A Holanda é um país especial. É conhecida também por Países Baixos precisamente porque grande parte do seu território encontra-se abaixo do nível do mar e, por causa disto, os seus habitantes construíram uma imensa rede de diques e canais para conquistar terra ao oceano. Por isso mesmo, muitas das cidades holandesas foram construídas ao longo de canais navegáveis que hoje lhes dão um aspecto singular e encantador e por onde os turistas podem circular e apreciar as belezas deste país europeu.
A Holanda é associada às tulipas e aos moínhos. Por todo o país é possível visitar e deslumbrar-se com enormes campos cultivados de tulipas e salpicados por moinhos que embelezam ainda mais a paisagem. Os seus habitantes esmeram-se por manter vivas as tradições relacionadas com estas flores e são vários os festivais dedicados às tulipas um pouco por todo o país.
A melhor época para visitar a Holanda é durante a Primavera e o Verão mas com certeza que não faltarão motivos para visitar este país durante todo o ano, especialmente a sua jóia da coroa: Amesterdão. Um bom roteiro para visitar a Holanda deverá incluir pelo menos 10 dias caso pretenda conhecer várias das suas bem preservadas cidades. Os transportes são bons e o país é pequeno, o que faz com que seja possível deslocar-se facilmente entre cada destino. Estes são os melhores locais para visitar na Holanda.
1. Amesterdão
Amesterdão não é apenas o coração cultural da Holanda, mas também uma das cidades mais interessantes para explorar na Europa. Os entusiastas da arte podem perder-se por dias numa grande variedade de museus, incluindo o Museu Casa de Rembrandt, o Museu Van Gogh, o Museu Hermitage (uma filial do famoso Hermitage de São Petersburgo na Rússia) e o Museu Stedelijk de arte moderna. As crianças e os entusiastas da ciência vão adorar o Nemo Science Museum.

Para uma mudança de ritmo, você pode fazer um passeio de barco pelos famosos canais de Amesterdão para ver as famosas casas estreitas da cidade de uma perspectiva diferente. Amesterdão é extremamente fácil de navegar por transporte público, barco ou bicicleta ou através de um passeio a pé gratuito, e oferece festivais durante todo o ano para atender todos os interesses.
2. Leiden
A atraente cidade de Leiden (também conhecida como Leyden) está localizada ao sul de Amesterdão, no coração da famosa região de cultivo de tulipas da Holanda, que atrai milhares de turistas a cada ano em Abril, quando hectares de tulipas iluminam a paisagem. Leiden tem muitas atracções para descobrir durante a sua visita, incluindo várias igrejas históricas, a Câmara Municipal, a Weigh House e um dos últimos moinhos de vento locais que agora funcionam como um museu.

Grande parte do centro da cidade está localizada em torno do porto de Blaawpoorts, e os passeios de barco pelo canal são muito populares. Você pode deliciar-se com frutos do mar frescos, visitar alguns museus incomuns e depois ir ao espectacular Keukenhof Gardens (Primavera até o Verão) para deleitar os seus olhos e aprender tudo sobre tulipas.
3. Delft
Localizada no oeste dos Países Baixos, Delft é uma pequena e pitoresca cidade cujo centro histórico, cercado por canais, é o local favorito dos aficionados por história e entusiastas da fotografia. A cidade é famosa pela sua louça Delftware azul e branca e por ser o local de nascimento do artista holandês Johannes Vermeer, que está enterrado no Oude Kerk.

Você pode facilmente explorar o compacto Centro Histórico da cidade a pé para visitar a Oude Kerk (século XIII), a animada praça da cidade e a Niewe Kerk (que não é tão nova – foi construída em 1496!). Existem alguns museus interessantes para explorar, incluindo o Science Centre Delft, o Delft Historic Tobacco Museum, o Vermeer Delft Museum e o Museu Paul Tetar van Elven, que mostra a famosa louça Delftware.
4. Haia
Haia está localizada no sul da Holanda e é a sede do governo holandês, do Parlamento, da Corte Internacional de Justiça e do Tribunal Penal Internacional. Haia combina perfeitamente o antigo e o novo com um impressionante horizonte moderno e uma riqueza de edifícios históricos que você pode visitar, incluindo o magnífico Palácio da Paz, que abrigou a Corte Internacional de Justiça.

