Frequentemente classificada entre os países com mais qualidade de vida e mais felizes do mundo, a Dinamarca é um lugar para aqueles que desejam aproveitar o charme do Velho Mundo e aproveitar a natureza discreta e espectacular. As cidades são na sua maioria compactas e tranquilas, e muitas têm edifícios e características medievais bem preservadas.
O país é conhecido pelo seu design inovador, que é evidente nas suas cidades modernas, onde pode apreciar essas características de design lado a lado com elementos históricos.
As artes são populares na Dinamarca e por isso poderá encontrar muitas oportunidades para satisfazer o seu lado criativo, bem como inúmeras oportunidades para desfrutar de restaurantes de renome mundial, entretenimento de qualidade e natureza simples e bonita. Estes são os melhores locais para visitar na Dinamarca.
1. Copenhaga
A capital da Dinamarca, Copenhaga, fica situada num par de ilhas costeiras chamadas Amager e Zealand. A cidade tem um belo centro histórico com muitas maravilhas arquitectónicas, incluindo o distrito rococó do século XVIII, conhecido como Frederiksstaden, onde fica a residência da família real, o Palácio de Amalienborg.

Nas proximidades, você encontrará outros edifícios interessantes, como o Castelo de Rosenborg e o Palácio de Christiansborg. Fazer um passeio pelo canal no porto interior e nos canais circundantes é uma das formas mais agradáveis de ver muitas das atracções da cidade. Existem muitas empresas que oferecem visitas guiadas, e algumas até têm barcos aquecidos no inverno.
2. Aalborg
Aalborg fica na região da Jutlândia, na Dinamarca, e é a quarta maior cidade do país. A cidade é conhecida pela sua vibrante vida à beira-mar no local conhecido por Limfjord. O centro da cidade é fácil de percorrer e há transporte público confiável se você quiser ir mais longe. Várias atracções populares incluem o Castelo de Aalborg, a destilaria de Aalborg Akvavit e o Museu de Arte Moderna KUNSTEN.

Também pode visitar um antigo cemitério Viking. As famílias que visitam esta cidade da Dinamarca vão adorar o pequeno mas agradável Zoológico de Aalborg, que tem elefantes, grandes felinos, girafas e muitos outros animais exóticos. Há muitos belos locais naturais na área em torno de Aalborg, mas é aconselhável alugar um carro para visitá-los.
3. Funen
Funen é uma ilha descontraída conhecida como o berço do famoso autor Hans Christian Anderson. A ilha é linda, com vida vegetal exuberante e praias arenosas. Embora seja uma ilha, é muito fácil chegar lá de carro, pois há uma grande autoestrada que corta a ilha e os comboios de passageiros também param aqui.

As antigas residências de H. C. Anderson e do compositor Carl Nielsen foram convertidas em museus sobre as suas vidas. Há também algumas pequenas aldeias de pescadores que você pode visitar, bem como um parque conhecido como Den Fynske Landsby, que apresenta casas históricas de toda a ilha que foram reconstruídas para os turistas apreciarem e descobrirem como era o quotidiano das pessoas que aqui viviam há alguns séculos.
4. Helsingor
Helsingor é uma cidade portuária no lado oriental do país. A estrutura mais notável aqui é o castelo de Kronborg, que remonta ao século 15 e ficou famoso como cenário da famosa tragédia de Shakespeare, Hamlet. Os interessados em história marítima certamente vão querer parar no Museu Marítimo M/S, nas proximidades, que conta a história marítima da Dinamarca. Há exposições cobrindo mais de 600 anos.

O menor Skibsklarerergaarden é um museu histórico que preserva a casa onde viveu o comandante do navio da cidade. Outras atracções incluem o Aquário de Oresund, o Castelo Marienlyst e o Museu Dinamarquês de Ciência e Tecnologia.
5. Hillerod
Hillerod é uma cidade ao norte de Copenhaga que é mais conhecida pelo Castelo de Frederiksborg, que remonta ao século XVII. Os terrenos do castelo estão espalhados por três pequenas ilhas e apresentam jardins deslumbrantes representantes do estilo barroco. O Museu de História Nacional ocupa o castelo e apresenta exposições que cobrem mais de 400 anos da história do país.

Aqui encontrará obras de arte, móveis e outros itens de diversos momentos da história de Hillerod. O Hillerod Town Museum tem uma bela colecção de impressoras antigas, bem como modelos das ruas do século XIX. Se gosta de apreciar e de passear em plena natureza, visite Aresso, onde existe um lago no qual pode praticar caiaque, ou a Floresta Grib, onde existem vários trilhos pedestres dignos de serem percorridos.
6. Kolding
Kolding é uma cidade na costa no sul da Dinamarca. A cidade é bastante pequena e por isso mesmo é fácil perder-se pelas suas ruas em simples caminhadas a pé. Também é muito fácil deslocar-se de autocarro para visitar alguns locais na periferia da cidade.

