Não faltam jardins para visitar em Portugal. Em cada vila ou cidade existe sempre 1 ou mais jardins ou parques onde passear com a família, com a sua cara metade ou até praticar desporto. Os espaços verdes são orgulhosamente mantidos em bom estado pelas cidades e pela população que os frequenta, sendo sempre muito bem estimados.
Muitos deles foram construídos há mais de 100 anos e ainda hoje se mantêm como um dos destinos principais para famílias e casais. São os chamados jardins históricos de Portugal, que existem um pouco por todo o país, de norte a sul, e foram desenhados de acordo com o romantismo que vigorava na época e que ainda hoje se mantém atual.
O nosso cantinho à beira-mar plantado é rico em jardins que surpreendem os visitantes com a sua beleza e diversidade, convidando à contemplação e observação da natureza. Se é um amante de jardins, ou se simplesmente procura visitar um local diferente e calmo, deixamos-lhe aqui 10 dos jardins mais bonitos de Portugal.
1. Mata do Bom Jesus de Braga
Aqui encontra árvores frondosas, vegetação luxuriante, grutas, um grande lago, mata, jardins, fontes e zonas de merenda. A mata fica bem no alto, a rodear aquele que é o principal monumento de Braga, e, para lá chegar, poderá subir a pé centenas de degraus, parando pelo caminho para recuperar o fôlego, ou subir através do funicular, que é o mais antigo do mundo ainda em funcionamento.
2. Jardim Botânico da Madeira
Já diz a voz popular que “a Madeira é um jardim”, mas mesmo aqui existem locais de destaque. Um desses sítios é o Jardim Botânico da Madeira, na Quinta do Bom Sucesso, que era antiga quinta do escocês William Reid, que fundou o famoso hotel com o mesmo nome.
Era inicialmente o jardim privado da família, mas hoje os seus quase 80.000m2 estão sob gestão pública. Alberga uma fascinante coleção de espécies botânicas de todo o mundo, conta com vistas incríveis sobre o Funchal, e acolhe o Museu de História Natural.
3. Jardim do Monte Palace, Madeira
E já que estamos na ilha da Madeira, não podemos deixar de recomendar este jardim. Partindo do Jardim Botânico, pode apanhar o teleférico para o Jardim do Monte Palace, numa viagem de 10 minutos com vistas incríveis sobre a baía do Funchal.
O Monte Palace foi um hotel de luxo, no século XVIII, mas está hoje aberto ao público. Aqui se encontra uma das maiores coleções mundiais de Cicas, autênticos fósseis vivos que merecem a visita frequente de vários estudiosos internacionais. Existem, no entanto, diversas espécies vegetativas de interesse.
4. Serralves, Porto
A Fundação de Serralves é um nome incontornável no Porto, com o seu Museu de Arte Contemporânea e a Casa de Serralves, um exemplar único da arquitetura Art Déco. Mas entre estes dois edifícios, encontram-se 18 hectares de parque e jardim, sendo que o parque é mais moderno, e os jardins remontam a inícios do século passado. Prepare-se para ser surpreendido pelas diversas instalações do museu no jardim.
5. Quinta das Lágrimas, Coimbra
É conhecida por ser o cenário do amor de Pedro e Inês, tendo sido amplamente visitados pelas principais figuras da história europeia, especialmente a zona da Fonte dos Amores e da Fonte das Lágrimas. É claro que, na altura dos dois amantes, nenhuma destas existia.
Afinal, a quinta era uma coutada real, que se chamava Pombal, e a Fonte das Lágrimas era um canal que a Rainha Santa Isabel mandara construir, para levar água ao Convento de Santa Clara. Foi Camões quem começou por lhes trocar os nomes. Hoje, os 18 hectares da quinta estão integrados num hotel de luxo, mas encontram-se abertos ao público.
