleses, latinos, francos, entre outros. No século 19 houve muitas migrações e o governo defendeu assimilação através da qual os imigrantes deveriam aderir aos valores franceses e normas culturais.

 

7º. Sérvia – Independência em 768

Sérvia
Sérvia

A Sérvia é um caso especial nesta lista. A sua independência deu-se a partir do momento em que se formou o principado da Sérvia. No entanto, esta região esteve sempre sob a influência de diversos impérios, como por exemplo o Império Otomano. O povo Sérvio acabou por nunca perder a sua identidade apesar dos longos séculos de ocupação estrangeira muito graças à religião ortodoxa e ao alfabeto cirílico que adoptaram e que sempre os diferenciou dos invasores. A religião e o alfabeto diferentes contribuíram para uma identificação comum e para o renascimento da Sérvia enquanto nação muitos séculos mais tarde.

 

6º. São Marino – Independência em 301

São Marino
São Marino

San Marino afirma ser o país mais antigo do mundo, tendo sido fundada em 3 de Setembro de 301 por Marinus de Rab. Diz a lenda que Marinus deixou Rab, então uma colónia romana, em 257, quando o futuro imperador, Diocleciano, emitiu um decreto solicitando a reconstrução dos muros da cidade de Rimini, que havia sido destruída por piratas libúrnios. Apesar de não ser muito industrializado, San Marino tem uma das maiores rendas per capita da Europa. O turismo é a principal fonte de renda do país, devido a sua proximidade com o porto de Rimini, no mar Adriático. Outras fontes de renda são os bancos, produtos electrónicos e cerâmicas. Cultivam-se vinhas e cereais e criam-se ovinos nos campos.

 

5º. Arménia – independência em 190 a.C

Arménia
Arménia

Por volta do ano 600 a.C., o reino da Arménia estava estabelecido sob a Dinastia orôntida, a qual existiu sob diversas dinastias até ao ano de 428. O reino chegou em seu maior tamanho entre 95 e 66 a.C. no reinado de Tigranes, o Grande, tornando-se um dos mais poderosos reinos da região. Ao longo da história, o reino da Arménia gozou de períodos de independência alternados com períodos de submissão aos impérios contemporâneos. A Arménia, por sua posição estratégica, localizada entre dois continentes, foi sujeita a invasões por diversos povos, incluindo assírios, gregos, romanos, bizantinos, árabes, mongóis, persas, turcos otomanos e russos. O Reino da Arménia na sua maior extensão, sob o reinado de Tigranes, o Grande. Em 301, a Arménia tornou-se o primeiro país oficialmente cristão do mundo, tomando-o como religião oficial de Estado.

 

4°. China – Independência em 221 a.C

China
China

Neste país muito povoado, mais de um bilião de pessoas, de muitos grupos étnicos, o mais presente é Han Chinese com 91.6%. Através da história desta nação, houve muitas dinastias que foram predominantemente imperiais. Esse facto é evidente também pelo tamanho do território de hoje da China. A última dinastia governou até 1912 quando o país foi estabelecido como uma república.

 

3º. Irão – Independência em 550 a.C

Irão
Irão

O país é o lar de uma das civilizações mais antigas do mundo, que começa com a formação do reino de Elam em 2800 a.C. Os povos iranianos medos unificaram o país no primeiro de muitos impérios que se iriam seguir em 625 a.C., após a nação se tornar no principal poder cultural e político dominante na região. O Irão atingiu o auge de seu poder durante o Império Aqueménida, fundado por Ciro, o Grande em 550 a.C. e que, na sua maior extensão, compunha grandes porções do mundo antigo, que se estendiam do vale do Indo, no leste, à Trácia e Macedónia, na fronteira nordeste da Grécia, tornando-se num dos maiores impérios que o mundo já vira.

 

2°. Japão – Independência em 660 a.C

Japão
Japão

A primeira vez que o Japão foi mencionado é nos textos da história chinesa do século 1 d.C. E, além das influências de outras regiões, a China influenciou mais a formação da história japonesa. As 2 principais religiões neste país são shinto com 51.82%, e o budismo com 34.9%. O Japão é então posição líder nesta selecção, dos 10 países mais antigos do mundo.

