Com as águas azul-turquesa do Mediterrâneo a bater contra as costas arenosas, Alicante é um popular destino de resort de Verão e Inverno na Costa Blanca. Este ensolarado local foi chamado de Lucentum (o “lugar da luz”) pelos antigos romanos que ali se estabeleceram.
Os visitantes sentem-se seduzidos pelo clima agradável e ambiente à beira-mar. De todos os ângulos, as vistas costeiras são sensacionais. Os turistas desfrutam de uma combinação de lazer e atracções culturais.
Os passatempos mais populares passam por banhos de sol, passear pela calçada junto ao mar e visitar históricos monumentos e fascinantes museus com famosas colecções de belas-artes e arqueologia. Alicante possui, também, muitos arranha-céus e hotéis para os turistas escolherem, jardins exuberantes e elegantes avenidas. Estes são os melhores locais para visitar em Alicante, Espanha.
1. Castelo de Santa Bárbara
O Castelo de Santa Bárbara parece brotar de uma afloração rochosa com vista para o mar. A localização no topo da colina é um testemunho do propósito militar do castelo e tem sido um activo estratégico desde a época cartaginesa. O Alcázar Islâmico original do século IX foi capturado dos mouros pelo príncipe cristão Afonso de Castela. A batalha vitoriosa foi no dia da festa de Santa Bárbara, daí o nome da fortaleza.

Durante o reinado de Filipe II, o castelo foi renovado num estilo renascentista. Os turistas ficam impressionados com os antigos salões da fortificação e as incríveis vistas panorâmicas. A perspectiva estende-se sobre a cidade, ao longo da costa e para as colinas no norte. Revellín del Bon Repós, La Torreta e o esplêndido salão de recepção de Filipe II são, de igual modo, exemplos de coisas que os visitantes quererão, com certeza, ver.
2. Museu Arqueológico
O Museu Arqueológico leva os visitantes por uma viagem de 100 mil anos de história. A colecção abrange pré-história; o período clássico da antiguidade com artefactos gregos, romanos e ibéricos; e a Idade Média. Encontrará neste local uma multiplicidade de moedas antigas, uma figura da deusa Tanit e a cerâmica ibérica.

A exposição medieval é especialmente impressionante, com uma variedade de mais de 300 objectos. Outra interessante característica do Museu Arqueológico relaciona-se com uma exibição que recria uma cena da vida quotidiana romana. O museu apresenta, ainda, diversas informações sobre os sítios arqueológicos de Lucentum e Illeta, onde muitos dos artefactos foram descobertos.
3. Museu de Belas-Artes
O Museu de Belas-Artes ocupa o Palácio de Gravina, do século XVIII, que pertenceu ao conde de Lumiares. Possui uma colecção única de arte criada na região de Alicante. Os trabalhos expostos vão desde o período medieval até ao início do século XX. Entre o realismo histórico e social encontrar-se-ão pinturas de Vicente Poveda, Ricardo Navarrete e Heliodoro Guillén.

A colecção inclui, também, exemplares retratos, sendo que há obras-primas de Emilio Sala, Antonio Gisbert e Joaquín Agrasot. Não deixe de ver as pinturas de Joaquín Sorolla, o famoso pintor impressionista espanhol. Sorolla é conhecido pelo uso de luz e cor e pelas obras de arte com temas respeitantes ao ar livre.
4. Basílica de Santa Maria
A Basílica de Santa Maria é a igreja com mais idade de Alicante. Foi construída pelos monarcas católicos no século XIII no local de uma antiga mesquita. Originalmente em estilo gótico, a igreja foi remodelada no século XVIII com uma fachada e interiores barrocos.

Na frontaria, observe a escultura da Virgem, realizada por Juan Bautista Borja. Entre na basílica para admirar o santuário ricamente decorado. Há, igualmente, a destacar o altar rococó e as requintadas capelas de baptismo.
5. Co-catedral de São Nicolau de Bari
No coração de Alicante, perto da Câmara Municipal, está a Co-catedral de São Nicolau de Bari, do século XVII. Foi dedicada ao santo padroeiro da cidade. Enquanto o exterior é simples, o interior é um impressionante e imponente espaço espiritual.

