VortexMag
  • Cultura
  • Sociedade
  • História
  • Viagens
  • Gastronomia
  • Lifestyle
No Result
View All Result
VortexMag
No Result
View All Result
Home Viagens

Mosteiro de Alcobaça: o monumento que conta a história de amor de Pedro e Inês

Localizado no Centro de Portugal, o Mosteiro de Alcobaça é um dos mais imponentes monumentos do país e está ligado à história de amor de Pedro e Inês de Castro.

VxMag by VxMag
Jan 6, 2023
in Viagens
0
Mosteiro de Alcobaça

Mosteiro de Alcobaça (Maria João Gala)

Partilhar no FacebookGuardar no Pinterest

ArtigosRelacionados

Tongobriga

Tongobriga: uma das maiores ruínas romanas para visitar no Norte de Portugal

Mar 25, 2023
fundão

Fundão: natureza e aldeias históricas para descobrir na Serra da Gardunha

Mar 24, 2023
Rio de Onor

Parque Natural de Montesinho: rotas, trilhos e percursos pedestres para descobrir em Trás-os-Montes

Mar 24, 2023
aldeias mais altas de Portugal

As 5 aldeias mais altas de Portugal

Mar 23, 2023

No nosso país, podemos encontrar inúmeros monumentos que nos cativam pela sua beleza e, ao mesmo tempo, nos dão autênticas lições de história. Um desses casos é precisamente o do Mosteiro de Alcobaça, considerado um dos mais belos e interessantes de Portugal. Este monumento situa-se precisamente em Alcobaça, no distrito de Leiria, cidade de grande beleza e com um património natural muito rico. O seu nome deriva do facto de estar nos vales dos rios Baça e Alcoa.

Este monumento que se destacou de um universo de 794 monumentos diferentes e foi considerado uma das 7 maravilhas de Portugal encontra-se também muito associada à história de amor de D. Pedro I e de D. Inês de Castro, até porque foi aqui que se decidiu o destino dela, e é aqui que se encontram os seus túmulos. Mas vamos à história.

D. Pedro I era filho de D. Afonso IV e de D. Beatriz de Castela. Inicialmente, estava previsto que se casasse com D. Branca, mas o seu matrimónio acabou por ser com D. Constança de Castela. Durante o seu casamento, D. Pedro apaixonou-se por uma das aias da sua mulher, uma jovem galega descendente da nobreza do noroeste peninsular. Foi assim que começou a relação de amor entre D. Pedro e D. Inês de Castro, que ficou para sempre na nossa história e imaginação.

Mosteiro de Alcobaça
Mosteiro de Alcobaça

Humilhada, D. Constança ainda chegou a convidar Inês para madrinha do seu filho D. Luís, até porque os costumes da época proibiam o relacionamento com comadres. Infelizmente, D. Luís faleceu poucos dias depois, e D. Constança acabaria por falecer após o parto de D. Fernando, em 1345.

Após o falecimento da esposa, Pedro e Inês assumiram o seu relacionamento e viveram o seu amor com toda a intensidade, apesar de a relação ser muito mal vista pelo rei, pela nobreza e pelo povo. Isto porque existia a preocupação de que o relacionamento colocasse em risco as boas relações entre Portugal e Castela, assim como o próprio trono português, circulando a ideia de que D. Fernando, o herdeiro de D. Pedro I, se encontrava em perigo.

Apesar de toda a polémica, a relação prosseguiu, sendo que o casal teve 4 filhos. Um deles faleceu, mas sobreviveram D. João, D. Dinis e D. Beatriz. Mesmo assim, a influência exercida pelos irmãos de Inês representava uma séria ameaça para o trono português e, após ouvir os conselhos de três homens da sua confiança,

D. Afonso IV decidiu mandar matar Inês, e essa decisão surgiu precisamente no mosteiro de Alcobaça. Inês foi degolada em Coimbra, no dia 7 de janeiro de 1355, numa altura em que D. Pedro andava à caça. Mas isto foi só o início da história.

