VortexMag
  • Cultura
  • Sociedade
  • História
  • Viagens
  • Gastronomia
  • Lifestyle
No Result
View All Result
VortexMag
No Result
View All Result
Home Cultura

Língua Portuguesa: escreve-se “catorze” ou “quatorze”?

VxMag by VxMag
Nov 18, 2019
in Cultura
0
Língua Portuguesa

Catorze ou quatorze?

Partilhar no FacebookGuardar no Pinterest

ArtigosRelacionados

Pauliteiros de Miranda

Pauliteiros de Miranda: os guerreiros dançantes de Trás-os-Montes

Dez 16, 2022
cê-cedilha

Língua Portuguesa: porque razão o cê-cedilha não faz parte do alfabeto?

Dez 6, 2022
Portugal e Galiza

O galego e o português são a mesma língua?

Set 1, 2022
amigos de Peniche origem

“Amigos de Peniche”: a origem de uma das mais curiosas expressões da Língua Portuguesa

Ago 26, 2022

O embate entre “catorze” ou “quatorze” parece retornar às pautas da língua portuguesa com certa frequência. Não raras vezes, é possível encontrar livros muito respeitados que apresentam distinção na grafia da palavra. Isso leva muitas pessoas a terem dúvidas se “catorze” ou “quatorze” é opção correcta.

Na prática, não há motivos para preocupação. As duas formas de se escrever a palavra podem ser utilizadas, pois tratam-se de formas gráficas variantes.

O facto de uma palavra ser mais utilizada que a outra depende muito da região e do contexto, mas, na prática, qualquer uma das duas pode ser aceite dentro da norma culta da língua portuguesa. Perceba os motivos pelos quais tanto faz utilizar “catorze” ou “quatorze”, e alguns cuidados especiais na utilização destas palavras:

 

O que são as formas gráficas variantes?

Numa língua tão rica e cheia de influências quanto a língua portuguesa, existem algumas palavras que podem ser escritas de mais de uma forma sem estarem erradas.

Isso ocorre por vários motivos, e é especialmente comum quando uma das formas faz menção à origem da palavra (mais próximo do latim, por exemplo), enquanto a outra adequada à grafia aos fonemas que ela representa de facto.

Esse é exactamente o caso da questão entre “catorze” ou “quatorze”, aliás. Isso não indica que uma forma esteja mais correcta do que a outra. Cada pessoa e região costuma ter uma preferência sobre a forma de escrever a palavra, e deve-se respeitar isso sem maiores preocupações.

As duas variantes são aceites na língua portuguesa, especialmente em contexto brasileiro. No caso de Portugal, especificamente, é mais comum encontrar “catorze” com “c”, mas a versão com “qu” não é tecnicamente incorrecta. Qualquer que seja a variante, todas são aceites para a indicação do cardinal 14.

 

Por que razão as duas palavras estão corretas?

Como mencionado no trecho anterior, o que justifica as duas palavras estarem correctas é o facto de serem formas gráficas variantes. Cada uma foi obtida de uma forma: uma por proximidade à língua original onde existia (neste caso, o latim); a outra, por proximidade à questão fonética na língua onde existe agora.

A palavra quatorze faz referência ao latim quatttuordecim, mantendo as letras de sua língua original. Isso é significativamente comum em diversas línguas que se modificaram ao longo do tempo. Por isso, aqueles que consideram que a origem etimológica apresenta um peso a ser considerado no uso da palavra, dão preferência à opção com “qu”.

O caso é diferente quando se utiliza a grafia “catorze”. Neste caso, há uma valorização da fonética da língua portuguesa. Mesmo quando escrito com “qu”, a palavra quatorze é pronunciada correctamente com o som de “ca” na primeira sílaba.

Por isso, escrever catorze é considerado igualmente correcto na língua portuguesa. Essa opção costuma ser especialmente utilizado por aqueles que buscam valorizar os fonemas actuais, não considerando a preservação da origem etimológica prioritária.

 

Cuidados ao utilizar o português de Portugal

Na língua portuguesa de forma geral, a utilização de “catorze” ou “quatorze” é correcta de qualquer maneira. Especificamente em Portugal, no entanto, a adopção do “catorze” é cada vez mais comum. Embora a opção com “qu” não esteja tecnicamente errada, ela torna-se cada vez menos utilizada.

A tendência é que, ao longo dos anos, ela seja abandonada (da mesma forma que aconteceu com a grafia “pharmácia”, por exemplo). Por isso, já é uma indicação no português do velho continente que se dê preferência para a grafia “catorze”.

Isso porque a linguagem, em Portugal, tomou um rumo mais definido de valorizar a relação entre grafia e fonética, o que provavelmente levará a “homenagem etimológica” ao desuso em breve.

Tags: língua portuguesa
VxMag

VxMag

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

loriga serra da estrela
Viagens

Praia fluvial de Loriga: um paraíso para descobrir na Serra da Estrela

by VxMag
Mar 21, 2023
0

Em plena Serra da Estrela, podemos encontrar a magnífica praia fluvial de Loriga, detentora de uma grande variedade de comodidades...

Read more
locais mais frios do mundo

Os 10 locais mais frios do planeta

Mar 21, 2023
casa mais antiga de Lisboa

8 belíssimos edifícios de Lisboa que resistiram ao terramoto de 1755

Mar 20, 2023
Sevilha

12 dos melhores locais para visitar em Sevilha

Mar 20, 2023
Eslovénia

12 dos melhores locais para visitar na Eslovénia

Mar 20, 2023
grandes rotas portugal

Passadiços do Paiva: viagem mágica ao longo de um rio deslumbrante

Mar 20, 2023

© 2023 Vortex Magazine

Mais infomação

  • Ficha Técnica
  • Quem somos
  • Política de privacidade
  • Estatuto editorial

Redes Sociais

No Result
View All Result
  • Cultura
  • Sociedade
  • História
  • Viagens
  • Gastronomia
  • Lifestyle

© 2023 Vortex Magazine