VortexMag
  • Cultura
  • Sociedade
  • História
  • Viagens
  • Gastronomia
  • Lifestyle
No Result
View All Result
VortexMag
No Result
View All Result
Home Sociedade

As 5 espécies mais ameaçadas de Portugal

Num país pequeno mas com muita diversidade, importa saber quais são as espécies mais ameaçadas de Portugal para que as possamos proteger.

VxMag by VxMag
Mar 29, 2022
in Sociedade
0
Lince Ibérico

Lince Ibérico

Partilhar no FacebookGuardar no Pinterest

ArtigosRelacionados

O enigma do centavo de 1922: apenas seis moedas conhecidas e um valor milionário

O enigma do centavo de 1922: apenas seis moedas conhecidas e um valor milionário

Out 30, 2025
São Bartolomeu

São Bartolomeu: a ilha das Caraíbas onde se come bacalhau e se ouve fado

Ago 21, 2025
10 razões para continuar a ter orgulho em Portugal

10 razões para continuar a ter orgulho em Portugal

Ago 20, 2025
10 coisas que tornam Portugal especial (e que vale a pena descobrir)

10 coisas que tornam Portugal especial (e que vale a pena descobrir)

Ago 20, 2025

Cuidar do ambiente é algo de muito importante, e felizmente, estamos cada vez mais conscientes do nosso impacto no mundo que nos rodeia. Afinal, todos queremos deixar aos nossos filhos um planeta melhor do que o que “herdámos”. Infelizmente, ainda existem muitas espécies animais e vegetais que se encontram em perigo de extinção, muitas das vezes devido à nossa atividade e indiferença.

Apesar de ser um país relativamente pequeno, Portugal possui no seu território uma enorme diversidade de fauna e flora que importa preservar. Algumas espécies só podem ser encontradas em território nacional e em mais nenhum outro local do planeta, o que aumenta ainda mais esta urgência pela sua preservação.

Ao longo do tempo, muitas espécies se extinguiram no nosso território, e outras estiveram ameaçadas, mas acabaram por conseguir recuperar os seus números. Mesmo assim, ainda há muito a fazer, em termos de proteção ambiental, e por isso, deixamos-lhe aqui 5 das espécies mais ameaçadas em Portugal.

1. Sobreiro

árvores mais especiais de Portugal
Sobreiro

Foi identificado pela WWF como uma espécie prioritária, devido ao seu valor ambiental, económico e social na região do Mediterrâneo Ocidental. A sua área de distribuição é muito limitada, em cerca de 2.7 milhões de hectares distribuídos maioritariamente por Portugal, Espanha, Marrocos e Argélia (que têm 90% da área de distribuição do sobreiro).

Só em Portugal existem cerca de 736 mil hectares de sobreiral, o que nos torna o país do mundo com maior área desta espécie ameaçada. Curiosamente, a exploração comercial da Sobreiro, para obter cortiça, ajuda a garantir a sua sobrevivência, já que ele é mantido pelas populações que dele dependem economicamente.

2. Águia Imperial

Águia Imperial
Águia Imperial

A Águia Imperial ibérica (Aquila Adalberti) é uma ave soberba e de grandes dimensões, com uma envergadura de asas que pode atingir os 2 metros. Infelizmente, esta espécie, que só nidifica em Portugal e Espanha, encontra-se criticamente em perigo.

3. Foca-monge

Foca Monge
Foca Monge

A foca-monge do mediterrâneo (Monachus monachus), também conhecida como lobo-marinho, é possivelmente o membro da família das focas mais ameaçadas de extinção. Este animal robusto pode atingir os 400 quilos e os 4 metros de comprimento (no caso dos machos) e os 2,30 metros no caso das fêmeas.

4. Lince ibérico

Lince Ibérico
Lince Ibérico

De nome científico Lynx pardinus, é a espécie de felino mais ameaçada a nível mundial, encontrando-se numa situação crítica: é o carnívoro mais ameaçado da Europa e foi considerado pela UICN (União Internacional de Conservação da Natureza) como criticamente ameaçado. Tem uma área de distribuição histórica muito reduzida e fragmentada, ocupando certas áreas de Portugal e Espanha.

Atualmente, apenas se pode confirmar a existência de duas populações reprodutoras, no extremo oriental da Serra Morena, e o último censo à espécie indica que os efetivos totais se encontram abaixo dos 150 indivíduos adultos. No entanto, nos últimos anos tem havido algum sucesso na sua reintrodução em ambiente selvagem, especialmente do lado de Espanha.

5. Cegonha preta

Cegonha Preta - Stephen Daly
Cegonha Preta – Stephen Daly

Esta cegonha tem cerca de metro e meio de comprimento e dois metros e cinco de envergadura, com uma plumagem quase toda preta (as partes brancas resumem-se ao ventre e peito). O bico e patas são de um vermelho vivo.

Voa de forma semelhante a uma cegonha branca, mas depende menos das correntes ascendentes, ganhando altitude facilmente graças às suas asas. Existe principalmente nos troços internacionais do Douro, Tejo e Guadiana, e apenas em locais muito inacessíveis.

VxMag

VxMag

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

casa de banho
Notícias

Casa de banho sem cheiros desagradáveis: causas, soluções e um toque verde para transformar o espaço

by VxMag
Mar 17, 2026
0

A casa de banho é, sem dúvida, um dos espaços da casa que mais facilmente acumula odores indesejados. Humidade, canalizações...

Read moreDetails
Peónias

Peónias: o guia completo para plantar, cuidar e apaixonar-se por estas flores extraordinárias

Mar 17, 2026
Cebolinho

Cebolinho: o guia completo para plantar, cuidar e colher esta erva aromática em casa

Mar 17, 2026
Suculentas

8 plantas para jardim que não exigem quase nada de si (mas retribuem muito)

Mar 16, 2026
Limpar a placa de indução: os erros comuns e a forma correta de o fazer

Placa de indução: os erros que está a cometer na limpeza e como corrigi-los

Mar 16, 2026
Como limpar o frigorífico a fundo sem o desligar: o método prático usado por profissionais

Como limpar o frigorífico a fundo sem o desligar: o método que os profissionais usam

Mar 16, 2026

© 2024 Vortex Magazine

Mais infomação

  • Ficha Técnica
  • Quem somos
  • Política de privacidade
  • Estatuto editorial

Redes Sociais

No Result
View All Result
  • Cultura
  • Sociedade
  • História
  • Viagens
  • Gastronomia
  • Lifestyle

© 2024 Vortex Magazine