Já ouviu falar do Mega Tsunami das Canárias: o desastre que será maior do que o sismo de 1755? Nas Canárias, uma gigantesca massa rochosa ameaça desprender-se do vulcão Cumbre Vieja, na ilha de La Palma, e cair no mar. Quando isso acontecer, uma gigantesca onda atravessará todo o Atlântico, em direcção ao continente americano. Em apenas quatro horas, também a costa portuguesa será atingida pelas vagas.

O último alerta para a possibilidade deste desastre foi feito pelo professor Bill McGuire, do Benfield Research Centre, do University College, de Londres. Numa reunião de sismólogos, o cientista avisou que uma massa rochosa de 500 mil milhões de toneladas se está a soltar do grande vulcão, na vertente Sul de La Palma.
Agora, o cientista volta a chamar a atenção do mundo para a necessidade de vigiar a velha montanha, de modo a detectar sinais prévios que indiciem uma erupção.

Um vulcão de grandes dimensões, como o Cumbre Vieja [com 2426 metros de altura] é uma massa pesada que vai crescendo ao longo dos anos, com os materiais empilhando-se uns sobre os outros, de forma cónica.
A partir de certa dimensão, atinge massas que podem desequilibrar-se, tendo em conta o chamado ângulo de atrito interno, ou ponto de equilíbrio. À semelhança do que acontece com um monte de areia molhada, que se vai desfazendo à medida que cresce.

Segundo os cientistas, uma erupção do Cumbre Vieja – cujo risco não é iminente: pode ocorrer dentro de dez a 200 anos – poderá provocar o deslizamento dessa enorme massa rochosa. Ao cair no mar, o gigantesco bloco provocará uma onda com cem metros de altura, que atravessará o Atlântico a uma velocidade de 800 quilómetros por hora. As vagas atingirão primeiro a costa ocidental da África.

Quatro horas depois será a vez do continente português e Galiza, e mais tarde as ilhas britânicas. Passadas oito a nove horas, a parede de água alcançará a costa leste da América do Norte e das Caraíbas, com ondas que poderão chegar aos 50 metros de altura.

Mas o fenómeno não é novo. O deslizamento de terras é comum na evolução dos vulcões insulares. Há indícios disso na ilha do Fogo, Cabo Verde, e até mesmo na ilha da Madeira.

Mas é impossível prever quando ocorrerá o colapso de que fala Bill McGuire, com base no novo modelo do célebre estudo do colega Simon Day, de 1999.

Embora não se saiba quando tal acontecerá, o vulcanólogo não tem dúvidas: o deslizamento de terras formaria um enorme tsunami, que atingiria a costa europeia, embora com menor intensidade, devido à orientação. Portugal não seria excepção. As zonas mais devastadas seriam o Algarve e o Alentejo, costas mais baixas.
O Mega Tsunami seria tão destrutivo que atingiria também o outro lado do Oceano Atlântico, afectando várias cidades americanas e brasileiras. Nem Portugal nem o Brasil estão preparados para uma catástrofe destas.
Só Jesus salva!
Gostaria de Saber porque falam
Dos países que vão ser afectadas
Pelo o Tsunami e não mencionaram CABO VERDE, Marrocos, Açores e os outros que ficam mais perto das Canárias?
Se ele vai chegar ate Brasil primeiro teria que passar para CABO VERDE ou não??
Nessas ilhas deixaria de existir vida humana ! Simples !
A Madeira ficará debaixo de água por completa, que Deus não deixe que aconteça morrerá muita gente a nível do Universo
Alarmismo só isso , o mundo um dia acabará , porquê lembrar
coisas que poderão vir a acontecer, quando chegarem já teremos naves espaciais para nos levarem para Marte.
Portugal seria afectado. Quantos KM de costa ?
E já está em erupção!!!
Artigo muito relevante agora.
Precisa de mais comentários e de um update ao artigo.