A Lituânia é o mais meridional dos três países bálticos que também incluem a Estónia e a Letónia, e foi a primeira república soviética a declarar a sua independência. Mas a história da Lituânia vai muito além da sua pertença à ex União Soviética. Este pequenos país do Báltico, juntamente com os seus vizinhos, esteve sempre entre os domínios da Rússia ou da Suécia, tendo pertencido também ao antigo Reino da Prússia.
A Lituânia é um destino de férias peculiar, bonito e acessível, e segundo dados oficiais, conta com mais de 1 milhão de turistas todos os anos. A maioria dos visitantes procura a capital, Vilnius, mas há muito mais para descobrir no resto do país.
Sendo um território relativamente pequeno, é muito fácil alugar um carro e partir à aventura pelo interior e, assim, descobrir pequenas preciosidades como o castelo da Ilha de Trakai, por exemplo. Estes são os melhores locais para visitar na Lituânia.
1. Vilnius
Vilnius está localizada no nordeste da Lituânia, perto da fronteira com a Bielorrússia. É uma cidade repleta de charme do velho mundo e abriga o maior centro histórico barroco da Europa. Vangloria-se de becos de paralelepípedos, numerosas igrejas católicas e ortodoxas, majestosos miradouros nas colinas da cidade, modernos arranha-céus, restaurantes de classe mundial e uma agitada vida nocturna.

A cidade combina perfeitamente o antigo com o novo. Locais históricos, como as células de tortura usadas durante a Segunda Guerra Mundial, são contrariados pelo The Road to Freedom, uma escultura que representa o longo caminho que a Lituânia percorreu para recuperar a sua liberdade dos nazis. A cidade possui uma colecção diversificada de atracções culturais, arquitectónicas, históricas e contemporâneas. A Torre Gediminas, por exemplo, é um símbolo famoso de Vilnius e da Lituânia.
2. Birzai
Birzai é uma das cidades mais antigas da Lituânia, com mais de cinco séculos e localizada na região norte do país. A cidade fica na junção do rio Asascia com o rio Agluona e nas margens do lago Sirvena e do lago Kiluciai. É uma área culturalmente rica com várias igrejas magníficas, incluindo a Igreja Reformada Evangélica de São João Baptista.

Birzai também é rica em natureza, com várias grutas com mais de 9.000 formações cársicas. Estas famosas cavernas são usadas pelos habitantes locais como um recurso para práticas de cura e para o fabrico de cerveja. As principais atracções da cidade incluem a Cervejaria Rinkuskiai Brewery Butautu Manor, o Parque Regional Birzai e o Castelo Birzai.
3. Trakai
Trakai é a jóia cultural da Lituânia. Foi em tempos a capital do país e trata-se de uma pequena cidade cercada por cinco lagos. O centro histórico preservado, com os seus castelos medievais, arquitectura de madeira e paisagens deslumbrantes contrasta com a mais moderna cidade vizinha de Vilnius. O Castelo de Trakai, a residência de Verão dos séculos 14 e 15 do Grão-Ducado da Lituânia é o destaque deste destino turístico cultural.

Nesta belíssima cidade medieval são famosas as encenações históricas que retratam a vida na Idade Média, com cavaleiros, princesas e torneios. Há cavaleiros em competições de armaduras e outros eventos dramáticos como a encenação da ópera de Pilenai. O Parque Nacional Histórico de Trakai deixará os visitantes com a sensação de terem voltado atrás no tempo.
4. Palanga
Palanga é uma vila costeira com duas personalidades distintas; durante os meses de Verão, é uma cidade animada para festas, enquanto no Inverno serve como uma tranquila comunidade de aposentados. Possui pouco mais de seis quilómetros de uma praia de areia branca com florestas de pinheiros e dunas de areia que servem como pano de fundo.

Esta charmosa comunidade de táxis movidos a pedais e casas de madeira pode ser bastante pequena, mas proporciona um grande impacto com as suas atracções e a vibração do seu povo. As principais atracções incluem o Amber Museum, a Amber Processing Gallery, o Antanas Moncys House Museum, a Casa Memorial Dr. Jono Sliupas, o Exile & Resistance Museum e o Botanical Park.
5. Sventoji
A pequena cidade resort de Sventoji é muitas vezes referida como a irmã mais nova de Palanga e o foco aqui é a diversão em família. Os visitantes podem passar a manhã a passear pela Rua Kopu, caminhando pelas ruas Juros e Sventosios para examinar a principal área de turismo da cidade, e tomar o pequeno almoço antes de seguir para a famosa Ponte dos Macacos.
Esta ponte suspensa para pedestres cruza o rio Sventoji, conectando a rua Kopu e a praia. A Igreja Nossa Senhora dos Mares, com a sua torre de 62 metros, merece uma visita, assim como o Zemaiciu Alkas, um santuário neo-pagão no lado norte da cidade. É um grupo de postes de madeira representando deuses e deusas baseados em achados arqueológicos locais.
6. Utena
Utena é uma das cidades mais antigas da Lituânia, mencionada pela primeira vez por escrito em 1261. A cidade histórica está aninhada entre os lagos Dauniskis e Vyzuonaitis nos Aukstatians orientais. Utena é um destino turístico durante todo o ano com a grande atracção do Verão sendo actividades recreativas no Lago Alausas. Os fãs de corrida reúnem-se na pequena cidade no Inverno para o popular Halls Winter Rally.