Você pode escolher entre mais de 30 museus para visitar, incluindo o Museu de Arte Mauritshuis, onde você pode ver exemplos de muitos dos mestres holandeses e flamengos. As famílias podem ter horas de diversão em Madurodam (cidade em miniatura) e no Parque de Diversões Duinrell. A cidade também oferece uma vida nocturna vibrante e excelentes lojas.
5. Maastricht
Localizada no extremo sul da Holanda, a animada cidade universitária de Maastricht combina perfeitamente a grande arquitectura medieval com uma atmosfera moderna. Os aficionados por história apreciarão a bem preservada e histórica Cidade Velha, pavimentada com ruas de paralelepípedos, o Sint Janskerk gótico (suba a proeminente torre vermelha para ter uma vista maravilhosa) e a Basílica Romana de São Servácio.

No extremo oposto do espectro de estilos, o futurista Bonnefanten Art Museum é um deleite para todos os entusiastas da arte. Outros destaques da cidade incluem a Fortaleza de São Pedro e as Cavernas de São Pedro, as cavernas de Maastricht (uma rede de túneis subterrâneos defensivos) e o Bisschopsmolen, o moinho de vento mais antigo da Holanda.
6. Utrecht
Localizada no centro da Holanda, a cidade medieval de Utrecht é hoje uma cidade universitária vibrante e movimentada, com muito a oferecer aos visitantes. A cidade está repleta de pitorescos canais e pequenos portos para os barcos, bem como muitos edifícios medievais que você pode facilmente explorar a pé na cidade velha compacta.

A cidade tem muitos museus interessantes, começando com o Museu Ferroviário, o Museu Speelklok (instrumentos musicais) e o Museu Centraal para a história, arte e moda locais. Os entusiastas da jardinagem podem visitar o Jardim Botânico da Universidade de Utrecht, Fort Hoofddijk, Oude Hortus e o castelo e jardins medievais De Haar. Não saia da cidade sem subir ao topo da Torre Dom para ter uma vista incrível.
7. Haarlem
O centro do distrito de cultivo de tulipas, Haarlem é oficialmente apelidada de Bloemenstad, que significa “cidade das flores” e é, naturalmente, a casa do Desfile Anual de Flores. Esta pacata comunidade fica ao longo da costa do rio Spaarne e possui inúmeras estruturas medievais intactas em torno da cidade.

Os visitantes gostam de fazer compras e apreciar a arquitectura deslumbrante e os museus ao longo do centro da cidade na praça central, a Grote Markt. Os museus populares de Haarlem incluem o museu mais antigo do país, o Museu Teylers, especializado em história natural, arte e exposições científicas. Os aficionados da arte sentem-se atraídos pelo Museu Franz Hals, onde muitas obras de mestres holandeses podem ser apreciadas.
8. Groningen
A animada cidade universitária de Groningen está localizada perto da costa, no extremo norte da Holanda. Se você gosta de história, arte e cultura, vai gostar de passar alguns dias explorando alguns dos museus únicos de Groningen, que incluem inúmeras variedades de obras de arte no Groningen Museum. O Museu Gráfico, o Museu Náutico e o Museu do Chá também são dignos de uma visita.

Você também pode visitar alguns dos oitenta moinhos sobreviventes de Groningen (moinhos de farinha, moinhos de água, serrarias, etc.), explorar algumas das antigas igrejas da cidade e subir à galeria de observação da Torre Martini, de 500 anos.
9. Roterdão
Roterdão é uma importante cidade portuária localizada no sul dos Países Baixos. Severamente danificada durante a Segunda Guerra Mundial, grande parte da cidade foi reconstruída e agora é conhecida por sua arquitectura moderna e inovadora – adicione os seguintes edifícios à sua lista imperdível: Estação Central de Roterdão, De Markthal, a Erasmusbrug e a imponente Euromast, que oferece vistas panorâmicas a partir do seu miradouro a 100 metros de altura.

Os aficionados pela história podem fazer um passeio a pé pela histórica Delftshaven, que sobreviveu à guerra quase ilesa. Você pode combinar comida e cultura num passeio de comida “Bike and Bite”, ou seja, andar de bicicleta e parar em vários locais para comer, subir a bordo de Tenders em Leuvehaven para um passeio de cruzeiro de 30 minutos ou levar as crianças para passear no De Ballebak, no Zoológico de Roterdão.
10. Gouda
Gouda é mais conhecida pelo queijo mundialmente famoso que foi produzido na região e vendido na cidade durante séculos. Os amantes da culinária não devem perder a chance de visitar Gouda em uma quinta-feira (de Abril a Agosto), quando a cidade reencena o antigo mercado de queijos para os visitantes desfrutarem.

