Início Sociedade Os 15 melhores locais em Portugal para sobreviver a uma guerra nuclear

Os 15 melhores locais em Portugal para sobreviver a uma guerra nuclear

O mundo está cada vez mais perigoso e mais vale começar a recolher informações sobre os melhores locais em Portugal para sobreviver a um desastre nuclear.

4625
1
COMPARTILHE
percursos pedestres no Gerês
Castro Laboreiro

 

Este artigo tinha tudo para ser uma piada… se não fossem os recentes acontecimentos na Síria e o extremar de posições entre o Ocidente e países como a Rússia ou o Irão. O mundo está cada vez mais perigoso e à beira de um conflito em larga escala e nunca como hoje se falou tanto em guerra generalizada, fazendo lembrar os tempos que antecederam as 2 guerras mundiais. Não queremos ser alarmistas e pretendemos que encare estas sugestões com algum humor. No entanto, as razões aqui apresentadas são válidas e razoáveis e têm como fundamentos principais o facto de se tratarem de locais relativamente abrigados e protegidos e com acesso a água, comida e ar puro. Pelo sim, pelo não… mais vale prevenir. Veja as nossas sugestões sobre os melhores locais para procurar refúgio em caso de uma guerra nuclear.

 

1. Chaves

Ponte de Trajano
Ponte de Trajano – Fernando Ribeiro

Chaves está inserida num vale fértil capaz de produzir alimentos variados e em quantidades suficientes para alimentar milhares de pessoas durante muito tempo. Tem também acesso a fontes abundantes de água e está localizada num local relativamente isolado, calmo e longe de grandes problemas.

 

2. Vale da Vilariça

Vale da Vilariça
Vale da Vilariça

O Vale da Vilariça, em Torre de Moncorvo, é um dos vales mais férteis do país. Além disso, esta é uma zona muito próxima a locais onde pode encontrar outros recursos e perto de um grande rio, o Douro, que pode servir como via de comunicação com outras áreas.

 

3. Estorãos

Estorãos
Estorãos

Trata-se de uma das zonas mais rurais e típicas de Ponte de Lima, com grande acesso a água e pastagens óptimas para os animais. A zona de Estorãos é óptima para a criação de gado, o que pode ser importante para conseguir fontes de alimento.

 

4. Sistelo

Sistelo
Sistelo – Rui Videira

Quem conhece este local percebe as razões da escolha: trata-se de uma aldeia isolada entre diversas montanhas, longe de tudo. Mas, ao mesmo tempo, possui um acesso muito bom a diversas fontes de água pura e os seus pastos e terras estão organizados de forma a maximizar a produção agrícola e a área de pastos para os animais.

 

5. Serra da Freita

Serra da Freita
Serra da Freita

Decidimos incluir a Serra da Freita em todo o seu conjunto porque esta região possui inúmeros locais, especialmente pequenas aldeias, onde é possível ter fácil acesso a água e alimentos. Além disso, a sua morfologia acidentada proporciona isolamento e abrigo.

 

6. Manteigas

Manteigas
Manteigas

Em pleno vale glaciar, Manteigas está protegida pela morfologia das montanhas que a rodeiam e tem acesso a água e a locais para praticar agricultura. O facto de estar numa zona montanhosa como a Serra da Estrela é um ponto a favor.

 

7. Ilha da Madeira

Madeira
Madeira – Olga Land

Ninguém se lembraria de atacar a ilha da Madeira com algum míssil nuclear. E além disso, a pérola do Atlântico está relativamente isolada, longe dos maiores pontos de potenciais conflitos. Possui ainda boas reservas de água, especialmente no lado norte da ilha, e alguns terrenos bons para a agricultura.

 

8. Ilha das Flores

cascatas mais bonitas de Portugal
Cascata da Ribeira Grande – Joel Santos

Também no meio do Atlântico, a ilha das Flores proporciona fácil acesso à água e pastos para animais. Tem a vantagem de estar a uma distância razoável da Base das Lages, o que significa que não corre grandes riscos de ser afectada por algum ataque nuclear a esta base americana.

 

9. Ilha de São Miguel

locais para visitar na Ilha de São Miguel
Lagoa das Sete Cidades

Apesar de estar um pouco mais próxima da Base das Lages, a ilha de São Miguel é também uma boa opção. Água com fartura e pastos abundantes para os animais, especialmente gado bovino, caracterizam esta região dos Açores. Possui tamanho e recursos suficientes para vários milhares de pessoas.

 

10. Castro Laboreiro

Castro Laboreiro
Castro Laboreiro

Em pleno Gerês, Castro Laboreiro possui a vantagem de estar inserida num ambiente puro, com água abundante, com bons pastos para animais e num local isolado e montanhoso. A orografia do Parque Nacional Peneda Gerês proporciona uma protecção natural para quem aqui se queira refugiar.

 

11. Soajo

fim de semana romântico
Soajo

Mais uma aldeia em pleno Gerês. O Soajo tem os mesmos pontos fortes de Castro Laboreiro, com a vantagem de ser um pouco mais central em relação ao Parque Nacional onde se insere. Aliás, dentro do Parque Nacional da Peneda Gerês são vários os possíveis locais para procurar um bom abrigo.

 

12. Rio de Onor

Rio de Onor
Rio de Onor

Rio de Onor, em pleno Parque Natural de Montesinho, é um caso especial. Não se trata apenas de ser um local isolado, rodeado por montanhas e com acesso a água e alimentos. O ponto mais forte de Rio de Onor é a sua tradição comunitária, em que os habitantes partilham os recursos naturais, como terrenos, fontes de água e gado. Por todo o Parque Natural de Montesinho existem diversas aldeias comunitárias, algo que pode ser essencial para sobreviver durante vários anos já que, sejamos honestos, a cooperação e entreajuda entre as pessoas será essencial.

 

13. Alqueva

Alentejo
Alentejo

Os pontos mais fortes da região do Alqueva serão o acesso a uma fonte enorme de água e a vastas regiões de terrenos agrícolas. No entanto, a paisagem relativamente plana e aberta do Alentejo não é propriamente a mais indicada para procurar refúgio.

 

14. Buracas do Casmilo

Vale das Buracas do Casmilo
Buracas do Casmilo

Situadas em Condeixa-a-Nova, as Buracas do Casmilo são um caso especial: não dariam refúgio a muita gente, mas o refúgio seria de qualidade. Tratam-se de formações naturais nas rochas que podem servir de abrigo. O acesso a fontes de água é relativamente bom. Um dos possíveis problemas poderá ser encontrar bons terrenos para a agricultura.

 

15. Grutas de Mira de Aire

Grutas de Mira de Aire

Existirá melhor local para procurar refúgio do que uma gruta? Bem… talvez a ideia seja um pouco disparatada a longo prazo. Se pretende refúgio para apenas alguns dias, prepare alguma água e comida e corra para as grutas de Mira de Aire. No entanto, dificilmente conseguirá sobreviver nas grutas a médio ou a longo prazo. Esta opção, portanto, é apenas para ser usada em casos de pânico de última hora.

 

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here