VortexMag
  • Cultura
  • Sociedade
  • História
  • Viagens
  • Gastronomia
  • Lifestyle
  • Natureza
No Result
View All Result
VortexMag
No Result
View All Result
Home Viagens

Do Pico do Areeiro ao Pico Ruivo: um dos trilhos mais bonitos de Portugal

O trilho da Vereda do Areeiro é um dos mais bonitos de Portugal e faz-se por cima das nuvens entre as montanhas mais altas da Ilha da Madeira.

VxMag by VxMag
Mai 1, 2023
in Viagens
0
trilho Vereda do Areeiro

trilho Vereda do Areeiro

Partilhar no FacebookGuardar no Pinterest

ArtigosRelacionados

locais românicos perto do Porto

7 locais deslumbrantes para descobrir perto do Porto

Set 4, 2026
sítios românticos em Sintra

7 dos locais mais românticos para passear em Sintra

Set 3, 2026
Rio de Onor

6 locais de sonho para descobrir em Trás-os-Montes

Set 1, 2026
locais mais bonitos do algarve

7 locais mágicos para descobrir no Algarve

Ago 30, 2026

O Pico Ruivo, no concelho de Santana, tem 1862 metros de altitude e é o ponto mais alto do arquipélago da Madeira, e a terceira montanha mais alta de Portugal, sendo apenas superada pela Serra da Estrela e pelo Pico, nos Açores. Poderá seguir 4 percursos pedestres até ao Pico Ruivo, sendo que o trilho mais curto e mais fácil é o da Vereda do Pico Ruivo (PR1.2), que começa na Achada do Teixeira e demora cerca de 1 hora e meia para percorrer 2,8 km.

Outras opções incluem o percurso Vereda da Ilha (PR1.1), que se inicia na Casa de Abrigo do Pico Ruivo, tem uma extensão de 8,2 km, duração de 3 horas e termina na freguesia da Ilha; e a Vereda da Encumeada (PR1.3), percurso longo e exigente de 11,2 km e duração de 6 horas, com início nas proximidades do Pico Ruivo e término na Encumeada.

Mas hoje vamos destacar o trilho Vereda do Areeiro (PR1), que tem a particularidade de ligar 3 dos picos mais altos da ilha: o Pico Ruivo, o Pico das Torres (1851 metros) e o Pico do Areeiro (1817 metros).

trilho Vereda do Areeiro
trilho Vereda do Areeiro

Este percurso de 7 km, com duração de 3h30 minutos, percorre parte da área do Maciço Montanhoso Central, que faz parte da Rede Natura 2000. O caminho inicia-se no miradouro do Pico do Areeiro e termina no Pico Ruivo. Pelo caminho, irá encontrar túneis, alguns declives acentuados e muitas paisagens maravilhosas.

Logo no início do trilho, junto à Pousada do Pico do Areeiro, podemos deparar-nos com uma paisagem única, que deve ser apreciada com calma, até porque, à medida que subimos, as nuvens envolvem a montanha e parece quase que chegamos a uma nova dimensão.

A poucos metros do início, pode também encontrar o miradouro do Ninho da Manta, de onde poderá observar o vale da Fajã da Nogueira, São Roque do Faial e uma grande parte da Cordilheira Montanhosa Central.

Seguindo o percurso, poderá encontrar diversas grutas escavadas nos tufos vulcânicos, local de abrigo para o gado e pastores, e observar diversas espécies de aves, com destaque para o canário, o corre-caminhos e a andorinha-da-serra.

trilho Vereda do Areeiro

Por entre estas montanhas, vive também o melro-preto, o tentilhão da Madeira, o bisbis, e ainda a endémica Freira da Madeira, a ave marinha mais ameaçada da Europa.

Para chegar ao Pico Ruivo, terá de contornar o Pico das Torres, através de uma escadaria escavada na rocha, uma subida bastante íngreme seguida de uma descida acentuada. Este percurso é acessível pela vereda Oeste, ou seja, pelos túneis, até porque a vereda Este se encontra encerrada por questões de segurança.

Nesta zona, poderá observar o urzal e vegetação de altitude, com destaque para a presença de diversos endemismos da Madeira, como a urze da Madeira, a violeta da Madeira, a orquídea das rochas e a antilídea.

Depois, chegará a parte mais difícil do percurso, que é a subida final até à Casa de Abrigo do Pico Ruivo. O local foi requalificado para servir de apoio aos turistas que por aqui passam, e é um sítio perfeito para descansar e tomar um café, um chá, um copo de vinho da região ou a típica poncha madeirense.

Uma vez chegado ao Pico Ruivo, terá duas opções. Poderá continuar pela vereda que dá acesso à Achada do Teixeira, ou fazer todo o percurso de volta até ao Pico do Areeiro, já que o trilho é linear.

Este trilho é considerado de dificuldade média, mas acaba por ser fisicamente exigente em algumas partes do percurso, pelo que deve ter isso em atenção. De qualquer forma, percorrê-lo vale muito a pena, porque iremos encontrar paisagens únicas e típicas madeirenses, que nos ficarão na memória por muito tempo.

Ajude-nos a chegar mais longe

Gosta do que lê na VortexMag? Adicione-nos como fonte preferida no Google e passe a ver mais dos nossos artigos nos seus resultados de pesquisa.

Adicionar como Fonte Preferida  →
VxMag

VxMag

A VxMag é a assinatura editorial coletiva da Vortex Magazine. Os artigos publicados sob este nome são escritos e revistos pela equipa da redação, que cobre sociedade, cultura, viagens, tecnologia e atualidade com o mesmo compromisso de rigor e verificação de factos.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Usar o farol de nevoeiro sem necessidade também é motivo de multa em Portugal
Sociedade

Usar o farol de nevoeiro sem necessidade também é motivo de multa em Portugal

by VxMag
Set 4, 2026
0

Usar o farol de nevoeiro sem necessidade também é motivo de multa em Portugal, mesmo sem qualquer nevoeiro à vista...

Read moreDetails
Porque o Multibanco é considerado um dos sistemas de pagamento mais avançados da Europa

Porque o Multibanco é considerado um dos sistemas de pagamento mais avançados da Europa

Set 4, 2026
Atenção ao MB WAY: como funciona a fraude do código de levantamento

Como o MB WAY nasceu do sucesso do Multibanco e mudou os pagamentos em Portugal

Set 4, 2026
locais românicos perto do Porto

7 locais deslumbrantes para descobrir perto do Porto

Set 4, 2026
Porque o k, o w e o y só passaram a fazer parte do alfabeto da língua portuguesa em 1990

Porque o k, o w e o y só passaram a fazer parte do alfabeto da língua portuguesa em 1990

Set 3, 2026
Como funciona a reforma antecipada por carreira muito longa, sem qualquer penalização

Como funciona a reforma antecipada por carreira muito longa, sem qualquer penalização

Set 3, 2026

© 2024 Vortex Magazine

Mais infomação

  • Ficha Técnica
  • Quem somos
  • Política de privacidade
  • Estatuto editorial

Redes Sociais

No Result
View All Result
  • Cultura
  • Sociedade
  • História
  • Viagens
  • Gastronomia
  • Lifestyle
  • Natureza

© 2024 Vortex Magazine