Você pode contar com um dia inteiro de diversão, incluindo leilões de queijo, pesagem de queijo, exposições de queijos e o High Cheese no Cheese Museum. Outras actividades incluem degustações com cerveja e vinho, cruzeiros nos canais e muito mais. A cidade tem um excelente Centro Histórico que você pode explorar num passeio a pé guiado, e há uma série de museus e atracções interessantes para as crianças.
11. Breda
Localizada na província de Brabante do Norte, Breda é uma fascinante cidade medieval que é uma atracão imperdível para visitantes interessados em história e arquitectura. A outrora cidade fortificada sempre ocupou uma importante posição estratégica, e alguns dos destaques que você pode ver no centro histórico extremamente bem preservado incluem o Castelo de Breda, o Gótico Grote Kerk (que remonta a 1290 e ostenta uma impressionante torre de 97 metros) , o Begijnhof e o Hole.

O Port Quarter possui vários armazéns antigos e o Gastespoort, um dos três portões medievais de Breda. A cidade também tem vários museus interessantes, incluindo o Museu Begijnhof e o Museu de Breda, situado num Meat Hall do século XVII. Para uma lufada de ar fresco, você pode caminhar, fazer trilhos a pé ou andar de bicicleta em Mastbos, uma linda floresta perto do Castelo de Bouvigne.
12. Eindhoven
A cidade holandesa de Eindhoven é um lugar energético e emocionante para se visitar, ostentando mais do que seu quinhão de inovação, criatividade, tecnologia e design. Você pode passar horas explorando os muitos museus da cidade que atendem a todos os gostos – experimente o Van Abbemuseum (arte moderna e contemporânea), o fascinante Museu Philips (ciência e inovação médica), o Brabant Soccer Museum ou Heritage Park, onde você pode passear por fazendas e casas locais da Idade Média.

Se você estiver interessado em design, pode fazer uma caminhada de duas horas pela cidade e apreciar as várias exposições dedicadas ao tema, e também pode descobrir os destaques da cidade com um passeio de bicicleta ou um passeio a pé guiado. Há muitas actividades agradáveis e educativas para os visitantes que viajam com crianças.
13. Giethoorn
Imagine a tranquilidade de passar alguns dias em uma tranquila aldeia holandesa cercada por canais de água deslumbrante e românticos. A vila centenária de Giethoorn é quase completamente desprovida de estradas, e muitas casas só podem ser alcançadas de barco ou seguindo por caminhos de bicicleta – o aluguer de bicicleta está disponível na vila.

Como pode imaginar, o passeio de barco é a principal actividade em Giethoorn, e você tem várias opções para alugar um barco adequado para explorar a área. Pode passar um dia tranquilo ou dois deslizando ao longo dos canais, parando em muitos restaurantes à beira-mar para provar alguns alimentos e bebidas holandesas regionais. Há três museus ao lado do canal para visitar, mostrando a vida holandesa antiga, carros antigos e pedras preciosas.
14. Lisse
A Primavera e o Verão são definitivamente os momentos mais populares para visitar Lisse, na famosa Região de cultivo de Flores, no oeste da Holanda, onde estas estações proporcionam uma exibição surpreendente de tulipas em quase todas as cores imagináveis. Tal é o seu esplendor que nenhuma foto pode capturar totalmente o momento – você só tem que ver tudo por si mesmo.

Pode explorar os campos coloridos de flores de bicicleta e visitar os Keukenhof Gardens, um dos maiores jardins de flores do mundo, aberto apenas durante a Primavera e início do Verão, quando as tulipas estão floridas. Se você visitar Lisse durante o Outono e o Inverno, poderá passar algum tempo visitando as cidades costeiras de Katwijk e Noordwijk e fazer algumas caminhadas pelas dunas de areia.
15. Nijmegen
Localizada na província de Gelderland, perto da fronteira com a Alemanha, Nijmegen é outra das jóias históricas e arquitectónicas da Holanda que recentemente celebrou seu aniversário de dois mil anos. Você pode chegar ao Centro Histórico em apenas 10 minutos depois de sair da estação e fazer um passeio a pé auto-guiado para ver a maioria dos destaques, incluindo o Waag (Weighing House) no Grote Markt (Praça do Mercado), Sint Stevenskerk, a Escola Latina, a Stadhuis (Câmara Municipal) e a Capela Marienburg medieval.

No Nationaal Fietsmuseum Velorama, você pode ver mais de 250 bicicletas antigas e modernas, enquanto o Museumpark Orientalis tem uma extensa colecção de exposições religiosas. As crianças vão adorar uma visita ao parque de diversões Tivoli.