VortexMag
  • Cultura
  • Sociedade
  • História
  • Viagens
  • Gastronomia
  • Lifestyle
No Result
View All Result
VortexMag
No Result
View All Result
Home Viagens

10 locais quase secretos para descobrir em Trás-os-Montes

No nordeste português ainda existem locais quase desconhecidos à espera de serem descobertos. Conheça alguns dos locais mais secretos de Trás-os-Montes.

VxMag by VxMag
Dez 8, 2021
in Viagens
0
trás-os-montes

Parque Natural de Montesinho

Partilhar no FacebookGuardar no Pinterest

ArtigosRelacionados

Trilho Moinhos do Ave

Trilho Moinhos do Ave: à descoberta da Cascata da Candosa no Norte de Portugal

Abr 1, 2023
Trilho do Vinho do Porto

Trilho do Vinho do Porto: um dos percursos mais bonitos do Douro

Abr 1, 2023
Poço Negro de Manhouce

Poço Negro de Manhouce: um pequeno segredo para descobrir no Centro de Portugal

Mar 31, 2023
Passadiços de Monção

Passadiços de Monção: um passeio de encantar ao longo do rio Minho

Mar 31, 2023

Para lá do Marão, mandam os que lá estão! Não existe ninguém em Portugal que não conheça este ditado popular. Falamos, obviamente, de Trás-os-Montes, a terra mítica atrás das montanhas que sempre despertou fascínio e curiosidade em quem a visita. Berço de culturas milenares até idiomas que não são falados em mais lado nenhum, a região transmontana ainda tem segredos por descobrir.

Habituados a estar longe dos roteiros turísticos, os transmontanos souberam conservar o seu património, os seus monumentos, a sua cultura e as suas tradições. Só muito recentemente, com a abertura de autoestradas até Trás-os-Montes, é que a região se abriu para o mundo e começou a ser descoberta.

Mas ainda existe muito por conhecer neste que é o Reino Maravilhoso de Miguel Torga. Podem ser pequenas aldeias, parques naturais com cascatas ou montanhas repletas de recantos apenas conhecidos pelos seus habitantes. Descubra alguns dos locais mais secretos e menos conhecidos de Trás-os-Montes.

1. Cascatas do Rio Poio

Rio Poio
Rio Poio

A aldeia de Alvadia é atravessada pelas águas do rio Poio, que foram usadas muitos anos para o funcionamento de moinhos e azenhas, alguns ainda visíveis em locais pouco acessíveis deste curso de água. É neste local que se situa a cascata Cai d’Alto, na freguesia de Cerva, em Ribeira de Pena, Vila Real.

Esta cascata tem cerca de 60 metros de altura e nasce junto da povoação de Lamas. O curso de água conflui numa lagoa, sendo que o local é muito usado na prática de desportos como a canoagem e canyoning.

2. Castelo de Algoso

castelo de Algoso
Castelo de Algoso

Se quer conhecer um dos mais especiais castelos de Trás-os-Montes, então o Castelo de Algoso é a escolha certa. Localiza-se no topo de um rochedo e quase se confunde com ele. Apesar de modesto e isolado, foi um dos mais importantes castelos do leste transmontano na defesa do Reino contra as tropas de Leão.

Terá sido construído no século XII e foi doado posteriormente à Ordem dos Hospitalários, que fizeram obras de remodelação. As vistas a partir do Castelo de Algoso são deslumbrantes e merecem, por si só, o passeio.

3. Varge

Varge trás-os-montes
Varge

A pequena e singela aldeia de Varge localiza-se no concelho de Bragança, no coração do Parque Natural de Montesinho, em Trás-os-Montes. É uma das mais típicas e genuínas aldeias transmontanas e famosa pelos seus caretos: os caretos de Varge. Mas ao contrário do que acontece em Podence, aqui os caretos andam à solta pelas ruas durante o Natal e não no Carnaval.

Chamam-lhe a “Festa dos Rapazes” e acontece todos os anos durante o solstício de Inverno. Entre os dias 24 e 26 de Dezembro, os jovens da aldeia (mesmo aqueles que partiram para outras paragens) reúnem-se para dar vida a uma das mais emblemáticas tradições populares portuguesas.

Fazem-no com um orgulho imenso na sua terra, na sua cultura e nas suas tradições. É um misto de honra, de dedicação e de respeito pelas suas origens que os motiva para que esta tradição secular se mantenha viva. Esteve quase a cair no esquecimento, tal como outras festas de outros caretos transmontanos, mas sobreviveu e hoje está mais forte do que nunca.

4. São Xisto

São Xisto rio douro
São Xisto

Como o próprio nome indica, aqui domina o xisto, em contraste com a margem oposto do rio Douro que daqui é possível avistar. Localizada em São João da Pesqueira, em pleno Douro vinhateiro, a aldeia de São Xisto é dominada por uma paisagem de cortar a respiração.

Aprecie os socalcos das vinhas, os típicos muros de pedra e as suas casas tradicionais. Mas não fique por aqui! Uma capela, uma fonte centenária e o Mirante Anjo Arrependido são outras das atrações de São Xisto. Perca também algum tempo a visitar os tradicionais lagares de vinho e de azeite.