6. Jardim do Palácio Vila Flor, Guimarães
Se estiver pela cidade-berço, não deixe de visitar os jardins do Palácio e Centro Cultural Vila Flor, dispostos em patamares e com uma vista única sobre a cidade de Guimarães, já que estão um pouco afastados do centro. Eram parte integrante da casa apalaçada do século XVII, e representam ainda hoje os jardins apalaçados daqueles tempos. Aqui encontra também uma importante coleção de camélias, que atrai muitos visitantes.
7. Bacalhôa Buddha Eden, Bombarral
É no Bombarral que pode encontrar o maior jardim oriental da Europa, que cobre cerca de 35 hectares. Os visitantes são recebidos por dois extraordinários Budas dourados, podendo depois deambular pelos pagodes, apreciando os dragões esculpidos que se erguem da água ou os cerca de 600 soldados de terracota pintados à mão.
No Jardim da Escultura Moderna e Contemporânea, pode passar por diversas peças, que se vão renovando frequentemente para proporcionar sempre uma experiência diferente.
8. Jardim Botânico Tropical, Lisboa
Situado em Belém, este jardim, criado em 1906, alberga cerca de 600 espécies originárias de todo o mundo tropical e subtropical, sendo que muitas se encontram em risco de extinção ou estão já extintas no seu habitat natural. O jardim tem sido alvo de obras de intervenção que lhe renovam o aspeto e o tornam ainda mais apelativo para os diversos visitantes que por aqui passam diariamente.
9. Parque da Terra Nostra, Açores
Já alguma vez imaginou um jardim situado no meio de uma cratera, com direito a lago termal e tudo? Pois saiba que esse jardim existe nos Açores! O Parque Terra Nostra existe há cerca de 200 anos, podendo tomar nele um banho retemperante ou simplesmente passear pelos jardins, com a sua enorme variedade de espécies dos quatro cantos do globo. Destacamos os Rhododendrons da Malásia, a importante coleção e camélias, com mais de 600 exemplares, e o Jardim da Flora Endémica e Nativa dos Açores.
10. Mata Nacional do Buçaco, Mealhada
Ocupa 15 hectares e tem um valor patrimonial incrível. Aqui encontra uma das maiores coleções de árvores e arbustos da Europa, que se erguem por entre o riquíssimo património histórico, como as ermidas que evocam os Passos da Via Sacra oi o Museu Militar do Buçaco, palco de uma importante batalha que ajudou a repelir as Invasões Francesas.
Se quiser passar aqui uma noite, pode optar por entre o lindíssimo Palace Hotel, ou pelas Casas do Bussaco, antigas casas de guardas-florestais que foram requalificadas como alojamento.
11. Jardim do Palácio da Pena, Sintra
Uma das mais belas criações arquitetónicas do Romantismo em Portugal, o parque e palácio de Monserrate foram testemunha ímpar dos ecletismos do séc. XIX. O palácio tem influências góticas, indianas e mouriscas, com motivos exóticos e vegetalistas que se prolongam ao exterior.
Os jardins têm espécies de todo o mundo, estando organizados por áreas geográficas. O relvado junto ao palácio permite descansar durante a descoberta deste jardim botânico. Tudo isto graças à visão única do Rei D. Fernando II.
12. Jardim da Quinta da Regaleira, Sintra
O palácio da Regaleira (como também se conhece a quinta do mesmo nome) está situado na encosta da serra e a escassa distância do Centro Histórico de Sintra, sendo Imóvel de Interesse Público desde 2002. O proprietário António Augusto Carvalho Monteiro transformou toda a quinta, pelo traço do arquiteto Luigi Manini.
A quinta de 4 hectares rodeou-se assim de jardins luxuriantes, lagos, grutas e construções enigmáticas, que evocam significados Maçónicos, Templários e Rosa-Crucianos. O espaço tem arquitetura românica, gótica, renascentista e manuelina.
Esqueceram dos jardins maravilhosos em Sintra, Monserrate, com plantas maravilhosas e muito bem cuidadas