A cidade de Frankfurt é há muito tempo associada aos negócios e ao dinheiro e não é por acaso: esta belíssima cidade da Alemanha transformou-se no centro financeiro do país e, posteriormente, de toda a União Europeia. Aqui estão localizadas as sedes de grandes bancos alemães e europeus. Mas o turismo em Frankfurt não vive apenas do seu centro financeiro e dos negócios que aí se realizam.
Se procura o que fazer em Frankfurt irá verificar que não faltam opções. Um dos principais destaques é o seu quarteirão dos museus: um espaço onde se concentram mais de uma dezena de museus de excelente qualidade que abrangem temas desde a arte moderna, à ciência e à história.
Outras atracções turísticas e pontos de interesse de Frankfurt incluem a sua belíssima catedral e outras igrejas e também, como não poderia deixar de ser, a casa de Goethe, um dos seus cidadãos mais ilustres. Estes são os melhores locais para visitar em Frankfurt.
1. Römerberg (Centro Histórico de Frankfurt)
Com cenários perfeitos para fotos, Römerberg é a porta de entrada para o envolvente Centro Histórico de Frankfurt (Altstadt). Desde o século IX, a praça é o coração do centro histórico da cidade, sediando coroações, execuções, mercados, festivais opulentos e torneios reais. Hoje, as casas com fachada em estilo enxaimel de Römerberg são exemplos maravilhosos da paisagem urbana medieval de Frankfurt. Dominando a praça está o belo Römer, prédio neogótico que sediou a prefeitura da cidade durante mais de 600 anos. Alguns dos mais poderosos monarcas do Sacro Império Romano foram coroados aqui e apreciaram fartos banquetes no salão de festas.

Você pode ver as estátuas desses imperadores na varanda decorativa. O Römer e boa parte da praça foram reconstruídos após terem sido gravemente danificados pelos bombardeios aliados durante a Segunda Guerra Mundial. Desde o século XVI, a Fonte da Justiça (Gerechtigkeitsbrunnen) ocupa o centro da praça. Nas proximidades, uma placa de metal colocada nas pedras do calçamento indica o local onde nazis queimaram livros em 1933. Preste atenção à parte leste da praça, onde as casas em estilo enxaimel evocam imagens do período medieval. Ao sul fica a Casa Wertheim, uma das poucas construções que sobreviveu aos bombardeios.
2. Sachsenhausen
Um dos melhores passeios de Frankfurt é fazer o roteiro do nostálgico eléctrico colorido “Ebbelwei-Express”. A música, os tradicionais Brezel e o vinho de maçã, bebida típica da região, garantem um clima de alegria geral. Aqui em Sachsenhausen, os becos estreitos, com calçamento de pedras, e mais de 100 bares e restaurantes criam um clima aconchegante para você provar o vinho de maçã feito nas adegas locais.

Em pouco tempo, você terá feito novas amizades. Nos bares pitorescos e restaurantes típicos de Alt-Sachsenhausen, os habitantes de Frankfurt sentam-se lado a lado com seus visitantes e estão sempre dispostos a uma boa conversa.
3. Catedral de Frankfurt
Ergue-se no centro antigo de Frankfurt esta imponente construção gótica, considerada um dos símbolos da cidade: a Catedral de São Bartolomeu ou, simplesmente, Kaiserdom. Erguida no século XIII, a igreja foi palco de coroações de Reis Alemães e também imperadores do Sacro Império Romano. A construção que vemos hoje, no entanto, é a quinta versão da catedral que já passou por vários períodos críticos, no passado. Entre eles, um incêndio responsável pela destruição de grande parte do prédio, em 1867, e outros danos como consequência dos ataques na Segunda Guerra Mundial.

O belo prédio é imponente por fora e, por dentro, impressiona ainda mais pela beleza e pelas riquezas que guarda. São altares muito antigos e túmulos góticos como os de Louis and Hert von Holzhausen, Johannes von Holzhausen e Rudolf von Sachenshausen. Todos eles encontrados no final do século XIV. Os interessados em conhecer a história da catedral mais a fundo também podem visitar o Dom Museum, que fica no local. A entrada na igreja é gratuita.
4. Centro Financeiro de Frankfurt
As fachadas dos arranha-céus dos bancos, com a sua arquitectura futurista, são um traço característico do centro da cidade. É aqui, entre a estação ferroviária, o centro de convenções e o teatro da ópera, que Frankfurt realiza seu desejo natural de chegar ao topo do mundo: no centro financeiro.

Os dois arranha-céus na rua Bockenheimer Strasse, construídos ainda nos anos 60, são dominados hoje pelos gigantes que acabaram dando a Frankfurt o apelido de “Mainhattan”. Dois clássicos da arquitectura são a sede do Deutsche Bank, com as suas duas torres simbolizando “débito e crédito”, e a torre do centro de convenções, um exemplo grandioso do pós-modernismo.
5. Museumsufer
Nas margens do rio Main em Sachsenhausen, entre as pontes Eiserner Steg e Friedensbrücke, fica a zona conhecida como Museumsufer, a região cultural e artística de Frankfurt, onde se concentram 13 diferentes museus de renome e que se tornou um dos pontos de referência mais importantes para museus na Alemanha e em toda a Europa.

Entre os principais destaques estão o Museu do Artesanato, cujo próprio prédio vale a pena ser visitado, o Museu do Cinema e o Museu de Etnologia. O Museumsufer é também palco de uma festa realizada todos anos, no último fim de semana de Agosto, e da Noite dos Museus, que acontece também anualmente, na primavera.
6. Igreja de São Paulo
A Igreja de São Paulo, ou Paulskirche, originalmente construída em 1833, foi o primeiro prédio a ser reconstruído depois da guerra, num esforço conjunto do leste e do oeste alemães. Afinal, essa igreja simboliza como nenhuma outra uma Alemanha diferente, melhor.

