A cidade de Turim, na realidade, foi a primeira capital italiana e tem sido um importante centro cultural e económico há bastantes anos. Situada na parte noroeste de Itália, Turim é a capital da região do Piemonte e tem o rio Pó. A cidade de Turim apresenta uma população de 892 000 habitantes e a área metropolitana maior possui cerca de 2,2 milhões de residentes.
Tal como muitas regiões italianas, Turim viu a actividade romana e um acampamento militar foi ali realizado. Quando o Império Romano entrou em colapso na Europa Ocidental, Turim foi ocupada por várias nações e impérios diferentes. Durante os anos 1300-1600, a cidade passou por um grande crescimento e ganhou muita da sua arquitectura fabulosa e edifícios culturais no decurso desse período.
Na era moderna, Turim foi rapidamente reconstruída após a Segunda Guerra Mundial e a sua indústria automóvel tornou-se uma das principais influências do renascimento económico italiano. A cidade é, agora, uma mistura fantástica de antigo e novo e oferece uma brilhante gama de atracções. Estes são os melhores locais para visitar em Turim.
1. Palazzo Reale

Está situado na Piazza Castello. O Palácio Real de Turim é um magnífico edifício que foi criado no século XVI. No interior há uma miríade de quartos esplendorosamente decorados com o estilo e a elegância que se espera de um palácio real. É possível participar em visitas guiadas ao Palazzo Reale.
2. Palazzo Madama

À semelhança do Palazzo Reale, também o Palazzo Madama se localiza na Piazza Castello. Originalmente a servir de fortificação defensiva, este edifício não se tornou palácio antes do século XIII. A fachada frontal do Palazzo Madama apresenta uma fileira de colunas ornamentadas e uma paliçada enfeitada com esculturas.
3. Mole Antonelliana

Foi criada em 1889, apesar de parecer muito mais antiga. Originalmente uma sinagoga judaica, o edifício agora abriga o Museu Nacional do Cinema e é, na verdade, o museu mais alto do mundo. À noite, a basílica do edifício é iluminada e funciona como um farol que é observável a partir de muitos pontos da cidade.
4. Museu Egípcio de Turim

Fica entre a Piazza San Carlo e a Piazza Castello, no centro de Turim. Dedicada à arqueologia e à história egípcia antiga, esta estrutura museológica é fantástica para os apreciadores de história e apresenta uma enorme quantidade de artefactos e exposições. Criada em 1833, a colecção original foi importada de outros museus e tem sido expandida ao longo dos anos.
5. Catedral de Turim

Criada em 1491, a Catedral de Turim trata-se de um belo exemplo da arquitectura renascentista. Localizada ao lado do Palazzo Reale, esta igreja é dedicada ao santo padroeiro de Turim, João Baptista. Dentro da catedral há afrescos fantásticos e estátuas de mármore de figuras religiosas famosas.
6. Sudário de Turim

Este artefacto religioso é um pedaço de tecido que traz a imagem de Jesus de Nazaré e acredita-se que seja a sua mortalha funerária. As origens e a identidade do sudário têm sido debatidas por estudiosos, cientistas e teólogos, sendo que, até este momento, nenhuma história conclusiva apareceu.
7. Museu Nacional do Cinema

Fica na impressionante torre Mole Antonelliana. Trata-se de um dos museus mais visitados em Itália. Encontrará uma série de coisas fascinantes, nomeadamente cartazes de filmes e bobinas. Este é um local sensacional para qualquer fã da sétima arte e proporcionará horas de diversão e exploração.
8. Basílica de Superga

Construída em 1731 e projectada por Filippo Juvarra, a basílica possui um estilo barroco e tem um belo design em laranja e branco com muitas colunas e decoração ornamentada. A cúpula permite a entrada de uma grande quantidade de luz por intermédio de uma série de janelas arqueadas.
9. Parque Valentino

Está situado junto às margens do rio Pó. Trata-se do segundo maior parque público turinês: ocupa uma área de 500 000 metros quadrados. Foi criado no século XIX, mais precisamente em 1856. Dentro do parque encontrará um jardim botânico, o Castelo Valentino e uma réplica de uma povoação medieval.
10. Porta Palatina

Uma das muitas ruínas que ainda hoje há na moderna Turim, é o portal romano mais bem preservado do mundo desde o século I. Originalmente, este imenso portal teria servido como um ponto de acesso ao centro da cidade através das muralhas da cidade que noutros tempos cercaram a antiga Turim.
11. Santuário da Consolata

Também conhecida como Igreja de Nossa Senhora da Consolação, esta basílica destaca-se como um dos locais de culto mais antigos da cidade. Existe desde o início do século XI. Um frontão triangular adorna a entrada da frente e é mantido no lugar por quatro grandes colunas de pedra.
12. Piazza San Carlo

Uma praça de estilo barroco, a Piazza San Carlo foi estabelecida e desenvolvida nos séculos XVI e XVII. Presta homenagem a Carlos Borromeo (tratou-se de um influente cardeal e arcebispo). A praça é emoldurada por uma série de arcadas e edifícios revestidos de mármore que lhe dão uma bela simetria.
13. Piazza Castello

É, sem dúvida, a mais famosa praça de Turim e abriga muitos edifícios emblemáticos. Localizada no centro da zona histórica, a Piazza Castello é um enorme espaço público que é a vida da cidade. Encontrará aqui o Palazzo Reale, o Palazzo Madama, o Arsenal Real e o Teatro Real.
14. Palácio Carignano

O Palácio Carignano é o terceiro museu a visitar, depois do Palazzo Reale e do palácio Madama. Abriga o Museu do Ressurgimento Italiano e apresenta a história da Itália através de numerosos textos, documentos, filmes e pinturas soberbas. Não perca o salão onde o primeiro parlamento italiano se reuniu. Logo atrás do Palácio Carignan, na entrada do Museu Risorgimento, você também pode ver a praça Carlos Alberto, com a estátua equestre do antigo rei da Sardenha. Esta praça é muito fotogénica graças à bela fachada do museu ao fundo.
15. Vila Medieval de Turim

A vila medieval de Turim está localizada no coração do Parque Valentino. Foi criado em 1884 para a exposição geral italiana que teve lugar em Turim. Ele recria a atmosfera de uma típica cidade piemontesa do século XV: você pode ver uma ponte levadiça, lojas de artesanato e até mesmo uma capela. Também pode visitar a fortaleza, uma reconstrução de uma residência senhorial. Dentro, pode ver a sala de armas, a sala de jantar, as cozinhas e os subterrâneos que abrigam a prisão.
Autor: Jorge Sá