Não importa se a sua preferência é visitar parques naturais, castelos, cidades medievais, monumentos imponentes ou estâncias termais. Na República Checa encontrara tudo isto e muito mais. Este país da Europa Central possui uma enorme diversidade de atracções turísticas para os mais variados gostos.
Os visitantes de Cesky Krumlov podem explorar a jóia da coroa da arquitectura renascentista no sul da Boémia. Hrensko é a porta de entrada para explorar Edmund Gorge, bem como, para o verdadeiramente selvagem, Wild Gorge. Krivoklat na Boémia Central é um paraíso para os amantes da natureza e um importante santuário europeu de pássaros.
Viajar pela República Checa seria incompleto sem visitar Praga, considerada uma das cidades mais bonitas do mundo. Estes são os melhores locais para visitar na República Checa.
1. Praga
Sendo uma cidade conhecida pelas suas cem torres e um monumento nacional da UNESCO, não é surpresa que Praga seja considerada um dos lugares mais bonitos do mundo. Cada bairro de Praga é especial e possui um ambiente e uma beleza únicas. Praga dá a seus visitantes o presente da mudança contínua – atracções românticas, antigas, simples e modernas podem ser encontradas facilmente em cada recanto da capital da República Checa.

Uma das visitas obrigatórias é, sem dúvida, a sua praça central, onde os turistas poderão constatar a requintada preservação das fachadas das casas. A ponte Carlos, de construção gótica, é outro dos símbolos da cidade. Mas Praga oferece ainda a hipótese de visitar inúmeros museus, igrejas imponentes e até cemitérios. Além disso, um passeio pelas ruas do centro histórico e algumas pausas em qualquer um dos seus tradicionais cafés e pastelarias constitui uma óptima forma de conhecer a cidade.
2. Pilsen
Pilsen é uma cidade antiga com mais de 700 anos de história, uma metrópole moderna reluzente e, claro, o local de nascimento da mundialmente famosa cerveja dourada Pilsner. Os turistas podem visitar a Cervejaria Pilsner Urquell, onde podem desfrutar de uma cerveja desta bebida clássica directamente da fonte e ver como ela é feita.

O deslumbrante centro histórico da cidade é outro grande atractivo para os turistas, com a monumental catedral gótica, que possui a maior torre da República Checa, museus, galerias, a segunda maior sinagoga da Europa e vários prédios históricos. Pilsen é também o lar de mais de uma dúzia de estruturas arquitectónicas mundialmente famosas projectadas por Adolf Loos.
3. Brno
Brno é uma cidade de contradições, antiga e rica de história por um lado e moderna e inovadora por outro. Lar do famoso compositor checo Leos Janacek e do botânico Gregor Mendel, esta animada cidade possui galerias, museus, universidades, cafés e festivais. Os pontos de interesse incluem o Castelo de Spilberk, um castelo do século XIII que se transformou numa fortaleza do século XVII, conhecida por ser uma famosa prisão.

A Villa Tugendhat, um Património Cultural da Humanidade da UNESCO; o Labirinto Subterrâneo Sob o Mercado de Repolho, um sistema de adegas interligadas localizadas debaixo do Mercado de Repolho; e o Ossuário da Igreja de St. James, uma casa funerária para restos de ossos desenterrados, estão entre muitas outras atracções culturais.
4. Karlovy Vary
Karlovy Vary é um destino turístico de cuidados de saúde na República Checa. Os viajantes que precisam de gastroenterologistas, oftalmologistas, dentistas, cirurgiões plásticos e especialistas em infertilidade reúnem-se aqui para obter cuidados de saúde ou de estética. Esta luxuosa cidade tem uma alta concentração de fontes termais e nascentes de água terapêutica e há 22 rotas de trilhos a pé que diferem em comprimento e dificuldade.

Há também uma grande concentração de resorts de golfe em Karlovy Vary. Outros pontos de interesse incluem a casa das borboletas, a igreja barroca de Santa Maria Madalena, a Igreja Ortodoxa de São Pedro e São Paulo e o teatro da cidade. As melhores vistas são a partir da Torre de Observação Diana e do Miraodouro do Salto do Veado.
5. Ceske Budejovice
Ceske Budejovice fica na região sul da Boémia, no sudoeste da República Checa. A capital da Boémia do Sul, já foi uma cidade de Reis e Príncipes no século XIII devido à sua localização na rota comercial do sal entre Linz e Praga. Hoje, os visitantes podem reunir-se numa das maiores praças da Europa, em homenagem ao rei Premysl Otakar II, para admirar a arquitectura barroca das casas vizinhas, bem como a Câmara Municipal e a Fonte Samson.

Outros pontos de interesse incluem a lendária Torre Negra, que os visitantes podem subir, a loja de sal da cidade, a Catedral de São Nicolau e a Cervejaria Budejovicky Budvar, que vem usando a mesma receita de cerveja há sete séculos.
6. Cesky Krumlov
Cesky Krumlov é a jóia da coroa da arquitectura renascentista no sul da Boémia. Os visitantes vão querer passar algum tempo explorando o Castelo de Cesky Krumlov e os seus jardins, um Património Mundial da UNESCO; o museu do castelo está localizado no segundo dos cinco pátios do edifício. Outras atracções proeminentes são o Masquerade Hall, o teatro barroco e a torre do castelo, onde os visitantes encontrarão uma das vistas mais espectaculares da cidade histórica.

