Início História Morabitino: a primeira moeda portuguesa

Morabitino: a primeira moeda portuguesa

Foi a primeira moeda portuguesa e chamava-se morabitino. Foi utilizada durante séculos. Descubra a sua origem e a sua história.

7504
0
COMPARTILHE
Morabitino
Morabitino

O Morabitino é considerada a primeira moeda de ouro cunhada pela coroa portuguesa. A sua cunhagem iniciou-se com D. Sancho I (1185-1211) e terminou no reinado de D. Sancho II (1223-1248).

A palavra Morabitino tem o significado de “dos Almorávidas”. Indica que tem o estilo e a presumível métrica dos dinares que então corriam, imitados por governantes muçulmanos e também cristãos, na sequência do verdadeiro Dinar ou Morabitino da dinastia Almorávida, que terminou em 1147.

No Morabitino de D. Sancho I figura, no anverso, o rei a cavalo e de espada na mão e no reverso, a simbologia do reino das quinas. As primeiras cunhagens terão sido feitas logo após a subida do monarca ao trono de Portugal, em 1185.

Terá sido batido em grande quantidade pois chegaram vários exemplares até aos dias de hoje. A moeda serviu de modelo a diversas moedas feudais europeias que, principalmente em França, se cunharam nos séculos XIII e XIV com o tipo de “cavaleiro armado”.

O reinado de D. Sancho I terminou em 1211 mas os Morabitinos foram ainda cunhados por mais monarcas: o de D. Afonso II e o D. Sancho II. Segundo numismatas “nos últimos cento e cinquenta anos têm sido usados, nos catálogos elaborados, os pesos, os módulos e as legendas para uma hipotética diferenciação dos Morabitinos de D. Sancho I, que de facto existe.

Mas quando se avança no número de espécies observadas, começam a aparecer moedas de cunhos iguais com diferentes pesos e módulos, e torna-se evidente que os dois primeiros elementos não servem. Já não é hipótese, mas sim certeza, o verificarmos ter sido a totalidade dos Morabitinos de D.Sancho I emitida apenas com as legendas SANCIVS REX PORTVGALIS e SANCIVS EX RTVGALIS”.

Mais artigos

As 10 cidades mais bonitas de Portugal

As 10 cidades mais bonitas de Portugal É sempre um enorme desafio elaborar uma lista deste género, ainda por cima quando se opta por deixar...

Mais recentes

REDES SOCIAIS

163,444FãsCurtir
269SeguidoresSeguir
720SeguidoresSeguir

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here