VortexMag
  • Cultura
  • Sociedade
  • História
  • Viagens
  • Gastronomia
  • Lifestyle
No Result
View All Result
VortexMag
No Result
View All Result
Home Viagens

Marco de Canaveses: o que visitar, o que ver e o que fazer

Patrícia Rodrigues by Patrícia Rodrigues
Nov 2, 2019
in Viagens
2
Marco de Canaveses

Marco de Canaveses

Partilhar no FacebookGuardar no Pinterest

ArtigosRelacionados

Estremoz

Estremoz: o castelo de mármore branco único em Portugal

Mai 21, 2025
Curral das Freiras

Curral das Freiras: o recanto secreto da Madeira onde as freiras se esconderam dos piratas

Abr 22, 2025
Dornes

Dornes: a aldeia mágica dos Templários

Abr 21, 2025
Aqueduto das Águas Livres

Aqueduto das Águas Livres: a obra que levou água e imponência a Lisboa

Abr 11, 2025

Banhado pelo rio Tâmega e pelo rio Douro, Marco de Canaveses encontra-se na região Norte de Portugal, mais precisamente, no bonito distrito do Porto. Sendo portadora de uma beleza natural, esta cidade é caraterizada por ser uma região com um grande e rico património arquitetónico e paisagístico.

Igreja de Santo Isidoro de Canaveses
Igreja de Santo Isidoro de Canaveses

Em terras de Carmen Miranda, é possível deparar-se com um povo cheio de história e cultura, onde a gastronomia local revela-se inconfundível. A riqueza desta região tem muito que se lhe diga. Descubra o que visitar, o que ver e o que fazer em Marco de Canaveses.

 

1. Pontos turísticos

Marco de Canaveses tem muitos pontos turísticos interessantes. São bastantes as igrejas que estão presentes no concelho: Igreja de Santo Isidoro, Igreja de São Martinho de Soalhães, Igreja de Santa Maria, Igreja de São Nicolau de Canaveses, Igreja do Divino Salvador de Tabuado, entre outras mais. Mesmo com todas estas igrejas, a Igreja de São Martinho de Soalhães, com os seus azulejos azuis, merece ser destacada por ser, provavelmente, uma das mais bonitas de Portugal.

Igreja de São Martinho de Soalhães
Igreja de São Martinho de Soalhães

A Ponte do Arco é um dos pontos que integra o percurso turístico cultural da Rota do Românico – conjunto de monumentos de contemplação com grande valor. Esta ponte para além de fazer a união entre as margens do rio Ovelha, faz também jus ao nome, uma vez que é composta por um só arco de volta perfeita, sendo considerada uma bela obra da arquitetura da região.

Tongobriga é uma cidade romanizada situada na aldeia do Freixo, pertencente ao concelho de Marco de Canaveses. A importância desta pequena aldeia foi completamente alterada pela autêntica viagem até ao passado que é feita ao visitar Tongobriga. Aqui existem várias referências a ruínas do século XVIII e esta é considerada um monumento nacional, tendo como atração todos os vestígios arqueológicos nele presentes.

Tongobriga
Tongobriga

Este é considerado um ponto, desta cidade, cujo a visita é obrigatória. Trata-se do Parque Fluvial do Tâmega que é constituído por várias zonas distintas como as seguintes: uma fluvina para embarcações com restaurante com vista sob o rio, uma plataforma destinada à pesca desportiva, uma zona para piqueniques e parque infantil e por último, uma zona de estar para desfrutar da natureza envolvente.

Parque Fluvial do Tâmega
Parque Fluvial do Tâmega

A Serra da Aboboreira integra o território de Amarante, Baião e Marco de Canaveses. Representa um elevado interesse paisagístico com 1000 metros de altitude. Esta Serra dispõe de três importantes conjuntos megalíticos, sendo estes o da Abogalheira, o de Meninas e o da Senhora da Guia. Assim, esta apresenta-se sendo um pólo histórico e cultural, onde é possível encontrar diversos vestígios pré-históricos como antas e mamoas.

