Início Sociedade Como fazer máscaras caseiras em tecido e quais os tecidos eficazes

Como fazer máscaras caseiras em tecido e quais os tecidos eficazes

Um rectângulo de tecido em algodão higienizado e quatro elásticos. Veja como fazer uma máscara caseira, como a deve usar e quais os tecidos mais adequados.

2
Máscara caseira
Máscara caseira

Numa altura em que se analisa a possibilidade de o uso das máscaras ser, afinal, mais generalizado do que o que se falava inicialmente, saiba como pode fazer uma máscara, de forma rápida e simples. Porém, é importante ressalvar que esta possibilidade não garante a total proteção face à propagação da pandemia por Covid-19.

Sabe-se que as máscaras cirúrgicas não chegarão, nesta fase, para todos. No entanto, há tecidos que, não garantindo eficácia a 100%, podem ajudar a impedir a propagação de gotículas de saliva por parte de quem, mesmo não sabendo, está contaminado com Covid-19.

As máscaras caseiras surgem, nesta fase, como uma possibilidade para impedir a propagação mais generalizada da pandemia. Entre os tecidos mais indicados, recomenda-se o Tecido Não Tecidos (conhecido por TNT) ou mesmo tecido 100% de algodão usado frequentemente em roupas infantis, camisas e até mesmo em tecidos de cortinado.

Jaime Branco, diretor da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa, afirmava esta segunda-feira que se usassem “tecidos, por exemplo, de camisas de algodão que estejam já inutilizadas por algum motivo” porque “são um bom material para executar as máscaras”, garantindo uma proteção na ordem dos 50 a 80%.

Veja agora algumas recomendações para a elaboração e uso de máscaras caseiras:

A máscara deve ser individual e sempre para o mesmo elemento da família. Recomenda-se que existam pelo menos duas máscaras por pessoa.

Devem estar ajustadas ao rosto, cobrindo a boca e o nariz, e sem espaços nas laterais do rosto.

A máscara deve ter duas camadas de tecido para garantir uma maior eficácia.

Deve ser trocada sempre que fica molhada – recomenda-se que após duas horas -, e retirada apenas e só pelos elásticos (sem tocar no tecido) e deve ser logo mergulhada numa solução de água com lixívia para ser depois lavada.

Quando se sai de casa, recomenda-se que se leve uma máscara extra na mala e um saco para poder colocar a que já usou, não contaminando mais nada.

Como fazer uma máscara em casa

A falta de máscaras levou muita gente a pegar num bocado de pano e a sentar-se frente à máquina de costura para confecionar a sua própria proteção.

Lista do material necessário: um bocado de tecido de algodão robusto (50 cm X 50), agulha e linhas e máquina de costura (quem não tem, pode coser à mão), tesoura, alfinetes, quatro tiras de tecido de algodão para gravatas, cerca de 45 cm de comprimento ou quatro atacadores planos e novos ou ainda dois elásticos de costura planos com cerca de dois centímetros de comprimento cada um.

1º passo: preparação dos materiais

como fazer mascaras em tecido
Como fazer mascaras em tecido

Dobre o tecido ao meio. Meça e corte um retângulo de 25 cm por 15 cm para ter duas camadas do mesmo tamanho. Este bocado de tecido será a base de máscara.

Como fazer mascaras em tecido
Como fazer mascaras em tecido

Faça os laços com cerca de 45 cm de comprimento e cerca de meio cm de de largura. Dobre cada pedaço de tecido duas vezes longitudinalmente e, mais uma vez, dobre as arestas internas. Costure uma linha reta ao meio para impedir que os laços se desgastem.

2º Passo: colocar os laços

Como fazer mascaras em tecido
Como fazer mascaras em tecido

Pegue-se numa das camadas de tecido retangular. Com o lado do tecido que ficará para fora (ou seja, do desenho) voltado para si, fixe as quatro presilhas no tecido, uma em cada canto. Certifique-se de que as presilhas estão reunidas ao centro antes de avançar para a próxima etapa.

O elástico pode ser substituído por laços de tecido. O elástico, segundo este guia que explica como se faz uma máscara em casa, não é tão fácil de limpar e impede que uma pessoa com alergia ao látex possa usá-la. Os elásticos devem ser presos à primeira camada de tecido, nas extremidades dos cantos, formando pequenos aros. É importante verificar se o elástico está dentro das duas peças de tecido sobrepostas.

3º passo: juntar as peças

Como fazer mascaras em tecido
Como fazer mascaras em tecido

Pegue na segunda camada de tecido e alinhe-a com a primeira. Os lados do padrão devem ficar voltados um para o outro. Prenda os dois tecidos com alfinetes.

Passo 4: começar a coser

Como fazer mascaras em tecido
Como fazer mascaras em tecido

A partir do meio da peça de tecido, costure uma linha reta em toda a máscara, cerca de 6 a 7 milímetros acima da borda inferior em direção ao canto inferior esquerdo. Vá retirando os alfinetes que encontrar pelo caminho.

Como fazer mascaras em tecido
Como fazer mascaras em tecido

Certifique-se de que as presilhas elásticas ou de tecido estão presas nos cantos, nas duas camadas de tecido. A agulha passar deve pelas três peças: a camada superior, o elástico ou o material que usou, e a camada inferior. Deve passar algumas vezes para a frente e para trás para garantir que os laços estão bem presos.

5º passo: costurar ao redor

Como fazer mascaras em tecido
Como fazer mascaras em tecido

Costure ao redor das camadas de tecido, repetindo o movimento para frente e para trás em cada canto para prender todas as extremidades elásticas ou presilhas do tecido.

Continue costurando em direção ao ponto inicial, mas pare para permitir um espaço de 3 ou 4 cm.

6º passo: virar ao contrário

Como fazer mascaras em tecido
Como fazer mascaras em tecido

Vire a máscara para lado direito, ou seja com a parte dos desenhos para fora, através da pequena parte que não está costurada. Os laços ou elásticos de tecido agora devem ficar destacados, como se fossem quatro como perninhas.

7 º passo: fazer as pregas

Como fazer mascaras em tecido
Como fazer mascaras em tecido

Faça três pregas longitudinalmente na máscara, como se estivesse a dobrar um papel. Isso ajuda a máscara a adaptar-se melhor ao rosto de quem a usar. Prenda cada uma das pregas com alfinetes.

8º passo: máscara pronta

Como fazer mascaras em tecido
Como fazer mascaras em tecido

Com as pregas presas por alfinetes, costure em torno do perímetro da máscara, a cerca de 0,6 ou 0,7 cm da borda da costura – chamado ponto superior. Tenha cuidado ao costurar sobre as pregas, pois o tecido pode ser bastante grosso – aqui o ideal é mesmo uma máquina de costura.

Como fazer mascaras em tecido
Como fazer mascaras em tecido

Faça um segundo posponto ao lado do primeiro em todas a máscara. E está concluída!

2 COMENTÁRIOS

  1. Excelente, mas muito complicada a explicação pelos desenhos. Poderiam fazer um vídeo, que seria melhor entendido.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here