Foi aqui que, em 1848, se reuniram os representantes nacionais eleitos livremente – o primeiro parlamento da Alemanha unificada – para dar ao país uma constituição democrática. Desde 1948, a Paulskirche deixou de ser uma igreja e o seu espaço passou a ser usado para exposições e cerimónias, como a entrega do Prémio Goethe ou do Prémio da Paz concedido anualmente pelos livreiros alemães.
7. Palmengarten
Bem no centro de Frankfurt, perto da movimentada rua Bockenheimer Landstrasse, existe um oásis de tranquilidade, como se tivéssemos voltado ao século XIX: o parque Palmengarten. Uma maravilhosa área verde com um centro de convenções elegante, lagos românticos e canteiros coloridos e bem cuidados, um lugar feito para sonhar e passear.

Grandes estufas, como a Palmenhaus e a Tropicarium, são verdadeiros mundos à parte: paisagens uma vegetação trópica e sub-trópica abundante, com palmeiras, enormes arbustos, samambaias e flores que parecem ter saído directamente do paraíso.
8. Ópera de Frankfurt
O antigo teatro, construído no estilo da Alta Renascença italiana e reconstruído mais tarde fielmente ao original, foi inaugurado com grande pompa em 1981. Desde então, cerca de 300 concertos e eventos por ano atraem um grande público para suas salas, cuja acústica excepcional cria o ambiente perfeito para uma programação de alto gabarito: concertos sinfónicos e de câmara, apresentações de canto, Música Antiga e Moderna, mas também jazz, rock e pop, diversão leve, humoristas ou noites de gala, como o selecto Baile da Ópera de Frankfurt.

A obra de reconstrução foi paga pela população e o projecto — que seguiu o original — ficou a cargo do arquitecto de Berlim Richard Lucae. Para assistir a uma apresentação na ópera de Frankfurt e admirar o igualmente belo interior, é só visitar o website oficial (com informações em inglês) e adquirir o seu ingresso online.
9. Casa de Goethe
“Quando os sinos bateram doze vezes”, como escreveu Goethe, foi a hora em que ele nasceu, em 28 de agosto de 1749. A casa onde nasceu, na rua Großer Hirschgraben, foi restaurada segundo a sua forma original e abriga hoje a Casa de Goethe e o Museu de Goethe. É possível ver também o quarto onde estudava, no segundo andar, mobilado exactamente como era antes.

Foi aqui que ele criou suas obras “Götz von Berlichingen”, “Fausto” e “Os sofrimentos do Jovem Werther”. A decoração e os móveis da cozinha, dos quartos e das salas de visitas reproduzem o estilo e o modo burguês de viver no barroco tardio.
10. Museu Städel
Considerado um dos museus mais importantes do mundo, o Städel reúne 700 anos de arte europeia desde o início do século XIV até o momento actual, com foco em períodos como o Renascimento, Barroco, início da arte moderna, entre outros. No local, há uma vasta e rica colecção composta por três mil pinturas, 600 esculturas, mais de 4 mil fotografias e mais de 100 mil desenhos e gravuras. Obras de arte pertencentes a artistas como Sandro Botticelli, Rembrandt, Jan Vermeer, Claude Monet, Pablo Picasso, entre outros. Além da colecção permanente, o museu costuma sediar exposições temporárias.

Ao lado da lojinha do museu, que vende uma série de produtos relacionados com a arte, está o aconchegante café/restaurante que serve bebidas como chás e cafés, snacks deliciosos, sanduíches, tortas e muito mais. Um local de onde se tem uma bela vista da cidade, principalmente do Rio Meno, perfeito para uma paragem antes ou depois da visita ao museu. A entrada no Städel custa 14 euros (adultos) e 12 euros (meia-entrada). O ingresso dá acesso a todas as exibições do museu, inclusive as temporárias.
11. Museu da Arte Moderna
O Museu de Arte Moderna de Frankfurt, conhecido como MMK, é um dos mais importantes museus de arte contemporânea do mundo e já conquistou seu lugar no circuito internacional de museus,apesar de sua história relativamente recente.

Desde sua abertura em 1991, o prédio na rua Braubachstrasse, cuja arquitectura pós-moderna hoje serve de exemplo, tornou-se parte integrante e um importante ponto de referência da vida cultural e social em Frankfurt. O acervo do MMK conta com mais de 4.500 obras de arte internacionais, dos anos de 1960 até os dias de hoje.
12. Hauptwache
A Hauptwache é um resquício do passado da cidade como uma cidade-estado com protecção própria. A construção é agora um café, que tem vista para uma praça bem movimentada. O prédio foi concluído em 1730 como sede do posto da guarda da cidade, mas perdeu a sua importância no século 19 quando Frankfurt foi anexada à Prússia. Hoje, a Hauptwache é uma construção em estilo barroco no centro de uma cidade modernizada e reconstruída. Observe o tecto curvado e as molduras detalhadas das janelas principais.

A Hauptwache transformou-se em café em 1905. Sente-se para apreciar uma das especialidades de Frankfurt: molho verde com ovos e batata, acompanhados de uma taça de vinho de maçã. A praça em volta da Hauptwache é um dos locais mais movimentados de Frankfurt. Ela está localizada no centro do bairro mais importante da cidade, onde passa a maioria das linhas de metro por causa da estação de comboio aqui perto. Saindo da Hauptwache, caminhe para alguns dos bairros de Frankfurt mais famosos para compras, incluindo o Zeil a leste e a Goethestrasse a oeste.