Início Sociedade Esta moeda de 1 cêntimo vale 6 mil euros e pode estar...

Esta moeda de 1 cêntimo vale 6 mil euros e pode estar na sua carteira

Esta simples moeda tem uma origem curiosa e um pouco rocambolesca. Mas apesar de todas as aventuras que lhe deram origem e de se tratar de apenas um cêntimo, vale 6 mil euros e pode estar na sua carteira!

51369
3
Moeda rara e valiosa
Moeda rara e valiosa

 

Moedas de cêntimo com erros de gravação podem, afinal, valer muito mais do que se pensava quando foram cunhadas. A questão é que há entusiastas de numismática que as querem comprar e, em 2013, uma moeda ‘defeituosa’ chegou a valer 6,600 euros. Mas afinal o erro não foi acidental. O caso aconteceu em Itália, onde a Casa da Moeda emitiu uma série de moedas de um cêntimo com um diâmetro igual às moedas de dois cêntimos. As moedas tinham de um lado o símbolo normal que indica o valor e do outro o Mole Antonelliana, em Turim, em vez de retratar, como habitualmente, o Castel del Monte.

Dado o valor histórico e artístico que é atribuído a este género de moeda por colecionadores e especialistas em numismática, a empresa numismática de Turim, Bolaffi, levou seis exemplares das moedas a leilão. O valor inicial de licitação era 2,500 euros, mas uma delas foi arrematada por 6,600 euros.

No entanto, o caso foi investigado pelo Ministério Público italiano que acabou por descobrir que um dos trabalhadores da Casa da Moeda tinha, propositadamente, colocado os kits das moedas de um cêntimo nas bases das moedas de dois cêntimos. A ideia era exatamente lucrar com a cotação das moedas no mercado numismático.

Apesar de parte das moedas terem sido retiradas de circulação, existem ainda algumas por aí. Não se sabe é exatamente quantas. Com a circulação das moedas de euro, é até possível que alguma tenha chegado a Portugal.

 

A mais cara de sempre

Depois da Bolaffi, empresa numismática sediada em Turim (Itália), levar a leilão 6 exemplares destas moedas a €2500 cada, uma delas foi arrematada por €6600, decorria o ano de 2013. De acordo com o gerente da mesma empresa, este valor justifica-se pela singularidade da moeda, que considera uma obra prima e muito procurada pelos colecionadores e, no geral, pelo mercado europeu da numismática.

A empresa, que esteve envolvida numa disputa de 11 anos com a Casa da Moeda por reclamar como seus os exemplares que conseguiu salvar da recolha, conseguiu finalmente comercializá-los, depois do Tribunal de Roma lhe ter dado razão. Mas estes 6 exemplares não foram os únicos que escaparam à recolha por parte da Casa da Moeda. Há moedas ‘perdidas’ que podem valer muitos milhares de euros às pessoas mais atentas.

Depois de ler este artigo, temos a certeza que vai olhar com outros olhos para as moedas de 1 cêntimo, pois podem valer-lhe vários ordenados. Nós já fomos abrir o mealheiro, mas não fomos bafejados pela sorte!

 

3 COMENTÁRIOS

  1. …Olá!
    Sou brasileira, possuomoedas de 1888/1889 etc. do Brasil Império prata pura. Gostaria de saber se interessa ?

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here