VortexMag
  • Cultura
  • Sociedade
  • História
  • Viagens
  • Gastronomia
  • Lifestyle
  • Natureza
No Result
View All Result
VortexMag
No Result
View All Result
Home Sociedade

Mega Tsunami das Canárias: o desastre que será maior do que o sismo de 1755

Poderá um deslizamento de terra nas Canárias gerar um mega tsunami capaz de atingir Portugal? Conheça os factos e o debate científico em torno desta hipótese.

VxMag by VxMag
Ago 6, 2025
in Sociedade
8
Mega Tsunami das Canárias

Mega Tsunami das Canárias

Partilhar no FacebookGuardar no Pinterest

ArtigosRelacionados

Língua Portuguesa: porque dizemos "meio-dia e meia" e não "meio-dia e meio"

Língua Portuguesa: porque dizemos “meio-dia e meia” e não “meio-dia e meio”

Set 14, 2026
Não ter triângulo e colete no carro pode custar caro! O que diz o Código da Estrada?

Não ter triângulo e colete no carro pode custar caro! O que diz o Código da Estrada?

Set 14, 2026
O que é a Prestação Social para a Inclusão, quanto vale e quem pode recebê-la?

O que é a Prestação Social para a Inclusão, quanto vale e quem pode recebê-la?

Set 14, 2026
Estacionar em cima do passeio? A multa pode ser bem pesada

Estacionar em cima do passeio? A multa pode ser bem pesada

Set 14, 2026

Num dia aparentemente tranquilo de verão, uma onda com dezenas de metros de altura aproxima-se da costa portuguesa.

Não há tempo para alertas nem fugas. O cenário é devastador. Este é o enredo de um dos cenários mais temidos – e debatidos – no campo da geofísica: o chamado “mega tsunami das Canárias”.

A hipótese é conhecida há décadas. Um deslizamento de terra na ilha de La Palma, provocado por uma eventual erupção do vulcão Cumbre Vieja, poderia lançar uma massa rochosa colossal para o Atlântico. Este colapso submarino geraria ondas de grande dimensão que se propagariam a diferentes zonas do mundo, incluindo Portugal.

Mega tsunamis: o que os distingue?

Diferentemente dos tsunamis “clássicos”, gerados por sismos submarinos, os mega tsunamis resultam de enormes deslizamentos de terra ou gelo.

Um dos casos reais mais conhecidos ocorreu no Alasca, em 1958, quando o colapso de uma encosta provocou uma onda de 524 metros na baía de Lituya. Felizmente, devido ao local isolado, não houve vítimas.

O caso das Canárias

Desde finais dos anos 90, alguns investigadores – como Simon Day e Bill McGuire, da University College de Londres – têm alertado para o risco de colapso de parte da ilha de La Palma.

Os seus modelos sugerem que um deslizamento de 20 km³ de rocha poderia gerar ondas com mais de 10 metros ao chegar à costa portuguesa, algumas horas depois do colapso.

Contudo, outros cientistas refutam essa previsão. Estudos mais recentes, incluindo de investigadores portugueses como Ricardo Ramalho, indicam que a instabilidade da encosta do Cumbre Vieja foi sobrestimada.

Não há provas geológicas de colapsos semelhantes nos últimos 200 mil anos e, segundo esses especialistas, mesmo que ocorresse um deslizamento, a onda gerada seria significativamente menor.

Que consequências teria para Portugal?

Num cenário extremo, como o proposto por Day, as zonas costeiras de Portugal continental poderiam ser atingidas por ondas com 5 a 10 metros de altura. A vulnerabilidade seria elevada, sobretudo em áreas densamente povoadas ou de baixa altitude, como parte da região de Lisboa, o Algarve e Setúbal.

Estudos da Universidade Nova de Lisboa apontam para impactos potencialmente catastróficos: até 50 mil mortes e prejuízos económicos de dezenas de mil milhões de euros. No entanto, estas estimativas partem de premissas contestadas no meio científico.

Devemos preocupar-nos?

A probabilidade de ocorrência de um mega tsunami das Canárias é considerada baixa. Ainda assim, como qualquer fenómeno natural de grande escala, não é impossível. A comunidade científica continua a monitorizar o vulcão Cumbre Vieja e a desenvolver modelos para prever possíveis cenários.