Muitos dos principais locais estão bem no centro, incluindo Koldinghus, a Igreja de São Nicolau e Geografisk Have. Portanto, a maioria dos turistas não viajam muito quando aqui chegam. O Koldinghus é uma das atracções mais populares. É um castelo dinamarquês do século XIII que foi restaurado para uso como museu. A Igreja de São Nicolau é uma das igrejas mais antigas do país e também é digna de uma paragem demorada para apreciar a beleza da sua arquitectura.
7. Mon
Mon é uma pequena ilha ao sul da Zelândia, famosa pelos seus penhascos de calcário branco. A impressionante cor branca é o resultado das conchas de plantas e animais minúsculos que repousam nos penhascos, que outrora faziam parte do fundo do mar. Em alguns pontos, as falésias chegam a 150 metros de altura. Muitos visitantes gostam de procurar fósseis nestas paragens.

O Castelo de Liselund é outra atracção popular. É um belo complexo composto por vários pequenos castelos no meio de belos jardins. Visitas guiadas estão disponíveis e o lado oriental proporciona belas vistas das falésias. Outras atracções incluem a histórica Igreja Elmelunde e um moderno museu de arte familiar chamado GeoCenter Mons Klint.
8. Odense
Odense é a maior cidade da ilha de Funen e a terceira maior da Dinamarca. A cidade é muitas vezes ignorada por turistas em favor de Copenhaga e Aarhus mas, no entanto, tem muito a oferecer vários locais merecem uma visita, como um zoológico bem equipado, um festival de cinema popular e museus maravilhosos.

Uma das principais atracções da cidade é a casa do autor mundialmente famoso, Hans Christian Anderson. A cidade tem ainda um novo jardim zoológico, que pode facilmente ser encontrado a partir do centro da cidade. No final do dia há um número de restaurantes e cafés de qualidade nos quais poderá saborear um pouco da cozinha tradicional dinamarquesa.
9. Ribe
Ribe é a cidade mais antiga da Dinamarca e, apesar de ser bastante pequena, é notável devido à boa preservação de muitos edifícios e características medievais. Caminhar a pé é a melhor forma de conhecer o centro histórico de Ribe, repleto de ruas de paralelepípedos, cafés aconchegantes e casas históricas e bem preservadas.

As atracções incluem a Catedral de Ribe, que tem uma bela vista do topo da torre, o Museet Ribes Vikinger, que é um museu dedicado à Era Viking, e o Wadden Sea Center, nos arredores de Ribe. A cidade também é a porta de entrada para o Parque Nacional do Mar de Wadden e a partir de Ribe pode fazer uma excursão de um dia até o maior parque nacional da Dinamarca e Património Mundial da UNESCO.
10. Aarhus
Uma visita a Aarhus revelará uma cidade com aspectos modernos e cosmopolitas e o charme de uma pequena aldeia. A cidade é a segunda maior da Dinamarca e está localizada na península da Jutlândia. A cidade tem um encantador centro histórico com uma série de restaurantes pitorescos e bares maravilhosos, especialmente aconselhados a quem viaja em férias românticas.

A cidade é bem organizada e limpa, facilitando a locomoção em bicicleta ou a pé. Poderá encontrar e observar muitos exemplos interessantes de arquitectura europeia em toda a cidade, incluindo o Concert Hall. Outras atracções incluem o museu de arte chamado ARoS, o Museu das Mulheres, o Von Frue Kirke e o parque de diversões Tivoli Friheden.
11. Bornholm
Bornholm é uma ilha no Mar Báltico, na costa sul da Suécia, com uma atmosfera cosmopolita e isolada. Embora seja de propriedade dinamarquesa, fica mais próxima da Polónia, Alemanha e Suécia do que da Dinamarca continental. A parte norte da ilha tem algumas ruínas famosas da fortaleza medieval Hammershus, que foi construída no século XIV.

O lado sul tem praias de areia, que são as mais próximas que você encontrará de uma praia mediterrânea no Mar Báltico. A ilha é a parte mais ensolarada do país e é um local de férias popular para os dinamarqueses. A ilha é conhecida pelo seu artesanato e belas artes, pela sua bela paisagem natural e pelo seu arenque defumado.
12. Ebeltoft
Ebeltoft é uma antiga cidade portuária na costa leste do país. A cidade é relativamente nova para o circuito turístico, mas hoje as pessoas vêm de todas as partes para ver a fragata de guerra chamada Jylland, ancorada no porto da cidade e restaurada de 1860 e uma pequena Câmara Municipal do final do século XVIII, que foi convertida em museu.

A fragata é o maior navio de madeira do planeta e é mantida num grande centro náutico dedicado a restaurar e preservar navios. Já foi um navio de guerra comissionado da Marinha Real Dinamarquesa e também foi usado para transportar passageiros da Dinamarca para as Índias Ocidentais Dinamarquesas. Hoje, descansa das suas aventuras ao lado de outros navios históricos.