Com uma história riquíssima, uma impressionante arquitectura barroca, belos parques nacionais e exuberantes regiões vinícolas, a Hungria é um dos melhores destinos de férias da Europa Central. Uma das atracções principais deste país é, sem dúvida, Budapeste, a sua capital. Budapeste é um cidade repleta de história e monumentos imponentes e deslumbrantes. A cidade oferece ainda inúmeras possibilidades culturais, com destaque para a música clássica.
Situada bem no centro da Europa e perto de países com elevado poder de compra, a Hungria soube capitalizar a sua localização a seu favor e atrair cada vez mais visitantes. Os turistas podem ainda descontrair e relaxar num dos muitos banhos termais naturais ou no Lago Hévíz, o segundo maior lago termal do mundo.
A Hungria tem algo para quase todos os tipos de turista, sejam eles viajantes solitários, casais em família ou grupos de amigos em busca de cultura e diversão. Estes são os melhores locais para visitar na Hungria.
1. Budapeste
A capital da Hungria, Budapeste, é conhecida pela sua localização pitoresca nas margens do Danúbio, pela sua bela e variada arquitectura e pelos seus relaxantes banhos termais naturais. A cidade também é um excelente destino para os amantes da música.

Possui uma oferta de música clássica de classe mundial, assim como uma vida nocturna vibrante que atrai jovens de toda a Europa. Castle Hill é onde muitos dos tesouros da cidade estão localizados, incluindo o Palácio Real, a Galeria Nacional e o Museu Histórico. Muitas belas paisagens podem ser encontradas ao longo do rio, incluindo uma série de pontes icónicas que cativam turistas de todo o género.
2. Debrecen
A segunda maior cidade do país, Debrecen foi a capital húngara não uma, mas duas vezes ao longo de sua história. A rica história da cidade pode ser vista nos muitos prédios históricos que se alinham nas suas ruas, especialmente dentro e em redor da praça central de Kossuth.

Debrecen também tem seu quinhão de museus, incluindo o notável Museu Déri, um museu nacional de artes. Os meses de Verão são um bom momento para visitar a cidade pois há muitos festivais de rua, incluindo o famoso Carnaval das Flores, que acontece em Agosto de cada ano.
3. Eger
Localizada no sopé das Montanhas Bükk, Eger é o lar dos edifícios indubitavelmente mais bonitos da Hungria. A cidade é mais conhecida pelo seu castelo medieval que ajudou a defender a localidade contra os turcos, mas os visitantes também podem subir ao topo de um autêntico minarete otomano, relaxar nos banhos termais ou visitar a adega escondida sob a basílica.

A área também é uma região vinícola bem conhecida, e os turistas que aqui acodem não devem perder a oportunidade de visitar as adegas no Vale das Belas Mulheres e provar o Egri Bikavér e outros vinhos regionais com uma qualidade muito acima daquilo que seria de esperar num país que não é propriamente conhecido pelo seu vinho.
4. Gyor
Gyor é conhecida principalmente como sendo um centro económico e industrial, mas a cidade tem muito para os visitantes verem e fazerem. O núcleo do centro vale a pena uma visita pela sua bela arquitectura barroca mas também há uma abundância de excelentes museus e cafés.

Situada às margens dos rios Rába, Rábca e Danúbio, a cidade é um óptimo lugar para os visitantes se basearem se estiverem interessados em percorrer a área de barco ou de canoa. Se você quiser relaxar na água sem ir ao rio, há também um grande parque aquático familiar com toboáguas, banhos termais e sauna.
5. Hévíz
Principalmente uma cidade termal, Hévíz está localizada não muito longe do Lago Hévíz, o segundo maior lago termal do mundo. O lago é conhecido por ter propriedades curativas, e além de tomar banho nas suas águas, os visitantes podem ir a um dos muitos spas de bem-estar na cidade que oferecem banhos de lama medicinais, envoltórios de lama, banhos de peso e outras terapias.

Se você teve o tempo suficiente para relaxar e está interessado em fazer compras, pode passear pelas charmosas ruas pedestres da cidade ou visitar o mercado de camponeses, que é realizado várias vezes por semana e onde poderá comprar os mais diversos produtos, desde vegetais frescos a artesanato, tão típicos desta região da Hungria.
6. Kaposvár
Segundo uma lenda antiga, Kaposvár foi construída em sete colinas, da mesma forma que outras cidades históricas como Roma e Lisboa. Hoje, é uma cidade universitária tranquila e bem conservada com muitas atracções históricas e culturais. O tráfego é proibido na Rua Principal desde o final dos anos 80 e a bela Praça Kossuth é o sonho de qualquer turista.

O edifício mais impressionante da praça é a Catedral Nagyboldogasszony, mas outros destaques incluem o histórico Hotel Erzsébet e a Câmara Municipal. Os visitantes que procuram passar algum tempo na natureza podem dirigir-se ao parque da cidade ou ao tranquilo Lago Deseda.
7. Keszthely
Empoleirada na margem oeste do deslumbrante Lago Balaton, Keszthely é a cidade mais antiga da região e um destino turístico popular. Existem três pequenas praias na cidade que permitem aos visitantes relaxar ao sol e desfrutar das águas quentes e pouco profundas do lago.

Além do lago, uma das atracções mais populares é o festivo Castelo Festetics, um edifício de estilo barroco que possui 101 quartos e é o terceiro maior castelo do país. Os visitantes podem facilmente explorar a cidade a pé, mas também há um pequeno comboio turístico que circula pela cidade.
8. Miskolc
Ladeada pela montanhas Avas, Miskolc é a quarta maior cidade da Hungria. O rio Szinva atravessa o centro da cidade, proporcionando um belo cenário para muitas praças e terraços. Há muitos e excelentes museus na cidade, incluindo o Museu Pannon, o Museu Ottó Herman e o Museu Diósgyori Papermill.

