VortexMag
  • Cultura
  • Sociedade
  • História
  • Viagens
  • Gastronomia
  • Lifestyle
  • Natureza
No Result
View All Result
VortexMag
No Result
View All Result
Home Viagens

Mentiras da história portuguesa: os castelos têm séculos de idade

Por estranho que possa parecer, os castelos que hoje vemos nas vilas e cidades de Portugal podem ser muito diferentes daquilo que era quando foram construídos.

VxMag by VxMag
Nov 7, 2022
in Viagens
0
castelos mais imponentes de Portugal

Penedono

Partilhar no FacebookGuardar no Pinterest

ArtigosRelacionados

palácios em lisboa

7 locais mágicos para descobrir em Lisboa

Jul 27, 2026
locais isolados para férias em Portugal

10 locais remotos em Portugal ideais para férias longe das multidões

Jul 26, 2026
Praia do Carvalho

8 locais paradisíacos para descobrir no Algarve

Jul 5, 2026
serra da estrela

6 das aldeias mais pitorescas da Serra da Estrela

Jul 4, 2026

Portugal é um país rico em história, como o comprovam os diversos castelos que podemos encontrar pelo nosso território a fora. Mas sabia que, a dada altura, estes castelos estiveram em risco de desaparecer, encontrando-se a maioria em ruínas ou totalmente destruídos?

Podemos ter a tendência de olhar para estas construções como sendo um retrato fiel do passado, mas a verdade é que muitos castelos foram alvo de intervenções durante o Estado Novo, perdendo muitas das suas caraterísticas originais.

Quem percorresse o nosso país antes da década de 40 do século XX, poucos castelos encontraria. Estas antigas fortalezas medievais nada mais eram que montes de pedra, e só a muito custo se poderia vislumbrar um pedaço de muralha ou uma torre arruinada.

Castelo de Guimarães
Castelo de Guimarães

E isto, apesar de nos parecer chocante aos nossos olhos, não era de todo estranho em tempos antigos, até porque os castelos não se degradaram de um dia para o outro. 

Há até uma história curiosa, que nos mostra como estas construções eram tratadas antigametne. Em 1836. Numa reunião camarária, houve uma votação que se poderia ter revelado trágica para o monumental Castelo de Guimarães. Foi apenas por um voto que o monumento não foi demolido, com as pedras do castelo a servirem depois outros propósitos, como calcetar as ruas.

Vale a pena realçar que o confronto entre liberais e absolutistas ainda se encontrava bem presente na memória, e que o castelo de Guimarães serviu como prisão política miguelista, nessa altura. Apesar de a votação não ter tido o seguimento desejado por quem a apresentou, a Torre de S. Bento ainda seria demolida.

Durante o Estado Novo, fizeram-se inúmeras intervenções nos castelos e demais monumentos do país, com o objetivo de enaltecer o espírito nacionalista, algo comum nos regimes ditatoriais.

castelos medievais em portugal
Castelo dos Mouros

Neste contexto, a partir de 1937 realizaram-se obras de intervenção no castelo de Guimarães, que ganhou torres direitas e ameias certinhas. Mas este local não foi o único a sofrer uma remodelação profunda.

O castelo de S. Jorge, em Lisboa, hoje tão conhecido e visitado, quase não existia há pouco mais de meio século. As muralhas e torres que hoje vemos foram construídas a partir de 1938, a partir de uma recriação livre que não dava muito espaço a um rigor histórico.

Mas estas alterações não aconteceram só em castelos. Na Sé de Lisboa, por exemplo, também existem grandes diferenças. Embora se encontre no mesmo local original da sua fundação original, a construção já não é a mesma, tendo sido alterada ao longo do tempo segundo o estilo arquitetónico em vigor. A Sé ganhou as suas ameias nas torres durante o Estado Novo, fazendo assim conjunto com o castelo de S. Jorge.

E o que podemos aprender com isto? Que os monumentos que hoje vemos não são, de todo, iguais aos que outros viram durante a Idade Média. Afinal, estes edifícios não são uma construção sólida, que soube resistir incólume à passagem dos séculos, e sim um conjunto de diversas alterações que lhe alteraram as suas caraterísticas originais.

No entanto, é preciso entender que a renovação e reconstrução de monumentos é perfeitamente normal um pouco por todo o mundo. Afinal de contas, o interesse pela preservação destes monumentos é muito mais recente do que aquilo que possamos imaginar.

Até há bem pouco tempo, castelos, palácios, igrejas ou pontes não eram vistos das mesma forma que são hoje em dia. Eram construções como outras quaisquer, que sucumbiam à passagem do tempo. Só nas últimas décadas é que se passou a valorizar este tipo de património e a reconstruí-lo quando é necessário.

Assim, é graças a este esforço de preservação que se consegue manter viva uma grande parte da História de Portugal, mesmo que estes monumentos, onde se incluem os castelos portugueses, já pouco tenham a ver com aquilo que foram na Idade Média.

Ajude-nos a chegar mais longe

Gosta do que lê na VortexMag? Adicione-nos como fonte preferida no Google e passe a ver mais dos nossos artigos nos seus resultados de pesquisa.

Adicionar como Fonte Preferida  →
VxMag

VxMag

A VxMag é a assinatura editorial coletiva da Vortex Magazine. Os artigos publicados sob este nome são escritos e revistos pela equipa da redação, que cobre sociedade, cultura, viagens, tecnologia e atualidade com o mesmo compromisso de rigor e verificação de factos.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Porque alguns tubarões têm de nadar sempre para não se afogarem
Natureza

Porque alguns tubarões têm de nadar sempre para não se afogarem

by Fernando Alves
Ago 9, 2026
0

Existe uma ideia popular de que todos os tubarões têm de nadar continuamente, sob pena de morrerem. É um mito...

Read moreDetails
Bacalhau espiritual gratinado no forno: perfeito para reunir a família à mesa

Bacalhau espiritual gratinado no forno: perfeito para reunir a família à mesa

Ago 9, 2026
Porque os polvos têm três corações e sangue azul

Porque os polvos têm três corações e sangue azul

Ago 9, 2026
Como os salmões sabem voltar ao rio exato onde nasceram

Como os salmões sabem voltar ao rio exato onde nasceram

Ago 9, 2026
Porque os tomateiros deixam de dar frutos no verão mesmo com muitas flores

Porque os tomateiros deixam de dar frutos no verão mesmo com muitas flores

Ago 9, 2026
Porque o manjericão murcha depressa mesmo com rega regular

Porque o manjericão murcha depressa mesmo com rega regular

Ago 8, 2026

© 2024 Vortex Magazine

Mais infomação

  • Ficha Técnica
  • Quem somos
  • Política de privacidade
  • Estatuto editorial

Redes Sociais

No Result
View All Result
  • Cultura
  • Sociedade
  • História
  • Viagens
  • Gastronomia
  • Lifestyle
  • Natureza

© 2024 Vortex Magazine