5. Cascata de Galegos da Serra

cascatas trás-os-montes
Cascata de Galegos da Serra

A Cascata de Galegos da Serra localiza-se em Vila Marim, uma freguesia rural do concelho de Vila Real, já inserida no Parque Natural do Alvão. Como não poderia deixar de ser, é preciso percorrer caminhos e trilhos bem estreitos e difíceis para aqui chegar e não se recomenda fazê-lo de carro. Ir a pé é mesmo a melhor opção. No entanto, o esforço é recompensado com a visão da cascata, que cai de uma altura de 8 metros e se precipita num pequeno lago de águas transparentes.

6. Gimonde

Gimonde
Gimonde

Já existem poucos locais assim: genuínos, autênticos, singelos e acolhedores. Mas a aldeia de Gimonde, em Trás-os-Montes, ainda consegue ser tudo isso e muito mais. Localizada no concelho de Bragança, às portas do Parque Natural de Montesinho, é uma típica aldeia transmontana que parece parada no tempo e que recebe como ninguém quem a visita.

A aldeia é pequena mas repleta de encanto. É um dos símbolos maiores da terra fria transmontana onde o calor das suas gentes sobressai e nos cativa. As paisagens são soberbas e o quotidiano rural e pitoresco servem de enquadramento perfeito para uma escapadinha de fim de semana.

7. Lagos do Sabor

Lagos do Sabor
Lagos do Sabor

Em Trás-os-Montes, ao longo de uma extensão de 70 km, existe uma série de lagos ligados entre si por gargantas e penhascos, que formam um santuário de vida selvagem e que oferecem aos visitantes paisagens de cortar a respiração. Falamos dos lagos do Sabor, que unem os concelhos de Alfândega da Fé, Macedo de Cavaleiros, Mogadouro e Torre de Moncorvo.

Estes lagos nasceram com a construção da barragem do Baixo Sabor, o que alterou a afluência da água e levou a uma mudança de cenário. Foi assim que o Sabor perdeu o título de “último rio selvagem de Portugal”, embora o rio não tenha deixado de ser arisco.

8. Cascata de Lamoso

cascatas de Portugal
Cascata do Lamoso

Com o nome de Cascata da Faia d’ Água Alta, está situada em Lamoso, freguesia da Bemposta, no concelho do Mogadouro (Bragança). As suas águas vêm da ribeira de Lamoso e precipitam-se de uma altura de cerca de 35 metros, tendo uma largura de 10 metros e desaguando no Douro. Antes disso, no entanto, estas águas correm de queda em queda por entre rochas e a paisagem verdejante e convidativa

9. Ponde Medieval do Rio Sabor

Ponte Medieval do Rio Sabor
Ponte Medieval do Rio Sabor

Esta ponte, composta por cinco arcos largos (4 medianos e do meio bastante grande), é comumente referida como sendo romana. Em 1860, o rio destruiu uma parte dela, graças a uma cheia. As obras de renovação apenas se deram pelos anos de 1938. Se quiser visitar a ponte medieval, também conhecida como Ponte de Izeda, basta ir à freguesia de Izeda, no concelho de Bragança, e fazer a viagem até Santulhão, já pertencente a Vimioso.

10. Castelo de Numão

Castelo de Numão
Castelo de Numão

É em Vila Nova de Foz Côa, na transição entre Trás-os-Montes e as Beiras (mas ainda na zona histórica transmontana) que se localiza a muito antiga povoação de Numão e o seu castelo. Existem evidências que atestam que a construção do castelo seja anterior à época da Reconquista e a localidade aparecem mencionada no ano 1059 como pertencente ao Mosteiro de Guimarães.

D. Sancho I deu-lhe uma nova vida na tentativa de defender a região raiana dos ataques espanhóis. Com a pacificação do território, a localidade e o seu castelo perderam a importância estratégica de outrora. No entanto, continuam a merecer a sua visita.

Tags: Trás-os-Montes
VxMag

VxMag

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Trilho Moinhos do Ave
Viagens

Trilho Moinhos do Ave: à descoberta da Cascata da Candosa no Norte de Portugal

by VxMag
Abr 1, 2023
0

Na Serra da Cabreira (Norte de Portugal), poderá encontrar a Cascata da Candosa, uma das mais belas quedas de água...

Read more
Trilho do Vinho do Porto

Trilho do Vinho do Porto: um dos percursos mais bonitos do Douro

Abr 1, 2023
Poço Negro de Manhouce

Poço Negro de Manhouce: um pequeno segredo para descobrir no Centro de Portugal

Mar 31, 2023
Passadiços de Monção

Passadiços de Monção: um passeio de encantar ao longo do rio Minho

Mar 31, 2023
Passadiços do Távora

Passadiços do Távora: um passeio de encantar no Centro de Portugal

Mar 30, 2023
Cascata da Fórnea

Trilho da Cascata da Fórnea: à descoberta das Serras de Aire e Candeeiros

Mar 30, 2023

© 2023 Vortex Magazine

Mais infomação

  • Ficha Técnica
  • Quem somos
  • Política de privacidade
  • Estatuto editorial

Redes Sociais

No Result
View All Result
  • Cultura
  • Sociedade
  • História
  • Viagens
  • Gastronomia
  • Lifestyle

© 2023 Vortex Magazine