 

2. Percursos Pedestres

Marco de Canaveses dispõe de vários percursos que podem ser explorados em plena harmonia com a natureza e a obra do Homem. Encha os pulmões de ar puro e desfrute das paisagens e sítios incríveis.

É possível aliar o património monumental ao natural, desfrutando do percurso circular “Pedras Moinhos e Aromas de Santiago“. Este é um percurso repleto de história e é caraterizado por ser uma rota de dificuldade mediana que tem início e fim na Igreja românica de São Martinho de Soalhães. Para além disto, pode usufruir da paisagem proporcionada pela Serra da Aboboreira, acompanhada pelos seus moinhos de água.

O “Caminho do Rio” é um percurso linear com caminhos florestais e rurais que liga as proximidades do rio Douro à Serra de Montedeiras, onde é possível fazer também a ligação ao Peso da Régua. Ao longo do presente trilho de dificuldade mediana, existem vários pontos de interesse como a Casa de Lamas, a Tapada e a Portela de Mexide, o Caminho Murado, entre outros.

Os “Caminhos de Canaveses” podem ser feitos iniciando e terminando este mesmo percurso no Parque Fluvial do Tâmega. É um trilho fácil de ser feito, sendo aconselhada a sua exploração durante a Primavera, Verão e Outono. Neste percurso, pode-se deparar com alguns pontos interessantes, como é o caso da Ponte de Canaveses, da Ponte dos Asnos, da Igreja de Santa Maria de Sobretâmega, entre outros.

Igreja de Santa Maria de Sobretâmega
Igreja de Santa Maria de Sobretâmega

Os encantos de Marco de Canaveses são muitos e vão desde o passado histórico até à cultura atual e à natureza envolvente. Desfrute da beleza única que o nosso pequeno (grande) país tem para oferecer, no distrito do Porto, mais precisamente em Marco de Canaveses.

Patrícia Rodrigues

Patrícia Rodrigues

Sou natural de Lisboa e a área da comunicação sempre despertou o meu interesse, por isso decidi seguir o meu coração e tirar esta mesma licenciatura. Porquê adiar aquilo que gostamos e que nos preenche? Foi com este pensamento que me juntei à Vortex Magazine.

Comments 2

  1. Paulo Sérgio Mascarenhas Rosa says:
    6 anos ago

    Como sou apaixonado por Portugal, leio cada uma das publicações com muito interesse.
    Já conheço algumas cidades portuguesas, mas o meu desejo é de conhecer muito mais. E farei isto.
    Obrigado.

    Responder
  2. José Barboza Costa says:
    6 anos ago

    Gostaria de morar lá, em Marco Canaveses.

    Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Língua Portuguesa
Cultura

Escrever sem tropeçar: os 8 erros ortográficos mais comuns em português

by VxMag
Jun 19, 2025
0

Dominar a escrita de uma língua é, em certa medida, um ato de memória. Mesmo os falantes nativos tropeçam, por...

Read moreDetails
cê-cedilha

Língua Portuguesa: porque razão o cê-cedilha não faz parte do alfabeto?

Jun 18, 2025
Bacalhau com natas e espinafres

Bacalhau com natas e espinafres: um clássico que nunca falha

Jun 17, 2025
Bolo húmido de natas e laranja

Bolo húmido de natas e laranja: simples e delicioso

Jun 16, 2025
Empanada galega de atum

Empanada galega de atum: um clássico para todas as ocasiões

Jun 15, 2025
Bacalhau à Minhota

Bacalhau à minhota: o clássico do norte que nunca falha

Jun 14, 2025

© 2024 Vortex Magazine

Mais infomação

  • Ficha Técnica
  • Quem somos
  • Política de privacidade
  • Estatuto editorial

Redes Sociais

No Result
View All Result
  • Cultura
  • Sociedade
  • História
  • Viagens
  • Gastronomia
  • Lifestyle

© 2024 Vortex Magazine