Início Viagens Os 12 melhores locais para visitar em Alicante

Os 12 melhores locais para visitar em Alicante

Banhada pelo Mediterrâneo, com praias, com muita história e com um castelo a olhar o horizonte. Estes são os melhores locais para visitar em Alicante, Espanha.

0
Alicante
Alicante

Com as águas azul-turquesa do Mediterrâneo a bater contra as costas arenosas, Alicante é um popular destino de resort de Verão e Inverno na Costa Blanca. Este ensolarado local foi chamado de Lucentum (o “lugar da luz”) pelos antigos romanos que ali se estabeleceram. Os visitantes sentem-se seduzidos pelo clima agradável e ambiente à beira-mar. De todos os ângulos, as vistas costeiras são sensacionais. Os turistas desfrutam de uma combinação de lazer e atracções culturais.

Os passatempos mais populares passam por banhos de sol, passear pela calçada junto ao mar e visitar históricos monumentos e fascinantes museus com famosas colecções de belas-artes e arqueologia. Alicante possui, também, muitos arranha-céus e hotéis para os turistas escolherem, jardins exuberantes e elegantes avenidas. Estes são os melhores locais para visitar em Alicante, Espanha.

 

1. Castelo de Santa Bárbara

O Castelo de Santa Bárbara parece brotar de uma afloração rochosa com vista para o mar. A localização no topo da colina é um testemunho do propósito militar do castelo e tem sido um activo estratégico desde a época cartaginesa. O Alcázar Islâmico original do século IX foi capturado dos mouros pelo príncipe cristão Afonso de Castela. A batalha vitoriosa foi no dia da festa de Santa Bárbara, daí o nome da fortaleza.

Castelo de Santa Bárbara
Castelo de Santa Bárbara

Durante o reinado de Filipe II, o castelo foi renovado num estilo renascentista. Os turistas ficam impressionados com os antigos salões da fortificação e as incríveis vistas panorâmicas. A perspectiva estende-se sobre a cidade, ao longo da costa e para as colinas no norte. Revellín del Bon Repós, La Torreta e o esplêndido salão de recepção de Filipe II são, de igual modo, exemplos de coisas que os visitantes quererão, com certeza, ver.

 

2. Museu Arqueológico

O Museu Arqueológico leva os visitantes por uma viagem de 100 mil anos de história. A colecção abrange pré-história; o período clássico da antiguidade com artefactos gregos, romanos e ibéricos; e a Idade Média. Encontrará neste local uma multiplicidade de moedas antigas, uma figura da deusa Tanit e a cerâmica ibérica.

Museu Arqueológico
Museu Arqueológico

A exposição medieval é especialmente impressionante, com uma variedade de mais de 300 objectos. Outra interessante característica do Museu Arqueológico relaciona-se com uma exibição que recria uma cena da vida quotidiana romana. O museu apresenta, ainda, diversas informações sobre os sítios arqueológicos de Lucentum e Illeta, onde muitos dos artefactos foram descobertos.

 

3. Museu de Belas-Artes

O Museu de Belas-Artes ocupa o Palácio de Gravina, do século XVIII, que pertenceu ao conde de Lumiares. Possui uma colecção única de arte criada na região de Alicante. Os trabalhos expostos vão desde o período medieval até ao início do século XX. Entre o realismo histórico e social encontrar-se-ão pinturas de Vicente Poveda, Ricardo Navarrete e Heliodoro Guillén.

Museu de Belas-Artes
Museu de Belas-Artes

A colecção inclui, também, exemplares retratos, sendo que há obras-primas de Emilio Sala, Antonio Gisbert e Joaquín Agrasot. Não deixe de ver as pinturas de Joaquín Sorolla, o famoso pintor impressionista espanhol. Sorolla é conhecido pelo uso de luz e cor e pelas obras de arte com temas respeitantes ao ar livre.

 

4. Basílica de Santa Maria

A Basílica de Santa Maria é a igreja com mais idade de Alicante. Foi construída pelos monarcas católicos no século XIII no local de uma antiga mesquita. Originalmente em estilo gótico, a igreja foi remodelada no século XVIII com uma fachada e interiores barrocos.

Basílica de Santa Maria
Basílica de Santa Maria

Na frontaria, observe a escultura da Virgem, realizada por Juan Bautista Borja. Entre na basílica para admirar o santuário ricamente decorado. Há, igualmente, a destacar o altar rococó e as requintadas capelas de baptismo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here