Outro destaque é a Igreja Ortodoxa Grega, que possui uma parede de 16 metros de altura e que é a maior da Europa. Miskolc também é um óptimo lugar para se basear se você estiver interessado em passeios de um dia para visitar as cavernas nas proximidades ou as adegas de vinho no sopé das montanhas.
9. Papa
Não muito longe de Bakony, Papa é uma cidade pequena, com arquitectura barroca bonita o suficiente para rivalizar com as cidades muito maiores do país. Muitos destes edifícios podem ser encontrados no centro da cidade, incluindo a Grande Igreja e o esplêndido Palácio Esterházy.

Outra atracção popular do centro da cidade é o Museu Azul Índigo, que permite aos visitantes explorar e aprender sobre o que antes era uma das mais importantes fábricas de tingimento de índigo da Europa Central. A cidade também é conhecida pelos seus excelentes banhos termais, alguns dos quais podem ser encontrados nos jardins do castelo ao lado do único camping de 5 estrelas do país.
10. Pécs
Graças ao seu clima ameno, história romana e as muitas vinhas circundantes, Pécs é conhecida como a “cidade das impressões mediterrânicas”. A cidade tem aproximadamente 2.000 anos e os visitantes interessados em história podem aproveitar para visitar os muitos museus que explicam o rico passado da região.

Os destaques arquitectónicos da cidade incluem a Catedral de Pécs, a Mesquita de Pasha Qasim e o Mausoléu Cristão Primitivo de Sopianae; muitas ruínas turcas e romanas podem também ser encontradas em toda a cidade. As colinas de Mecsek, nas proximidades, oferecem excelentes oportunidades para caminhadas e abrigam a área dos ventos frios do norte e permitem o cultivo de muitas frutas diferentes.
11. Sopron
Com uma história fascinante que inclui ajudar a provocar a queda da Cortina de Ferro, Sopron é uma das cidades mais antigas da Hungria. É também considerada a cidade mais bonita do oeste da Hungria; a cidade interior medieval está praticamente intacta e suas ruas de paralelepípedos passam por edifícios impressionantes, como a igreja neogótica de Ursuline, a histórica Torre Firewatch e a ornamentada Câmara Municipal.

A região também é um destino popular para os amantes de vinhos finos, pois a terra ao redor da cidade é repleta de vinhedos exuberantes e excelentes vinhas. Apesar de pouco famoso internacionalmente, o vinho produzido na Hungria começa a ganhar cada vez mais destaque e prémios internacionais e, por isso mesmo, de certeza que não se irá arrepender de provar um dos vinhos produzidos em Sopron.
12. Szeged
Conhecida como a “Cidade do Sol”, porque tem mais dias anuais de sol do que qualquer outra cidade na Hungria, Szeged é uma cidade universitária animada com uma sensação de juventude e uma oferta artística de grande relevância que atrai turistas não só da própria Hungria mas também dos países vizinhos, como a Alemanha ou a Áustria.

A cidade tem muito para os visitantes desfrutarem; a cidade velha possui vários e belíssimo palácios, a tranquila praça principal está cheia de árvores e bancos para descansar e a grande área exclusiva para pedestres está repleta de cafés e restaurantes convidativos. Muitos eventos especiais acontecem durante o Verão, e em Julho e Agosto, a Praça Dóm é transformada num teatro ao ar livre.
13. Szolnok
Localizado na margem do rio Tisza, Szolnok é o epicentro cultural da Grande Planície Húngara. A cidade é um pouco carente de arquitectura histórica porque foi bombardeada uma dúzia de vezes durante a Segunda Guerra Mundial e não tem construções que remontam ao século XVIII.

No entanto, é o lar de várias igrejas e da Ponte Tiszavirág, a maior ponte pedonal da Europa Central. Além disso, a cidade possui vários museus eclécticos, dois rios e três lagos com excelente pesca, e o Festival Goulash anual, que atrai participantes de toda a Europa.
14. Tata
Habitada por apenas 25.000 pessoas, Tata é uma charmosa cidade barroca de fácil acesso pela rodovia Viena-Budapeste. A atracção mais conhecida da cidade é a sua fortaleza renascentista, mas outros edifícios notáveis incluem o Palácio Esterházy, a Câmara Municipal na Praça Kossuth e a igreja paroquial.

Os visitantes mais atentos à ciência apreciarão o museu geológico ao ar livre, enquanto qualquer pessoa interessada no passado rico da cidade pode visitar as colecções de história locais. Muitos festivais, eventos desportivos e apresentações de música ao vivo acontecem durante os meses de Verão e também há várias piscinas ao ar livre perfeitas para se refrescar nos dias mais quentes.
15. Visegrad
Visegrad foi a casa de veraneio do rei Matthias durante os tempos do Renascimento, e a pequena cidade ainda mantém muito do seu encanto medieval nos dias de hoje. O Palácio Real de Visegrad é a principal atracção da cidade; os visitantes podem subir ao topo da hexagonal Torre Solomon, explorar a cidadela e aprender sobre a história do castelo no museu adjacente.

A cidade é um excelente destino durante todo o ano, mas a melhor época para visitá-la é durante o Royal Palace Festival, em meados de Julho. Muitos participantes vestem trajes medievais e os visitantes podem observar festividades como torneios de cavaleiros e apresentações de dança.