A Letónia é um destino cada vez mais popular entre os turistas europeus. Este pequeno país do Báltico conseguiu nos anos 90 do século passado a sua independência da Ex-União Soviética ao mesmo tempo que os seus vizinhos, Lituânia e Estónia. Embora muitos não acreditassem na viabilidade destes 3 estados do Báltico, a verdade é que eles aproveitaram a oportunidade e conseguiram desenvolver-se a um ritmo muito superior aos restantes países da Europa, sobretudo graças a uma aposta muito forte nas tecnologias da informação.
Com o passar dos anos, a Letónia tem atraído a atenção dos operadores turísticos e neste momento é um destino em ascensão, muito por causa da sua belíssima capital, Riga, que possui um charme medieval intercalado com inúmeros edifícios em Arte Nova, sendo mesmo uma das cidades europeias com melhores condições para apreciar este peculiar estilo arquitectónico.
Mas a Letónia não é apenas a sua capital, Riga. Apesar de ser um pequeno país, possui uma enorme variedade de paisagens e atracções, desde pequenas vilas medievais a igrejas ortodoxas, passando por belos palácios, praias e parques naturais. Estes são os melhores locais para visitar na Letónia.
1. Riga
Riga, a capital da Letónia, é uma cidade europeia moderna, onde o velho e o novo convivem e coexistem alegremente. Independentemente dos seus interesses, você vai encontrar algum aspecto de Riga para desfrutar – a história, arquitectura, arte e cultura, ou os muitos espaços verdes onde você pode desfrutar da natureza.

Para absorver a atmosfera de Riga, pode começar a sua exploração na Cidade Velha, o centro histórico da cidade onde os estilos arquitectónicos medieval e Art Nouveau encantam os entusiastas da arquitectura, enquanto os amantes da cultura podem visitar a ópera, assistir à Orquestra Filarmónica da Letónia e deliciar os seus olhos com as colecções de arte de várias galerias. Os destaques da sua visita a Riga incluem o Castelo de Riga, a Catedral Dome e a Igreja de São Pedro. Além disso, existem 40 museus para agradar aos mais fervorosos fãs de história.
2. Aluksne
A cidade e região de Aluksne está localizada no canto nordeste da Letónia, perto das fronteiras com a Rússia e a Estónia. A região tem um rico legado histórico para os visitantes explorarem, bem como uma boa variedade de actividades ao ar livre. Os entusiastas da história e da arquitectura podem visitar o antigo (1342) castelo de pedra na Ilha do Castelo, o Velho Palácio do Lago (1794) e o Palácio Novo de Aluksn, que remonta a 1864.

Além disso, existem vários outros palácios e mansões lindamente preservados bem como museus para adicionar ao seu itinerário. Os caminhantes podem escolher entre várias e belos trilhos à beira do lago, e o lago oferece vários tipos de passeios de barco no Verão, enquanto no Inverno a ênfase muda para o esqui cross-country.
3. Bauska
A cidade histórica de Bauska está localizada no sul da Letónia, numa área de baixa altitude conhecida pelas suas grandes extensões de florestas intocadas, rios abundantes e várias reservas naturais. Além da riqueza de atracções ao ar livre, a cidade também tem vários edifícios históricos que você pode visitar, incluindo o Palácio Rundale, em estilo barroco e rococó, o Castelo Bauska, do século XV, e várias outras casas senhoriais.

No Museu Bauska, você pode aprender sobre o início da história da cidade ou fazer uma visita guiada ao redor do centro histórico. No Museu do Motor, você pode ver exemplos de veículos antigos num armazém da Era Soviética recentemente reformado. Depois de um longo dia a explorar, pode provar as especialidades locais num passeio gastronómico.
4. Cesis
A cidade de Cesis remonta a 1206 e sempre foi conhecida pela ênfase que colocou nas artes, educação e cultura. Além de visitar uma variedade de museus, galerias de arte e edifícios históricos realmente bons, você também pode desfrutar de excelente recreação ao ar livre e uma atmosfera vibrante e acolhedora.

Aqueles que amam a história e a cultura poderão visitar o encantador Castelo Medieval de Cesis e a histórica Cidade Velha, onde poderá admirar muitos exemplos de belas alvenarias e antigas casas de madeira. A cidade é pontilhada com esculturas ao ar livre e obras de arte de artistas locais estão em exibição na Galeria de Arte Insígnia. Para uma pausa da arte e cultura, você pode fazer caminhadas ou andar de bicicleta ao longo de várias trilhas cénicas ou desfrutar de canoagem e remo num dos rios que atravessa a cidade.
5. Curlândia
A Curlândia (ou Kurzeme em letão) é uma região da Letónia localizada ao longo da costa oeste do país, pouco povoada – uma jóia desconhecida para todos os amantes da natureza. As impressionantes falésias de 20 metros ao longo da costa de Jurkalne são populares entre os entusiastas do camping e oferecem condições ideais para parapente, windsurf e kite boarding.

No interior, as cascatas Venta, com 100 metros de largura, são o lugar para se visitar no outono e na primavera para ver centenas de salmões tentando saltar as cataratas. A observação de pássaros é excelente em todo o litoral, especialmente durante a migração. As famílias poderão visitar o Parque Aventura de Ventspils, que oferece vários cursos de obstáculos, um parque aquático no verão e oportunidades de esqui e snowboard no inverno. Mas a Curlândia não é apenas Natureza. De facto, esta região chegou mesmo a ser independente durante uns meros 8 meses no século XX e como prova da imensa cultura deste local, também é possível visitar vários palácios, castelos e museus.
6. Daugavpils
Daugavpils é a segunda maior cidade da Letónia, localizada ao longo das margens do rio Daugava, no sudeste do país. Uma das principais atracções turísticas da cidade é a famosa Fortaleza de Daugavpils, que continua sendo um dos castelos defensivos mais completos da Europa, datando do início do século XIX. Você pode passar várias horas explorando este forte histórico, que é construído no estilo Império, com excepção do Gótico portão de Nikolas e da Torre da Água.