O santuário possui notáveis retábulos e um excelente claustro. Este monumento histórico único exemplifica o estilo herreriano, uma escola de arquitectura de Espanha dos séculos XVI e XVII. Os edifícios herrerianos distinguem-se pelas fachadas austeras e por linhas geométricas precisas.
6. Playa del Postiguet
Esta bela e extensa praia é estimada pelas suas areias finas e excelentes equipamentos, incluindo casas-de-banho públicas, chuveiros e aluguer de desportos aquáticos, espreguiçadeiras e guarda-sóis. No centro de Alicante, no sopé do Castelo de Santa Bárbara, a praia oferece a serenidade de ondas suaves e águas azul-turquesa profundas.

As águas calmas são ideais para nadar. Os riscos de segurança são sinalizados diariamente. As famílias apreciarão a área de recreação infantil projectada para os mais pequenos. A Playa del Postiguet fica ao lado da marina, onde se encontra o Club Náutico Alicante. Também nas proximidades está a Explanada de España, um bonito passeio marítimo com palmeiras.
7. Marina
Alicante tem um encantador e espaçoso porto, com grandes paredões a servir de protecção. Há diversos iates e barcos particulares ancorados no porto. A marina é uma área agradável para os turistas explorarem, com elegantes restaurantes e lojas convidativas.

Durante o dia, uma caminhada junto ao mar será o ideal para um belo passeio cénico. À noite, o ambiente é deveras animado. Para um jantar romântico e relaxante, escolha um dos restaurantes à beira-mar com vista para a marina.
8. Museu de Arte Contemporânea

Apresenta uma excelente compilação de arte espanhola do século XX. Inaugurado em 2011, o museu possui três departamentos: uma visão geral da arte do século XX com obras de Joan Miró, Salvador Dalí, Juan Gris e Julio González; a colecção Juana Francés; e a colecção Eusebio Sempere. O museu está aberto de terça-feira a domingo e a entrada é gratuita.
9. Câmara Municipal

Esta grande construção barroca tem uma bela fachada churrigueresca e duas imponentes torres que se elevam a 35 metros. O número 9 desta lista encontra-se aberto ao público e os visitantes deverão procurar ver o Salón Azul, que é particularmente deslumbrante. O edifício acolhe, também, interessantes obras de arte de Dalí.
10. Praça de Gabriel Miró
Sombreada por frondosas árvores, esta encantadora e romântica praça é uma homenagem a um famoso autor de Alicante: Gabriel Miró. Uma bonita fonte com estátuas de inspiração clássica adorna o centro e há um busto de Gabriel Miró numa extremidade da praça.

É um local que consegue oferecer uma pausa da agitação da cidade. Os visitantes podem relaxar no terraço para desfrutar da pacata atmosfera ou dar um passeio, sem pressas, pelos belos jardins.
11. Centro histórico

Para se locomover precisará passar por ruas íngremes e escadas entre elevadas paredes caiadas de branco. Os moradores locais orgulham-se das suas casas, sendo que decoram as varandas e portas com flores frescas, além de pintarem as persianas em azuis e verdes. Se quiser fazer uma pausa, poderá deslocar-se a um dos muitos cafés e restaurantes existentes nesta parte da cidade.
12. Torres de Alicante
Se ainda não se tiver cansado da história de Alicante, poderá fazer o download do mapa das torres de observação costeiras da região. Durante séculos, esta parte de Espanha esteve sob ameaça por parte dos piratas da Barbária, que saquearam cidades e levaram pessoas embora como escravas.

Assim, a partir dos anos 1500, uma rede sofisticada de defesas e mirantes foi construída a fim de alertar os cidadãos para se refugiarem atrás das muralhas. Há cerca de 30 dessas torres ainda em pé na Huerta de Alicante.
Autor: Jorge Sá