Início Viagens Dark Sky Alqueva: o melhor local da Europa para ver estrelas fica...

Dark Sky Alqueva: o melhor local da Europa para ver estrelas fica no Alentejo

A região do Alqueva dispõe de uma das melhores atrações turísticas da Europa. Conheça e deslumbre-se com este paraíso noturno.

3722
0
Dark Sky Alqueva
Dark Sky Alqueva (Miguel Claro)

Imaginemos um local onde nos deparamos com um encantador céu estrelado em que a única luz é proveniente do brilho das constelações. Nomeado para os World Travel Awards, na categoria de Atração Turística Líder da Europa, este cenário encontra-se em pleno Alqueva, no Alentejo e é considerado o primeiro destino turístico à luz das estrelas.

Dark Sky Alqueva
Dark Sky Alqueva (Hugo Lopes)

A região alentejana em redor do grande Alqueva é uma área protegida e certificada a nível internacional que proporciona uma experiência noturna perfeita. Esta área com 3000 quilómetros quadrados está registada como “Dark Sky Alqueva” e dá uma maravilhosa visão irrompida pelas serras de São Mamede, Ossa, Adiça, Portel e Caldeirão.

Devido a este grande reconhecimento, os municípios ao redor desta região unem-se e baixam as luzes públicas artificiais, entre as 23 e as 5 horas da manhã, para um melhor usufruto deste fenómeno.

Dark Sky Alqueva
Dark Sky Alqueva (Hugo Lopes)

Para encontrar este lado mais escuro, mas, ao mesmo tempo, encantador do Alqueva, nada melhor que seguir em direção ao Observatório Oficial da sede do “Dark Sky Alqueva”, na Cumeada.

A sede está equipada com telescópios de vanguarda que dão acesso a uma magnifica viagem cósmica entre as chuvas de estrelas, que possibilita ver o lado mais profundo do Universo, desde as crateras da Lua até planetas que se encontram por cima de um dos mais incríveis céus do mundo.

Dark Sky Alqueva
Dark Sky Alqueva

“Em grande parte da Europa, cada vez menos pessoas conseguem ver a Via Láctea a olho nu dado o aumento desmesurado da poluição luminosa, tornando o Alqueva uma pérola da Europa.

Dada as excelentes condições atmosféricas e escuridão do céu, é possível, aos visitantes, desfrutarem de um céu estrelado durante a maior parte do ano” – explica Miguel Claro, astrofotógrafo oficial da Rota Dark Sky.

A seguinte fotografia é uma imagem real, captada por este mesmo astrofotógrafo Miguel Claro , no Observatório Oficial desta sede, na Cumeada.

Via láctea
Fotografia de Miguel Claro

Associada à dita reserva, esta experiência pode ser usufruída através da Rota Dark Sky Alqueva que integra diversas empresas certificadas para oferecerem os melhores serviços de alojamento, restauração e lazer. É a partir deste roteiro que quem visita o Alqueva, consegue ficar a conhecer melhor a cultura, a gastronomia e a geografia desta bela região.

Não fique só de passagem! Para poder usufruir intensamente deste fenómeno natural, aproveite algumas das atividades que tornam esta experiência ainda mais única.

Dark Sky Alqueva
Dark Sky Alqueva (Gi Cristóvão)

Estas atividades vão desde a observação solar e noturna e visitas guiadas pela área protegida, passando por um passeio noturno de canoa e por várias provas de vinhos, até mesmo à possibilidade de participar num workshop de astrofotografia e ainda, visitar a exposição de fotografia e respetivo museu.

Se ainda não se convenceu sobre o que o astroturismo tem de incrível, visite o site oficial do “Dark Sky Alqueva” e deslumbre-se com as incríveis fotografias captadas e conheça todos os alojamentos e restaurantes disponíveis nesta região que se encontra por baixo de um magnifico e mágico fenómeno natural.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here