VortexMag
  • Cultura
  • Sociedade
  • História
  • Viagens
  • Gastronomia
  • Lifestyle
No Result
View All Result
VortexMag
No Result
View All Result
Home História

Dodó: a fantástica ave que os portugueses caçaram até à extinção

Vivia na Ilha Maurícia e foi caçada pelos marinheiros portugueses até que se extinguiu. Conheça a fantástica história do dodó, uma ave muito especial.

VxMag by VxMag
Jul 20, 2023
in História
0
Dodó

Dodó

Partilhar no FacebookGuardar no Pinterest

ArtigosRelacionados

Palácio de Cristal

Porto desaparecido: o antigo Palácio de Cristal

Set 3, 2023
Batalha de Aljubarrota

As 8 maiores (ou melhores) batalhas da história de Portugal

Set 2, 2023
Estrímnios

Estrímnios: o povo que habitou Portugal antes dos lusitanos

Ago 23, 2023
Sefes

Sefes: serão estes os verdadeiros antepassados dos Portugueses?

Ago 21, 2023

O pássaro dodó, nativo da ilha Maurícia, no Oceano Índico, era uma grande ave não voadora, que contava com uma aparência única. Parente próximo do solitário-de-rodrigues, também extinto, o dodó não contava com predadores naturais até que os homens chegaram à ilha. Em menos de um século, o pássaro dodó extinguiu-se. Hoje, é conhecido como um dos exemplos mais citados de extinção induzida pelo homem.

Este animal tinha cerca de 1 metro de altura e pesava à volta de 15kg, contando com um bico largo e bulbosa, que tinha uma ponta ligeiramente curvada. Conhecemos a sua aparência devido a desenhos, pinturas e relatos escritos durante o século XVII, que evidenciavam a sua plumagem cinzento-acastanhada, os seus pés amarelos, o tufo de penas na cauda, a cabeça cinza e nua e o seu bico verde, preto e amarelo.

Apesar de existirem poucas descrições do seu habitat preferido, alguns relatórios e esboços apresentam a ideia de que este animal de encontrava em florestas, nas partes secas da costa da ilha. No entanto, foram encontrados vestígios destes animais em cavernas costeiras e terras altas, sugerindo que estas aves também viveram em regiões montanhosas.

Dodó
Dodó

E como se deu a sua extinção? O pássaro dodó foi descoberto por portugueses por volta de 1507. Este animal, como não tinha predadores, não tinha medo dos humanos, e os marinheiros rapidamente dizimaram as populações de dodós, porque estes eram uma fonte fácil de carne fresca para as viagens marítimas.

Afinal, a carne não abundava a bordo de naus e caravelas e, por isso, quando o navio parava para abastecer, os marinheiros caçavam a fauna local. Isto era especialmente frequente na ilha Maurícia, que estava numa localização privilegiada na rota que ligava Portugal à Índia.

O golpe final foi dado pela colonização humana desta ilha e pela introdução de animais como os porcos e macacos, que levaram a uma maior competição por comida e a uma perda do habitat dos dodós. Assim, o último dodó foi morto em 1681, e a espécie perdeu-se para sempre.

Com o tempo, tornou-se num símbolo do impacto que os humanos têm no mundo natural, com o seu legado a servir como uma lembrança da importância da conservação do ambiente e proteção das espécies animais ameaçadas de extinção.

Dodó
Dodó

Este papel do dodó como alerta para a intervenção humana nos ecossistemas é aprovado pelo governo da ilha Maurícia, que usa igualmente a imagem desta ave em moedas, selos e outros símbolos nacionais.

Ainda em relação ao dodó, já muito se falou sobre a sua desextinção, tema controverso que tem sido debatido por cientistas e conservacionistas. Uma startup de biotecnologia e engenharia genética, a Colossal Biosciences, chegou a arrecadar 150 milhões de dólares em fundos para o seu projeto de “desextinção” do pássaro dodó.

Esta empresa pretende usar avanços na sequenciação do ADN antigo, assim como tecnologias de edição genética e biologia sintética para trazer o dodó de volta para a ilha Maurícia.

No entanto, muitos entendidos argumentam que a desextinção pode não ser uma opção viável, servindo, ao mesmo tempo, para distrair a humanidade da ameaça constante que muitas espécies animais ainda sofrem nos nossos dias.

Assim, talvez no futuro seja possível apreciar o pássaro dodó, de volta no seu habitat original. No entanto, convém não esquecer que muitos animais hoje em dia enfrentam graves ameaças e que a sua proteção é fundamental, para evitar que existam mais casos como o deste pássaro mítico.

Tags: dodó
VxMag

VxMag

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Próteas
Lifestyle

Próteas: guia completo para plantar e cuidar destas belíssimas flores

by VxMag
Set 21, 2023
0

As próteas são plantas com flor que vêm da África do Sul, onde fazem parte da família das Proteaceae. Há...

Read more
Língua Portuguesa

15 das palavras mais caricatas da Língua Portuguesa e os seus significados

Set 21, 2023
Orquídea Cymbidium

12 plantas que florescem no inverno em Portugal e como cuidar delas

Set 21, 2023
Parque Eduardo VII

7 belíssimos locais grátis para visitar em Lisboa

Set 21, 2023
aldeias mais bonitas de Portugal

7 vilas e aldeias medievais para descobrir em Portugal

Set 20, 2023
plantas para jardim de pouca manuntenção

8 plantas para jardim que requerem pouca manutenção

Set 20, 2023

© 2023 Vortex Magazine

Mais infomação

  • Ficha Técnica
  • Quem somos
  • Política de privacidade
  • Estatuto editorial

Redes Sociais

No Result
View All Result
  • Cultura
  • Sociedade
  • História
  • Viagens
  • Gastronomia
  • Lifestyle

© 2023 Vortex Magazine