Portugal, como país com uma extensa costa atlântica, deve continuar a investir na monitorização sísmica e vulcânica, nos sistemas de alerta e nos planos de evacuação. A sensibilização das populações para situações de risco também é fundamental.

Apesar das divergências entre especialistas, o cenário do mega tsunami das Canárias continua a alimentar a imaginação de investigadores, decisores e cidadãos.

Mais do que temer, importa conhecer. Porque mesmo os desastres improváveis são uma oportunidade para reforçar a prevenção, a resiliência e o conhecimento científico.

Ajude-nos a chegar mais longe

Gosta do que lê na VortexMag? Adicione-nos como fonte preferida no Google e passe a ver mais dos nossos artigos nos seus resultados de pesquisa.

Adicionar como Fonte Preferida  →
VxMag

VxMag

A VxMag é a assinatura editorial coletiva da Vortex Magazine. Os artigos publicados sob este nome são escritos e revistos pela equipa da redação, que cobre sociedade, cultura, viagens, tecnologia e atualidade com o mesmo compromisso de rigor e verificação de factos.

Comments 8

  1. Henrique says:
    8 anos ago

    Só Jesus salva!

    Responder
  2. Pikim Silva says:
    7 anos ago

    Gostaria de Saber porque falam
    Dos países que vão ser afectadas
    Pelo o Tsunami e não mencionaram CABO VERDE, Marrocos, Açores e os outros que ficam mais perto das Canárias?
    Se ele vai chegar ate Brasil primeiro teria que passar para CABO VERDE ou não??

    Responder
    • Luis Fernandes says:
      7 anos ago

      Nessas ilhas deixaria de existir vida humana ! Simples !

      Responder
  3. Carlos Fernandes says:
    7 anos ago

    A Madeira ficará debaixo de água por completa, que Deus não deixe que aconteça morrerá muita gente a nível do Universo

    Responder
  4. jose pereira says:
    7 anos ago

    Alarmismo só isso , o mundo um dia acabará , porquê lembrar
    coisas que poderão vir a acontecer, quando chegarem já teremos naves espaciais para nos levarem para Marte.

    Responder
  5. JP says:
    6 anos ago

    Portugal seria afectado. Quantos KM de costa ?

    Responder
  6. bmsf says:
    5 anos ago

    E já está em erupção!!!

    Responder
  7. João says:
    5 anos ago

    Artigo muito relevante agora.
    Precisa de mais comentários e de um update ao artigo.

    Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pudim Molotov: a sobremesa perfeita para um almoço em família
Gastronomia

Pudim Molotov: a sobremesa perfeita para um almoço em família

by Beatriz Alves
Set 19, 2026
0

Um doce leve e aéreo, feito à base de claras em castelo caramelizadas, cozido em banho-maria, uma sobremesa clássica que...

Read moreDetails
Choco frito à algarvia: receita tradicional da iguaria mais famosa do Algarve

Choco frito à algarvia: receita tradicional da iguaria mais famosa do Algarve

Set 19, 2026
Açorda alentejana com ovo escalfado: a sopa de pão mais simples do Alentejo

Açorda alentejana com ovo escalfado: a sopa de pão mais simples do Alentejo

Set 19, 2026
Porque limpar as folhas das plantas melhora a saúde de toda a planta

Porque limpar as folhas das plantas melhora a saúde de toda a planta

Set 19, 2026
candal aldeias de xisto

10 das aldeias mais pitorescas de Portugal

Set 19, 2026
Ervas aromáticas fáceis de cultivar dentro de casa o ano inteiro

Ervas aromáticas fáceis de cultivar dentro de casa o ano inteiro

Set 18, 2026

© 2024 Vortex Magazine

Mais infomação

  • Ficha Técnica
  • Quem somos
  • Política de privacidade
  • Estatuto editorial

Redes Sociais

No Result
View All Result
  • Cultura
  • Sociedade
  • História
  • Viagens
  • Gastronomia
  • Lifestyle
  • Natureza

© 2024 Vortex Magazine