Uma visita aos jardins do castelo e uma performance no auditório giratório são experiências obrigatórias. Um passeio pela cidade velha, do outro lado do rio Vltava, revela seu carácter medieval impressionante, com ruas estreitas, lojas tradicionais e casas com fachadas coloridas tão bem preservadas que nos fazem viajar no tempo.
7. Hrensko
Hrensko é uma cidade fronteiriça checa com a Alemanha e a porta de entrada para o Parque Nacional da Suíça Boémia. A sua localização na confluência dos rios Labe e Kamenice faz com que seja o ponto mais baixo da República Checa. A encantadora cidade fica no meio de imponentes paredes de rocha do canyon e possui uma extraordinária beleza natural.

Hrensko é o ponto de partida para aqueles que querem ver a Pravcicka Brana, a maior ponte de pedra natural da Europa, e as gargantas do Rio Kamenice. A exploração dos desfiladeiros como atracção turística começou com uma aposta de entre os frequentadores de um bar de Hrensko em 1877. Desde então, milhares de turistas exploraram Edmund Gorge a pé e de barco, e muitos continuam até ao mais desafiador e perigoso Wild Gorge.
8. Kutna Hora
Kutna Hora é uma cidade da República Checa que foi colocada na Lista Cultural e Patrimonial Mundial da UNESCO em 1995 devido à sua importância histórica e arquitectura única. É conhecida como o tesouro de prata, devido à sua história de mineração, e é considerado uma verdadeira jóia do país, com estilos arquitectónicos variados e diversos edifícios de vários períodos históricos.

O centro da cidade é seu ponto mais interessante, apresentando duas catedrais na lista do Património Mundial da UNESCO, a Catedral da Assunção da Virgem Maria e a Catedral de Santa Bárbara. Vários passeios pela cidade são possíveis para que os visitantes possam explorar as igrejas, palácios, estátuas e pontes.
9. Liberec
A região de Liberec tem quatro áreas turísticas distintas, o paraíso boémio, a área de Ceska Lipa, as montanhas gigantes e as montanhas Jizera. A cidade de Liberec está no centro da região, proporcionando aos visitantes uma magnífica arquitectura histórica e o famoso hotel no topo da montanha, o Hotel Jested. É também onde acontece uma variedade de actividades culturais, desde atracções modernas, como apresentações de teatro, concertos e festivais, até vários museus que exibem a rica história da região e as festividades folclóricas.

As diversas cadeias montanhosas de Liberec oferecem aos hóspedes incríveis oportunidades de esqui com resorts em Bedrichov e Harrachov. As regiões de Ceska Lipa e Bohemian Paradise apresentam castelos, fortificações, formações rochosas e monumentos religiosos dignos de serem visitados com calma para poder apreciar em condições as muitas belezas desta região da República Checa.
10. Mikulov
Mikulov é uma cidade idílica para os turistas que desejam desfrutar de seus sentidos numa cidade histórica onde é possível ver e visitar um pouco de tudo, desde os monumentos arquitectónicos até os famoso vinhos produzidos nesta região vinícola, uma das poucas regiões produtoras de vinho na República Checa. Para aqueles que amam a natureza e que gostam de permanecer activos mesmo em tempo de férias, os mais de 700 quilómetros de ciclovias e os lagos Nove Mlyny, onde é possível nadar, velejar e pescar, são de visita obrigatória.

Mikulov também apresenta vários caminhos educacionais que mostram a beleza natural da área intercalada com magníficos monumentos como o castelo de Dietrichstein, a tumba de Dietrichstein e a Kozi Hradek (Torre da Cabra). Como região vinícola proeminente, os visitantes também poderão desfrutar de várias experiências de degustação de vinhos, festivais e eventos.
11. Olomouc
Olomouc é a sexta maior cidade da República Checa e uma das cidades mais proeminentes do antigo Reino da Boémia. É bem conhecido pela sua antiga universidade e pelas tradições culturais, espirituais e artesanais, tornando-se um local atraente para intelectuais, artistas e empresários.

Está situada no coração da Morávia, com uma variedade de atracções, incluindo vários parques, um grande jardim zoológico, uma piscina, o moderno Aqua Park e a reserva natural Litovelske Pomoravi, que possui muitos percursos para ciclismo e caminhadas. Os visitantes também encontrarão a Orquestra Filarmónica da Morávia, uma arquidiocese e uma infinidade de teatros e museus em Olomouc.
12. Pardubice
A cidade de Pardubice fica nas planícies de Labe, onde os rios Labe e Churdimka se encontram; está coberto de prados, pequenas áreas florestais e canais históricos, criando uma paisagem semelhante a um grande parque de um castelo. Pardubice é mais conhecida peplo seu pão de gengibre, cavalos e desportos, com vários espaços de entretenimento para golfe, squash, equitação e escalada.

O ponto central da cidade é Pernstynske Namesti, a praça da cidade, cercada por magníficas casas renascentistas. Como uma cidade de cavalos, o haras em Kladruby nad Labem é uma atracção imperdível, assim como o Great Taxis Ditch. Outros destaques incluem a plataforma de observação Zelena Gate e o Aquacentrum Pardubice.
excelente