O edifício do Arsenal da fortaleza abriga agora o centro de arte Mark Rothko, que apresenta artistas letões e internacionais. Os amantes da história também devem visitar a colina das Igrejas que é, sem surpresa, o lar de quatro igrejas muito interessantes. A cidade possui vários parques e jardins, museus e o Zoológico Latgale.
7. Jelgava
A cidade histórica de Jelgava está localizada a apenas 40 km de Riga, numa das partes mais pitorescas do país. A cidade remonta a 1578, tornando-se uma das cidades mais antigas da Letónia, e há muitas atracções históricas e culturais para serem exploradas. Os principais destaques históricos para adicionar à sua lista de coisas para explorar são a Torre da Igreja da Santíssima Trindade de Jelgava (que inclui um museu e deck de observação), o Museu de História e Arte Jelgava e o Museu do Palácio Jelgava.

Para uma pausa da história e cultura, você pode desfrutar de algumas actividades ao ar livre – explorar a cidade e os seus arredores ao longo de uma selecção de ciclovias, fazer caminhadas nos prados Lielupe Flood (que possuem excelentes locais de observação de pássaros e a chance de ver cavalos selvagens) ou subir aos ares numa excursão de balão de ar quente.
8. Jurmala
Durante mais de 200 anos, a estância balnear de Jurmala atraiu pessoas locais (e um número crescente de visitantes internacionais) que vêm para relaxar e descontrair ao longo da extensa praia de pinheiros na Baía de Riga. Você pode aproveitar o sol na longa e enorme praia, visitar um museu ao ar livre ou explorar as fontes de enxofre, a vida selvagem e as trilhas a pé no Parque Nacional Kemeri.

Os amantes da música podem desfrutar de um show no Dzintari Concert Hall e todos poderão passear pela avenida de pedestres da rua Jonas, onde você pode comer, beber, fazer compras e observar as pessoas. Depois de um dia agitado na praia, pode visitar um dos muitos spas para uma sublime sessão de mimos.
9. Kuldiga
Visitar a pequena cidade de Kuldiga é um pouco como voltar no tempo para uma era mais lenta e mais gentil. A cidade está localizada na região de Kurzeme (ou Curlândia) ao longo da costa ocidental do país, pouco povoada, rica em história e bela arquitectura e cercada por belezas naturais.

Você pode começar a sua excursão por esta pequena e adorável cidade na praça central da cidade para ver uma colecção de edifícios barrocos bem preservados, enquanto nas proximidades você pode passear por ruas de paralelepípedos repletas de casas de madeira, parques e canais maravilhosamente restaurados. Depois de explorar a cidade, pode ir até à impressionante Cascata do Rio Ventas, a mais larga da Europa. Há agradáveis trilhas para caminhadas, rios para descobrir em caiaque, e ciclismo. Windsurf e parapente são actividades populares.
10. Sigulda
A charmosa pequena cidade de Sigulda está localizada a apenas 1 hora de carro de Riga, numa área de excepcional beleza natural. Um passeio cénico rápido no teleférico aéreo levará você para fora do vale e através do rio Gauja para ver três castelos históricos, incluindo o Castelo de Sigulda, o Castelo de Turaida e as ruínas do Castelo Medieval de Krumulda. Os apreciadores de arquitectura história poderão ser surpreendidos já que a área em torno de Sigulda tem muitas mansões históricas, imponentes vilas, igrejas e outros edifícios antigos para admirar.

A beleza da paisagem circundante convida os amantes da natureza a sair e a serem activos – você pode fazer caminhadas ou alugar uma bicicleta, scooter ou até mesmo um barco para explorar a paisagem, enquanto os temerários podem experimentar o Bungee Jumping e outros desportos radicais em dois parques de aventura.
11. Parque Natural Tervete
O Parque Natural Tervete é uma adição essencial ao seu itinerário letão se você viajar com crianças, e é também divertido para os adultos que gostam de ficar desfrutar de um passeio ao ar livre. O parque está localizado numa floresta antiga e intocada, onde algumas das árvores têm mais de 300 anos. Você pode subir até o topo da torre de observação para obter uma vista fantástica do centro da floresta.

As crianças vão adorar explorar a Floresta dos Contos de Fadas, o Parque Infantil e a Floresta dos Gnomos, onde todas as pequenas casas são do tamanho de um gnomo – perfeitas para crianças – e há vários personagens de fantasias e até mesmo uma princesa. Há um belo lago onde você pode alugar barcos para passeios ou pesca e uma caminhada no topo das árvores para adultos. Você pode fazer um piquenique ou fazer um lanche numa das cantinas do parque.
12. Tukums
A pequena cidade de Tukums está situada entre Riga e o Mar Báltico, na pitoresca região de Kurzeme, na Letónia – um destino ideal para uma interessante viagem de um dia saindo de Riga. Algumas das actividades mais especiais que você pode participar em Tukums incluem visitar “Cinevilla”, um antigo cenário de um filme que agora é uma atracção turística onde você se pode vestir com vários trajes e aprender sobre a cinematografia.

Um passeio pelo castelo Durbes irá elucidá-lo sobre a história e a cultura da Letónia e inclui uma visita a um workshop de cerâmica. Na Padaria Laci, você pode ver como o pão favorito da Letónia é feito e tentar fazer pão tradicional. Para diversão ao ar livre pode aproveitar o bobsleigh de Verão ou uma variedade de desportos de Inverno no Centro de Recreação Zviedru cepure.