VortexMag
  • Cultura
  • Sociedade
  • História
  • Viagens
  • Gastronomia
  • Lifestyle
No Result
View All Result
VortexMag
No Result
View All Result
Home Viagens

10 locais mágicos (e quase secretos) para descobrir em Portugal

Em Portugal existem pequenas aldeias, típicas e repletas de encanto, que são ideais para uma escapadinha. Conheça alguns locais mágicos para viajar pelo país.

VxMag by VxMag
Fev 20, 2022
in Viagens
0
Ponte da Misarela Portugal

Ponte da Misarela

Partilhar no FacebookGuardar no Pinterest

ArtigosRelacionados

Passadiços do Tinhela

Passadiços do Tinhela: um passeio para descobrir o encanto de Trás-os-Montes

Mar 27, 2023
Marco de Canaveses

Marco de Canaveses: passeio por uma terra repleta de segredos para descobrir

Mar 26, 2023
Tongobriga

Tongobriga: uma das maiores ruínas romanas para visitar no Norte de Portugal

Mar 25, 2023
fundão

Fundão: natureza e aldeias históricas para descobrir na Serra da Gardunha

Mar 24, 2023

Longe das grandes cidades, não faltam em Portugal lugares encantadores, tranquilos e onde pode passar bons momentos em família ou com amigos. São sítios menos falados e visitados que os recantos mais populares, mas é aqui que encontra o autêntico espírito português. Por aqui, ainda não existem sinais de turismo de massas e, por isso, são ótimas opções para uma viagem ao Portugal profundo e genuíno.

A grande maioria destas pequenas aldeias são locais parados no tempo mas que ainda preservam aquilo que Portugal tem de melhor para oferecer. Sejam aldeias de xisto, históricas, de montanha ou à beira-mar, todas e cada uma delas possuem um encanto especial e cativante.

Por isso, da próxima vez que decidir fazer uma escapadinha em Portugal, pondere visitar um destes 10 locais, onde a natureza, a história e a tradição andam de mãos dadas. Estes são alguns dos locais mais mágicos e genuínos de Portugal para incluir na sua próxima viagem pelo país.

1. Rio de Onor (Bragança)

Rio de Onor
Rio de Onor

Este é um dos mais bonitos paraísos escondidos pela região de Trás-os-Montes. Rio de Onor é uma aldeia diferente, atravessada pela fronteira com Espanha. Assim, um lado pertence a Portugal e o outro pertence a esse país.

Isto fez com que os habitantes desenvolvessem um dialeto, que mistura o português e o castelhano, e que se chama “rionorês”. Se visitar a aldeia, não deixe de ver a Igreja Matriz, a ponte romana, e o forno e forja comunitários, que ajudam a dar à aldeia o seu ambiente único e acolhedor.

2. Gimonde (Bragança)

Gimonde
Gimonde

Bem perto de Rio de Onor, encontra outro pequeno paraíso, também no concelho de Bragança. Falamos da aldeia de Gimonde, que está integrada no Parque Natural de Montesinho, e que se destaca pela forte presença de natureza e pelas suas edificações centenárias, como a ponte romana. Aqui pode combinar as caminhadas com refeições deliciosas, como a posta à mirandesa, que pode provar no restaurante Abel.

3. Quintandona (Penafiel)

Quintandona
Quintandona

Esta aldeia de xisto encontra-se apenas a meia hora de carro da cidade do Porto, embora não pareça. Faz parte do concelho de Penafiel, e foi alvo de uma reconstrução nos últimos anos que a transformou num local ainda mais mágico.

Parte do charme da aldeia vem das ruas estreitas, que serpenteiam pelo casario de aspeto mais tradicional. Uma boa altura para visitar Quintandona é durante a Festa do Caldo, que se realiza anualmente em setembro. Recomendamos também o Wine Bar Casa da Viúva, onde se come muito bem.

4. Cabroelo (Penafiel)

Cabroelo
Cabroelo

Também por terras do Vale do Sousa, não pode perder a aldeia de Cabroelo, integrada na Serra da Boneca, no vale do ribeiro de Entre Águas (também conhecido como rio Mau, graças à força das suas águas no Inverno).

Caminhe pela aldeia e seus arredores com tranquilidade e não deixe de visitar a capela de São Mateus ou a Casa Alves, datada de 1805. O Museu da Broa está a 10 minutos de carro, e encontra-se num local tranquilo, onde pode ver vários moinhos antigos em pedra recuperadas, que acompanham o curso do ribeiro.

5. Loriga (Serra da Estrela)

Loriga
Loriga

Na montanha mais alta do nosso país, encontramos uma das praias fluviais mais encantadoras de Portugal. Há quem tenha chamado a Loriga “as Maldivas da Serra da Estrela” e, embora isso pareça um exagero, a associação é percetível, graças às águas cristalinas que correm nos socalcos e pequenas lagoas que rodeiam a aldeia.