 

1º. Etiópia – Independência em 980 a.C

Etiópia
Etiópia

A Etiópia é um país africano, sendo um dos mais antigos do mundo. É a segunda nação mais populosa da África e a décima maior em área. Faz fronteira com o Sudão e com o Sudão do Sul a oeste, com o Djibuti e a Eritreia ao norte, com a Somália ao leste, e o Quénia ao sul. Sua capital é a cidade de Adis Abeba. Considerando que a maioria dos Estados africanos têm muito menos de um século de idade, a Etiópia foi um país independente continuadamente desde tempos passados. Além de ser um país antigo, a Etiópia é um dos sítios de existência humana mais antigos conhecidos por cientistas de hoje em dia que estudam os traços mais antigos da humanidade; podendo potencialmente ser o lugar em que o Homo sapiens se originou.

Tags: Portugal
VxMag

VxMag

Comentários 25

  1. Avatar Marco Silva says:
    2 anos atrás

    Por essa ordem de ideia então a Arménia foi ocupada por tantos outros povos, recentemente a ex-URSS, assim como a Áustria e Hungria, ambas fizeram parte do denominado Império Austro-húngaro.

    Responder
  2. Avatar Dollynho says:
    2 anos atrás

    Se a China conseguiu independência antes,porque ela está abaixo?

    Responder
    • Avatar Janilo says:
      2 anos atrás

      Muito estranho. E o Egito que apareceu antes de Cristo?

      Responder
      • Avatar Shebabi says:
        2 anos atrás

        E a suméria?

        Responder
      • Avatar Crítico says:
        1 ano atrás

        Eu não sei se te explicaram na escola mais A.C significa justamente Antes de Cristo e ali está Etiópia – Independência em 980 A.C

        Responder
  3. Avatar albino botelho says:
    2 anos atrás

    portugal também foi ocupado pela espanha durante 60 anos e frança por alguns meses . portanto nada de novo com a lista

    Responder
    • Avatar Ze says:
      2 anos atrás

      Portugal nunca foi ocupado pela França Na Friend 🙂

      Responder
      • Avatar Patricia Beja says:
        9 meses atrás

        Durante as invasões francesas foi sim ocupado pelos franceses

        Responder
        • Avatar Rodrigo says:
          1 mês atrás

          foi não, Portugal durante as invasões francesas foi ocupado pela Inglaterra e não pela frança

          Responder
    • Avatar João says:
      1 ano atrás

      Portugal não deixou de existir durante a União Iberica….Sempre existiu reino e rei de Portugal….

      Responder
  4. Avatar Fernando says:
    2 anos atrás

    E o Egito e a Grécia? Não são mais antigos que todos esses? O que não aparecem na lista?

    Responder
    • Avatar Digory says:
      2 anos atrás

      Egito, Grécia e outros países não eram nações independentes. Estavam mais para cidade estado, ou impérios que dominaram outros países.

      Responder
  5. Avatar Gerson dos Santos says:
    1 ano atrás

    Moises tava no egito e não apareceu na lista.

    Responder
    • Avatar Ee says:
      1 ano atrás

      Moises e lenda

      Responder
  6. Avatar João says:
    1 ano atrás

    Muitos erros nesta listagem….

    Responder
  7. Avatar hehehehe says:
    1 ano atrás

    Moisés é lenda…kkk.. mitou…kkk…isso ai

    Responder
  8. Avatar Shia Sweversin Dandi says:
    1 ano atrás

    Os sumérios devem estar se revirando em suas tumbas

    Responder
  9. Avatar João Fernando says:
    1 ano atrás

    Tem também a Polônia que já existia antes do primeiro milênio.