Mosteiro de Alcobaça
Mosteiro de Alcobaça

Este assassinato desencadeou uma guerra civil, apenas pacificada pela intervenção de D. Beatriz de Castela, mãe de D. Pedro. Em 1356 morre D. Afonso IV e D. Pedro assume a coroa, conseguindo assim o poder que necessitava para executar a sua vingança.

Dois dos assassinos de D. Inês foram brutalmente assassinados, tendo-lhes sido arrancado o coração ainda em vida. O terceiro conseguiu escapar. Para além deste brutal episódio, sabe-se que D. Pedro mandou transladar o corpo de D. Inês para um magnífico túmulo no mosteiro de Alcobaça.

A este episódio encontra-se associada a lenda da coroação de D. Inês após a sua morte, dizendo-se que o rei exigiu perante a corte a sua admissão enquanto rainha, assim como o beija-mão ao seu cadáver, dizendo que se tinha casado secretamente com ela, de maneira a assim legitimar os filhos que com ela tinha tido.

Verdade ou não, o que é certo é que os túmulos de ambos se encontram no mosteiro de Alcobaça, com os dois túmulos a estarem ricamente decorados, contando com as estátuas de cada um coroadas. Os dois túmulos encontram-se frente a frente, de modo a que, quando ambos ressuscitarem (segundo a crença cristã), se possam levantar e verem-se um ao outro imediatamente.

Voltando ao mosteiro em si, de seu nome completo Abadia de Santa Maria de Alcobaça, a sua construção encontra-se ligada à fundação de Portugal. Após a conquista de Santarém, D. Afonso Henriques ofereceu o terreno onde este monumento se encontra edificado à Ordem de Cister, sendo que o local foi construído no século XII segundo o modelo da casa da ordem, em Claraval, França. Foi a primeira obra da arquitetura portuguesa inteiramente construída no estilo gótico.

O mosteiro tem mais de 200 metros de comprimento e encontra-se dividido numa tríade de corpos, existindo uma igreja com uma fachada de mais de 40 metros de altura. Para além disso, existem duas alas, sendo que a ala Norte era usada pelo rei e a sua corte quando visitavam o local, e a ala Sul era usada para habitação dos monges, dirigidos pelo seu abade.

Como pode ver, uma visita ao mosteiro de Alcobaça revela-se indispensável, não só pela sua rica história, como pela sua beleza impressionante. Temos a certeza que este vai ser um daqueles locais que ficará na memória por muito tempo!

Tags: mosteiro de alcobaça
VxMag

VxMag

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Tongobriga
Viagens

Tongobriga: uma das maiores ruínas romanas para visitar no Norte de Portugal

by VxMag
Mar 25, 2023
0

No Norte de Portugal é possível encontrar diversos locais ricos em história, que nos proporcionam uma autêntica viagem no tempo,...

Read more
Lenda do Galo de Barcelos

Galo de Barcelos: mais do que uma lenda, um símbolo de Portugal

Mar 25, 2023
fundão

Fundão: natureza e aldeias históricas para descobrir na Serra da Gardunha

Mar 24, 2023
Rio de Onor

Parque Natural de Montesinho: rotas, trilhos e percursos pedestres para descobrir em Trás-os-Montes

Mar 24, 2023
Estação de Aveiro

Azulejos portugueses: história, origem e curiosidades

Mar 23, 2023
aldeias mais altas de Portugal

As 5 aldeias mais altas de Portugal

Mar 23, 2023

© 2023 Vortex Magazine

Mais infomação

  • Ficha Técnica
  • Quem somos
  • Política de privacidade
  • Estatuto editorial

Redes Sociais

No Result
View All Result
  • Cultura
  • Sociedade
  • História
  • Viagens
  • Gastronomia
  • Lifestyle

© 2023 Vortex Magazine