Início Cultura Museu de História Natural de Sintra: uma fantástica opção para visitar com...

Museu de História Natural de Sintra: uma fantástica opção para visitar com crianças

É um dos museus mais modernos da Grande Lisboa e uma óptima sugestão de passeio para crianças: descubra o Museu de História Natural de Sintra.

0
Museu de História Natural de Sintra
Museu de História Natural de Sintra

Está localizado no centro histórico da vila de Sintra, paredes meias com o mercado e com uma vista magnífica para o Castelo dos Mouros. Embora esteja num edifício do século XIX, mais especificamente de 1893, é o mais moderno dos Museus de História Natural da região de Lisboa. Fique a conhecer melhor o Museu de História Natural de Sintra e o seu potencial.

 

Patrono

No museu está patente ao público uma exposição de longa duração de um coleccionador e sua mulher, Miguel e Fernanda Barbosa, respectivamente, que durante mais de 50 anos reuniram material científico. Segundo o próprio, a Unesco reconhece à colecção de objectos e materiais patentes no museu valor de nível mundial.

Museu de História Natural de Sintra
Museu de História Natural de Sintra

Tal material tem um valor incalculável e enquadra-se de maneira muito particular em Sintra, pois este concelho caracteriza-se por grande riqueza geológica.

De referir que o museu conta com várias áreas de interesse de que são exemplo um espaço multimédia, a sala de exposições temporárias, serviço educativo, laboratório, investigação, loja e cafetaria. Existe ainda um ecrã gigante, em ambiente interativo.

 

Áreas científicas presentes

As Ciências da Terra e da Vida estão aqui muito presentes com milhares de fósseis de grande valor. No entanto, estão bem representados materiais de estudo de áreas como a Mineralogia, Malacologia e Petrografia, para além da já indirectamente mencionada Paleontologia, que se dedica ao estudo dos fósseis.

Museu de História Natural de Sintra
Museu de História Natural de Sintra

A História da Terra está documentada neste museu em todas as suas etapas, desde o Pré-Câmbrico até ao Quarternário. Pode portanto perceber-se toda a evolução da vida, acompanhando a escala do tempo geológico desde a formação da Terra primitiva até à actualidade, ao longo de 4600 milhões de anos.

 

Seres vivos representados

De entre os organismos representados é de destacar uma colecção de trilobites, bem como alguns exemplares de amonites e de dinossauros extremamente raros.

A respeito dos dinossauros são de destacar a representação de vários tipo em tamanho real, podendo destacar-se o Triceratops e o Velociraptor, para além de ninhos de ovos.

Existem também moluscos, nomeadamente bivalves e gastrópodes, das mais variadas origens. De qualquer forma, o destaque vai para um réptil voador, Braseodactylus sp., que constitui uma peça única em todo o mundo.

Este exemplar, encontrado no Ceará, Brasil, foi particularmente estudado pelo Departamento de Geologia do Museu de História Natural de Karlsruhe, na Alemanha.

Museu de História Natural de Sintra
Museu de História Natural de Sintra

Salienta-se ainda uma interessantíssima exposição de amostras mineralógicas de grande beleza natural. Estas apresentam-se ainda em rocha com pedras lapidadas e isoladas. Ao nível da malacologia, ciência que estuda os moluscos, estão representados seres das mais variadas proveniências.

Quanto à petrografia conseguem visualizar-se amostras de todos os tipos de rochas existentes a nível nacional, mas igualmente de rochas provenientes do espaço, os chamados meteoritos.

Também a evolução da espécie humana é bem identificada no Museu que desde 2009 enriquece a belíssima vila de Sintra e os seus visitantes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here