Se gostar de caminhadas exigentes, recomendamos que percorra a garganta de Loriga, partindo da Torre, no cume da Serra, até à povoação. O ambiente, regra geral, é tranquilo, embora no Verão, a grande afluência de pessoas à praia fluvial retire um pouco do encanto ao local.

6. Fraga da Pena (Arganil)

Fraga da Pena
Fraga da Pena

No concelho de Arganil, no distrito de Coimbra, pode contemplar a Mata da Maragaça, parte integrante da área protegida da Serra do Açor. Aqui encontra uma das mais fotogénicas quedas de água de Portugal, a Fraga da Pena. A cascata tem mais de 20 metros de altura e está rodeada de vegetação viçosa, que irrompe das rochas de xisto. Esta combinação traz ao lugar uma frescura e tranquilidade fora do comum.

7. Vilarinho de Negrões (Montalegre)

Vilarinho de Negrões
Vilarinho de Negrões

Vilarinho de Negrões está implantada numa península estreita da albufeira do Alto Rabagão, em Montalegre. Vista de longe, a povoação parece quase surreal, com o casario em granito rente à água. A aldeia é modesta e a sua população é maioritariamente envelhecida, com os pequenos muros em pedra, a capela e alguns espigueiros a contribuírem para a atmosfera bucólica de Vilarinho de Negrões.

8. Misarela (Montalegre)

Ponte da Misarela
Ponte da Misarela

Misarela faz parte da freguesia de Ferral, no concelho de Montalegre, e é aqui que encontra a mítica ponte de Misarela, que liga este lugar à freguesia de Ruivães, já em Vieira do Minho. A ponte foi inspiração para lendas e mitos ao longo dos seus séculos de história, transmitidos de geração em geração.

Por exemplo, segundo a crença popular, se uma gravidez não estiver a correr bem, a grávida deve ficar uma noite debaixo desta ponte medieval. A primeira pessoa a atravessar a ponte durante a manhã deverá ser o padrinho ou madrinha da criança, quando esta nascer. A criança deverá também chamar-se Gervásio ou Senhorinha.

9. Bordeira (Aljezur)

Bordeira
Bordeira

No concelho de Aljezur, na ponta sul da Costa Vicentina, encontra Bordeira, uma das candidatas às 7 maravilhas de Portugal. A aldeia está enquadrada entre a praia e a natureza, o que a torna um destino apetecível e que não é esquecido facilmente. Um dos produtos mais cultivados por aqui é a batata-doce, o que dá origem a iguarias deliciosas que não pode mesmo perder.

10. Curral das Freiras (Madeira)

Curral das Freiras
Curral das Freiras

A aldeia de Curral das Freiras encontra-se encastrada numa colina de verdes socalcos e rodeada por montanhas. A partir do miradouro da Eira do Cerrado, consegue ter um panorama único sobre a aldeia. Curral das Freiras nasceu no século XVI, a partir de um convento de freiras que se estabeleceram neste local para fugir dos piratas que atacavam o Funchal. A altura mais animada do ano é em novembro, quando acontece a Festa da Castanha, o que dá algum destaque a este pacato local da freguesia de Câmara de Lobos, a cerca de 15 km do Funchal.

Tags: Portugal
VxMag

VxMag

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Passadiços do Tinhela
Viagens

Passadiços do Tinhela: um passeio para descobrir o encanto de Trás-os-Montes

by VxMag
Mar 27, 2023
0

Fazer caminhadas ao longo de trilhos é uma experiência encantadora, até porque podemos descobrir a natureza no seu máximo esplendor,...

Read more
Marco de Canaveses

Marco de Canaveses: passeio por uma terra repleta de segredos para descobrir

Mar 26, 2023
melhores casas de fado de Lisboa

Fado: história e origem de um símbolo tão português

Mar 26, 2023
Tongobriga

Tongobriga: uma das maiores ruínas romanas para visitar no Norte de Portugal

Mar 25, 2023
Lenda do Galo de Barcelos

Galo de Barcelos: mais do que uma lenda, um símbolo de Portugal

Mar 25, 2023
fundão

Fundão: natureza e aldeias históricas para descobrir na Serra da Gardunha

Mar 24, 2023

© 2023 Vortex Magazine

Mais infomação

  • Ficha Técnica
  • Quem somos
  • Política de privacidade
  • Estatuto editorial

Redes Sociais

No Result
View All Result
  • Cultura
  • Sociedade
  • História
  • Viagens
  • Gastronomia
  • Lifestyle

© 2023 Vortex Magazine