Início Viagens 5 Geoparques portugueses como Património Mundial da UNESCO

5 Geoparques portugueses como Património Mundial da UNESCO

Cinco geoparques portugueses candidataram-se e foram aprovados para fazerem parte do património mundial da UNESCO. Conheça estas relíquias.

859
0
Geoparques portugueses

Segundo a Comissão Nacional da UNESCO, um geoparque é “uma área única e unificada onde locais e paisagens de importância geológica internacional são geridos numa conceção holística de proteção, educação e desenvolvimento sustentável”. É nos Açores e no continente que se encontram os cinco geoparques portugueses que são merecedores do título de Património Mundial da UNESCO.

Geoparque dos Açores
Geoparque dos Açores (Joel Santos)

Situado no Centro de Portugal e próximo da fronteira com Espanha, o Geoparque Naturtejo da Meseta Meridional nasceu do espírito de união e partilha e foi considerado Património Mundial da UNESCO em 2006.

É constituído por 16 locais de interesse geológico e abrange vários concelhos como o de Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Nisa, Oleiros, Proença-a-Nova e Vila Velha de Rodão.

Geoparque Naturtejo
Geoparque Naturtejo

Através de excursões e passeios de barco, é possível partir à aventura e conhecer esta região com 5000 km2. Visitar este geoparque é uma porta aberta para conhecer e perder-se nas pequenas aldeias histórias do Centro de Portugal.

Geoparque de Arouca
Geoparque de Arouca

Após três anos, a UNESCO reconheceu, como Património Mundial, o Geoparque de Arouca. É constituído por 41 geossítios, tendo uma área de 328 km2.

Passadiços do Paiva

Este geoparque dá-se a conhecer através de vários percursos pedestres e trilhos que podem ser adorados pelos mais aventureiros, com uma certa adrenalina à mistura.

Para além disto, é envolvido por várias serras e acompanhado por vários rios que permitem a realização de várias atividades náuticas, como o kayaking, a canoagem, entre outros.

Passadiços
Passadiços do Paiva

O Geopark Terras de Cavaleiros abrange todo o concelho de Macedo dos Cavaleiros, tendo como área 700 km2. Foi reconhecido pela UNESCO, em 2014 e é composto por 42 geossítios, envolvidos numa grande biodiversidade de fauna e flora.

Geopark Terras de Cavaleiros
Geopark Terras de Cavaleiros

Este património oferece vários programas turísticos e alguns dos locais com grande beleza, podem ser descobertos através de vários percursos pedestres.

Geoparque dos Açores
Geoparque dos Açores

Disperso pelas nove ilhas do arquipélago dos Açores e por toda a zona marinha envolvente – é assim o Geoparque dos Açores que mereceu o título, dado pela UNESCO, em 2015.

É aqui onde estão localizados os 121 geossítios que representam a geodiversidade do arquipélago que conta com um contraste enorme de elementos: vulcões, caldeiras, lagoas, algares vulcânicos, grutas, águas termais, fajãs, depósitos fossilíferos, entre outros.

Geoparque dos Açores
Geoparque dos Açores

Em 2019, a Serra da Estrela foi reconhecida pela UNESCO, como Património Mundial. O Geoparque Estrela conta com uma área grande com 2216 Km2 e inclui nove municípios que se envolvem em torno da Serra – Celorico da Beira, Covilhã, Fornos de Algodres, Guarda, Manteigas, Belmonte, Gouveia, Oliveira do Hospital e Seia.

Foram criados vários percursos que se complementam e dão a conhecer a cultura existente e o património natural deste geoparque.

Geoparque Estrela
Geoparque Estrela

Biodiversidade é a palavra-chave destes geoparques portugueses pertencentes ao Património Mundial da UNESCO. Não passam despercebidos estes nossos espaços com uma beleza única que de facto, merecem ser reconhecidos pela sua natureza e biodiversidade. Aventure-se em conhecer estes tesouros de Portugal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here