    Responder
  10. Avatar venicio says:
    1 ano atrás

    realmente e de rir com esta votacao? uma pergunta,onde se basearam nas epocas? antes e depois de cristo ,mesm oassim ha datas que nao combinam,porque? VAO DAR BANHO AO CAO mais oque transmitem para fora ,todos querem ser reis

    Responder
  11. Avatar Filipe Miguel says:
    1 ano atrás

    Não é que a listagem esteja de todo errada porque, para quem sabe algo de história, percebe o contexto dela (atenção que está em contagem decrescente…). No entanto é verdade de facto que há factores a ter em conta. Há a história de cada país e seu povo como nação, isto é, cultura e língua. Agora, na minha opinião e como já foi comentado aqui, destes países todos, Portugal está entre os primeiríssimos no âmbito de ter suas fronteiras definidas de norte a sul, falando a mesma língua, a mesma cultura e definida também como uma só nação “PORTUGAL”. Porque mesmo durante a união ibérica, nunca deixamos de ser independentes e um só país, assim como os franceses qdo cá vieram foi só pra baterem com nariz na porta do Porto de Lisboa e ver o rei e a sua corte a pirarem-se pó Brasil, mas NUNCA deixou de ser Portugal jamais em tempo algum desde a sua independência em 1139… ou 1143? Quem n sabe esta data não é bom português (sempre ouvi dizer)

    Responder
  12. Avatar Carlos says:
    9 meses atrás

    Onde foram buscar 1139? é 1143.

    Responder
    • Avatar Paulo says:
      8 meses atrás

      1139 é a data em que, após vitória contra os mouros na batalha de Ourique, D. Afonso Henriques ter-se-á autoproclamado rei de Portugal…
      .

      Responder
  13. Avatar Leonardo says:
    7 meses atrás

    E a nação de Israel, nao merecia uma citação ja que sua historia remonta ja mais de 2 milênios?

    Responder
  14. Avatar Frontline says:
    4 meses atrás

    Israel nunca existeu na antiguidade. Só existia na imaginação dos Judeus.
    Hoje existe graças ao amigo Americano

    Responder
  15. Avatar Jose Silva says:
    1 mês atrás

    Esta mal o texto. Japao e China nao tiveram as independencias como indicadas pelo texto, tiveram a unificacao de regioes. No livro de fatos da CIA, nao consta nada dessa informacao sobre o Japao.

    Responder

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Mais artigos

  • Virais
  • Comentários
  • Últimos
Bairro do Aleixo (Porto)

Os 15 bairros mais perigosos de Portugal

Dez 26, 2019
moedas mais valiosas

As 10 moedas portuguesas mais valiosas (valem 7 mil euros e podem estar na sua casa)

Jul 29, 2020
Palavras

28 palavras da Língua Portuguesa que você (quase de certeza) não consegue pronunciar

Dez 23, 2019
Monedas

Las 10 monedas españolas más valiosas (pueden valer hasta 20 mil euros y pueden estar en su bolsillo)

Fev 3, 2020
palavras bonitas

As 50 palavras mais bonitas da Língua Portuguesa

Fev 25, 2020
Sala dos Brasões

Talvez tenha sangue real e não saiba: lista dos apelidos das famílias nobres portuguesas

63
Aprenda a usar a vírgula com 4 regras simples

Aprenda a usar a vírgula com 4 regras simples

39
palavras bonitas

As 50 palavras mais bonitas da Língua Portuguesa

14
A25-BIS-DR2

A25-BIS-DR2: o gene lusitano que só os portugueses possuem

103
Rei D. Martinho I: o Rei português que não aparece nos livros de história

Rei D. Martinho I: o Rei português que não aparece nos livros de história

8
Bifes de frango recheados

Bifes de frango recheados

Jan 23, 2021
Empadão de carne

Empadão de carne

Jan 23, 2021
Feijoada de chocos

Feijoada de chocos

Jan 23, 2021
Bifes de frango com mostarda

Bifes de frango com mostarda

Jan 23, 2021
Ervilhas com ovo escalfado

Ervilhas com ovo escalfado

Jan 22, 2021

© 2020 Vortex Magazine

Mais infomação

  • Cultura
  • Sociedade
  • História
  • Viagens
  • Gastronomia
  • Lifestyle

Redes Sociais

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Cultura
  • Sociedade
  • História
  • Viagens
  • Gastronomia
  • Lifestyle

© 2020 Vortex Magazine