Outro destaque é o Museu de Cerâmica da Lituânia – o único do género no país -, onde os visitantes podem experimentar trabalhar a cerâmica e apreciar as exibições do museu. A antiga estação de correios de Utena mostra a história da cidade como uma estação de caminho entre Varsóvia e São Petersburgo, onde muitos hóspedes ilustres permaneceram durante as suas viagens.
7. Paluse
Paluse é a capital do Parque Nacional Aukstaitija e onde ocorre a maioria dos eventos do parque. A cidade e o Parque Nacional foram reverenciados como a Meca do turismo aquático desde meados do século XX. Os visitantes podem visitar o parque a pé, de bicicleta, ou de canoas e barcos alugados durante o Verão e esquiar durante o Inverno.

Existem vários locais de campismo e casas de barco disponíveis para alugar para aqueles que gostariam de ficar dentro do parque. Fora do parque, as inúmeras atracções incluem um antigo santuário de madeira, a igreja de Paluse, o Museu de Apicultura Stripeikiai e o Moinho de Ginuciai.
8. Klaipeda
Klaipeda é a terceira maior cidade da Lituânia, oferecendo aos visitantes uma mistura única de charme do velho mundo e modernidade do novo mundo. Esta antiga capital da Prússia manteve grande parte da sua arquitectura de estilo alemão com a antiga cidade revestida de paralelepípedos e uma torre remanescente do antigo castelo construída com tijolos vermelhos.

A sua rica história é apenas ofuscada pela sua importância como o único porto da Lituânia para ferries de passageiros e de carga, bem como navios de cruzeiro de grande porte. O rio Dane atravessa a cidade, naturalmente cortando-a em duas áreas distintas; o norte do rio é o lado contemporâneo, e o sul do rio é onde fica a cidade velha. Cada lado oferece a sua própria colecção de hotéis, restaurantes, lojas e atracções.
9. Kernave
O sítio arqueológico de Kernave está situado no leste da Lituânia, a cerca de 32 km a noroeste de Vilnius. Serve como documentação de assentamentos humanos de mais de 10 milénios localizados no vale do rio Neris. O local é uma colecção diversificada de propriedades arqueológicas, assentamentos não fortificados, fortes e locais de sepultamento, além de outros monumentos culturais, arqueológicos e históricos, desde o final do período Paleolítico até a Idade Média.

Kernave foi uma cidade antiga crucial durante a Idade Média, e grande parte da antiga terra foi preservada, incluindo a descoberta dos restos de cinco extraordinários fortes, parte de um sistema de defesa consideravelmente grande.
10. Kaunas
Kaunas é a segunda maior cidade da Lituânia e situa-se na confluência dos dois maiores rios do país, Nemunas e Neris. Vangloria-se de atracções históricas e culturalmente ricas, como a sua Cidade Velha medieval, que é pontilhada com igrejas na Praça da Câmara Municipal, bem como o lindamente restaurado Castelo de Kaunas.

O mosteiro Pazaislis, localizado perto da barragem hidroeléctrica, é uma representação impressionante do estilo barroco do norte da Europa. O Museu dos Diabos presta homenagem à história pagã da Lituânia e merece uma visita. Outro grande destaque é a fortaleza russa protectora da cidade, baterias, fortes e quartéis do século 19 que cercam a localidade; que são considerados como os mais bem preservados da Lituânia.
11. Anyksciai
Anyksciai é uma bonita e histórica cidade, com áreas naturais únicas, museus interessantes e uma riqueza de atracções e paisagens intrigantes. O Museu do Anjo, um centro de arte sacra, o Museu do Cavalo, o Museu da Floresta e o Museu Ferroviário de bitola estreita são excelentes opções para conhecer a cidade e a sua cultura variada.
Postos de observação estão localizados em toda Anyksciai, proporcionando vistas pitorescas de florestas de pinheiros, do Lago Rubikiai, e de vários monumentos e igrejas. O Jardim Botânico Traupis, a Exposição Slave, a Exposição Variaus e o Carvalho Zazumbris mostram os maravilhosos e únicos atributos naturais desta cidade. Há também várias igrejas arquitectónicamente magníficas que merecem uma visita.
12. Rumsiskes
Rumsiskes é um museu ao ar livre que é um microcosmo da história da Lituânia, disposta numa vasta colecção de edifícios e artefactos. A vida no campo é representada através de complexos de aldeias, cidades e fazendas. Artefactos de aldeias inteiras e fazendas que datam de cerca de 1750 a 1950 foram trazidos para Rumsiskes e remontados aqui pelo Ministério da Cultura da República da Lituânia.

Eles são exibidos numa simulação dos seus ambientes naturais com cercas, monumentos sagrados e espaços verdes. São cinquenta e uma casas que apresentam características de vários períodos da história da Lituânia, incluindo móveis, ferramentas, utensílios de cozinha e roupas. Outros edifícios apresentam itens diários lituanos onde é utilizada argila, metal, âmbar, madeira e tecelagem. No fundo, trata-se de um museu ao ar livre sobre como era a vida e o dia a dia do povo da Lituânia há 250 anos.