VortexMag
  • Cultura
  • Sociedade
  • História
  • Viagens
  • Gastronomia
  • Lifestyle
No Result
View All Result
VortexMag
No Result
View All Result
Home Viagens

Folgosinho: uma das aldeias mais carismáticas da Serra da Estrela

Folgosinho é uma das aldeias mais bonitas e carismáticas da Serra da Estrela. Conheça melhor a sua história e saiba o que visitar.

VxMag by VxMag
Abr 28, 2023
in Viagens
0
Serra da Estrela

Folgosinho

Partilhar no FacebookGuardar no Pinterest

ArtigosRelacionados

Estremoz

Estremoz: o castelo de mármore branco único em Portugal

Mai 21, 2025
Curral das Freiras

Curral das Freiras: o recanto secreto da Madeira onde as freiras se esconderam dos piratas

Abr 22, 2025
Dornes

Dornes: a aldeia mágica dos Templários

Abr 21, 2025
Aqueduto das Águas Livres

Aqueduto das Águas Livres: a obra que levou água e imponência a Lisboa

Abr 11, 2025

Folgosinho, situada no concelho de Gouveia, é não só uma das mais bonitas aldeias da Serra da Estrela, como também uma das mais carismáticas e pitorescas, encontrando-se repleta de património e lendas (que vão desde Viriato a Afonso Henriques). No fundo, é um daqueles locais a visitar pelo menos uma vez na vida.

Toda a aldeia e população foram moldadas pelos séculos de isolamento a que esteve sujeita. Hoje, e apesar de já aqui ter chegado a modernidade, ainda é possível continuar a ver os rebanhos a ir para o pasto, e as mulheres a ir buscar água às fontes. Assim, toda a aldeia soube evoluir, preservando ao mesmo tempo o que mais tem de genuíno e especial.

Um dos grandes destaques da povoação são mesmo as suas fontes de água, feitas em pedra e decoradas com azulejos, que têm versos sobre a água da aldeia. Não deixe de partir à sua descoberta, o que lhe dá também uma ótima desculpa para caminhar pelos seus becos e ruelas, onde poderá encontrar outros pontos de interesse.

Folgosinho Serra da Estrela
Folgosinho

Esses pontos de interesse são o pelourinho, a Igreja Matriz e o castelo, este último um caso raro entre os castelos portugueses, porque foi totalmente reconstruído no século XX, no sítio onde existiam vestígios de uma fortificação medieval. Também no local onde hoje se encontra o castelo existem vestígios de um antigo castro lusitano, o que não é de espantar, até porque a história e lendas de Folgosinho se encontram muito ligadas aos lusitanos e a Viriato.

É verdade que são diversas as povoações da Serra da Estrela a reclamar para si a origem ou local de nascimento de Viriato, mas em Folgosinho essa tradição é mais forte. A convicção é tão grande que existe mesmo uma casa à entrada da aldeia onde se diz que terá vivido o herói lusitano.

Diz também a lenda que, séculos mais tarde, por aqui acampou D. Afonso Henriques, que foi atraído pela água da aldeia, pelo seu ao ar puro e por uma estranha donzela, que lhe indicou o caminho até Folgosinho e lhe disse que era a terra do antigo herói da Lusitânia.

Toda a riqueza histórica e de lendas da aldeia se encontra bem presente na localidade, sendo possível apreciar detalhes que nos transportam para outros tempos e para as épicas batalhas de Viriato, de D. Afonso Henriques e dos homens aguerridos da Serra da Estrela.

castelo de folgosinho
Castelo de Folgosinho

E, depois de uma visita demorada à aldeia, não deixe de visitar os seus arredores, onde há muito para ver. A 20 minutos de distância, encontrará a aldeia histórica de Linhares da Beira. Recomenda-se um passeio pelas suas ruas sinuosas e íngremes até chegar ao seu castelo, de onde poderá ver uma paisagem incrível sobre o vale do Mondego.

A cerca de 30 a 40 minutos de carro, poderá encontrar Videmonte e Sabugueiro que, tal como Folgosinho, são aldeias de Montanha. Estes são ótimos locais para ter uma experiência mais típica e genuína da Serra da Estrela.

Na estrada que liga Folgosinho a Videmonte, poderá encontrar o baloiço do Faraó, que constitui um miradouro natural para toda a paisagem que o rodeia, e que se encontra perto de uma rocha que se parece com uma cabeça de faraó.

É claro que uma visita a Folgosinho e à região envolvente não fica completa sem provar a famosa gastronomia da terra, na qual se destacam o cabrito, borrego, o arroz de cabidela, a feijoada de javali, o queijo Serra da Estrela, o requeijão com doce de abóbora, o arroz-doce e as filhoses, entre outras iguarias.

Folgosinho representa o melhor que a Serra da Estrela tem para oferecer, por entre ar puro, águas cristalinas, uma ótima gastronomia e a simpatia das suas gentes. Assim, visitar a aldeia é experienciar o que de mais genuíno e típico Portugal tem.

VxMag

VxMag

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Língua Portuguesa
Cultura

Escrever sem tropeçar: os 8 erros ortográficos mais comuns em português

by VxMag
Jun 19, 2025
0

Dominar a escrita de uma língua é, em certa medida, um ato de memória. Mesmo os falantes nativos tropeçam, por...

Read moreDetails
cê-cedilha

Língua Portuguesa: porque razão o cê-cedilha não faz parte do alfabeto?

Jun 18, 2025
Bacalhau com natas e espinafres

Bacalhau com natas e espinafres: um clássico que nunca falha

Jun 17, 2025
Bolo húmido de natas e laranja

Bolo húmido de natas e laranja: simples e delicioso

Jun 16, 2025
Empanada galega de atum

Empanada galega de atum: um clássico para todas as ocasiões

Jun 15, 2025
Bacalhau à Minhota

Bacalhau à minhota: o clássico do norte que nunca falha

Jun 14, 2025

© 2024 Vortex Magazine

Mais infomação

  • Ficha Técnica
  • Quem somos
  • Política de privacidade
  • Estatuto editorial

Redes Sociais

No Result
View All Result
  • Cultura
  • Sociedade
  • História
  • Viagens
  • Gastronomia
  • Lifestyle

© 2024 Vortex Magazine