VortexMag
  • Cultura
  • Sociedade
  • História
  • Viagens
  • Gastronomia
  • Lifestyle
No Result
View All Result
VortexMag
No Result
View All Result
Home Viagens

As 12 cidades mais bonitas de Portugal

Quais são as cidades mais bonitas de Portugal? Como base em critérios como o património histórico ou a quantidade de espaços verdes, estas são as mais belas.

VxMag by VxMag
Jan 21, 2022
in Viagens
0
cidades mais bonitas de portugal

Évora

Partilhar no FacebookGuardar no Pinterest

ArtigosRelacionados

fundão

Fundão: natureza e aldeias históricas para descobrir na Serra da Gardunha

Mar 24, 2023
Rio de Onor

Parque Natural de Montesinho: rotas, trilhos e percursos pedestres para descobrir em Trás-os-Montes

Mar 24, 2023
aldeias mais altas de Portugal

As 5 aldeias mais altas de Portugal

Mar 23, 2023
Parque Florestal do Monsanto

Parque Florestal de Monsanto: um pulmão verde no coração de Lisboa

Mar 22, 2023

Quais são as cidades mais bonitas de Portugal? A escolha não é fácil e os gostos são sempre subjetivos. Mas é possível estabelecer algumas regras e critérios e chegar a uma lista mais ou menos consensual, que reflete não só os mais variados estilos urbanos de norte a sul do país como também o estado de preservação e planeamento da cidade em si.

Para elaborar esta lista, decidimos levar em conta os seguintes factores: conservação do centro histórico, quantidade e qualidade do património edificado e os espaços verdes de cada cidade. O resultado pode surpreender, especialmente por termos optado por não incluir Lisboa ou Porto na lista e nos termos limitado apenas às cidades pequenas.

Assim sendo, se está à procura de ideias para as suas próximas férias ou escapadinhas em Portugal, talvez esta lista lhe possa servir como inspiração. E se a sua cidade não faz parte da lista, lembre-se sempre que a beleza existe sobretudo nos olhos de quem a observa. Descubra algumas das cidades mais bonitas de Portugal.

1. Tomar

Tomar
Tomar

Após D. Afonso Henriques ter conquistado a região dos mouros, Tomar foi doado à Ordem dos Templários. O Grão-Mestre Gualdim Pais iniciou em 1160 a construção do castelo e convento que viria a ser sede dos Templários em Portugal. 

Era a partir daqui que os Templários governavam as suas possessões do centro do Reino de Portugal, estando obrigados a defendê-lo dos ataques mouros vindos do sul. Percorrer as ruas de Tomar é mergulhar na história de Portugal e sentir todo o encanto desta que é uma das cidades mais bonitas de Portugal.

2. Chaves

Chaves
Chaves

Esta cidade do distrito de Vila Real conta com cerca de 18 500 habitantes no seu perímetro urbano, sendo por isso considerada a segunda maior cidade deste distrito. Chaves encontra-se num vale fértil junto ao Rio Tâmega, bem próximo da fronteira com Espanha. A cidade foi lar por variados povos, sendo que a presença humana na região remonta ao Paleolítico.

No património, destacamos a Ponte de Trajano, o castelo, o Forte de São Neutel, e as diversas estações arqueológicas que pode encontrar ao redor da cidade. Como a cidade é conhecida também pelas suas termas, procure fazer-lhes uma visita e provar estas águas de aroma e sabor únicos.

3. Évora

Évora
Évora (Ana Fialho)

Situada sobre uma suave colina e coroada pela sua imponente catedral, Évora guarda no seu centro histórico, rodeado de uma vasta cintura de muralhas, uma valiosa herança cultural, que está hoje classificada como Património da Humanidade pela UNESCO. As ruas estreitas, de inspiração mourisca, contrastam na perfeição com as praças inundadas de luz, numa combinação de dois milénios de história.

A grande diversidade de culturas ao longo dos tempos tornou Évora uma cidade única e a não perder. Aliada à História, encontra-se a modernidade e o dinamismo modernos, visíveis nos excelentes restaurantes, bares, esplanadas e na gente jovem que frequenta a Universidade.

4. Bragança

Bragança
Cidadela de Bragança

O centro histórico de Bragança encontra-se num local compacto, que facilmente se percorre a pé. As pedras gastas são testemunhas de uma história atribulada, que remonta à Idade do Bronze, numa povoação que passou pelas mãos de romanos, suevos e visigodos, com combates que ajudaram a estabelecer as linhas de fronteira e a importância estratégica da região.

A torre de Menagem quatrocentista é o grande destaque de um dos mais harmoniosos e bem preservados castelos de Trás-os-Montes, num conjunto monumental digno de nota pela sua originalidade. Procure visitar também a enigmática Domus Municipalis, um edifício que se acredita ter acumulado as funções de cisterna e do local de reunião dos “homens bons” do concelho.

5. Guimarães

Paço dos Duques de Bragança (Guimarães)
Paço dos Duques de Bragança (Guimarães)

Guimarães encontra-se fortemente associada à formação e identidade de Portugal, especialmente o seu centro histórico, que ficava dentro das muralhas, e que hoje se encontra classificado como Património Mundial da Unesco, com base nos valores de originalidade e autenticidade com que foi recuperado.

Toda a cidade possui um conjunto patrimonial muito bem preservado, com destaque para as varandas de ferro, os alpendres e balcões em granito, as casas senhoriais, os arcos que ligam ruas estreitas, as torres e claustros.

6. Tavira

Tavira
Tavira

A bonita cidade algarvia de Tavira desenvolve-se ao longo do Rio Gilão, que dá alma e cor à localidade. São vários os vestígios árabes na sua arquitetura, seja nos telhados das suas casas, nas portas, nas janelas e nas ruas. A ponte, que se crê ser de origem romana, é um dos seus principais atrativos mas é no jardim do coreto que a população se reúne quando quer dar uma passeio pela cidade.

7. Silves

Castelo de Silves
Castelo de Silves

Surge sobre um estupendo vale, protegida pelo castelo, que guarda as casas tradicionais. Silves faz parte do roteiro turístico de qualquer visitante, tendo experienciado um crescimento económico e urbanístico que provam que, mesmo em plena serra algarvia, se consegue encontrar um local rico em oferta, tanto a nível de monumentos, como de cultura e de lazer.

8. Elvas

Elvas
Elvas

Situada a apenas 8 km em linha reta de Badajoz, Elvas foi uma importante praça-forte da fronteira portuguesa, e a cidade mais fortificada da Europa. Daí lhe vem o cognome “Rainha da Fronteira”, pela qual ainda hoje é conhecida.

A cidade é rica em património, contando com um imenso espólio de monumentos megalíticos e um bom acervo arqueológico da época pré-histórica e romana. Destacamos o bonito castelo do século XIII, a Igreja de São Domingos ou a igreja de São Pedro, do século XII, como exemplos de arquitetura medieval a não perder.

9. Aveiro

Aveiro
Aveiro

É junto à Ria, onde as águas do Vouga se misturam com as do mar, que se encontra a cidade de Aveiro, recortada por ruas aquáticas por onde deslizam os barcos moliceiros. A Barra Nova foi construída no século XIX, e a sua abertura para o oceano, em 1808, levou à formação de um canal com cerca de 264 metros de largura e entre 4 e 6 m de profundidade, o que abriu a Ria para o mar e reconstitui a fonte de sobrevivência da região.

Assim, não pode deixar de conhecer a Ria de Aveiro, passando pelo labirinto de canais, pelas dunas brancas junto ao mar, e pelas extensões imensas de marinhas, com as suas pirâmides de sal. Bem perto de Aveiro, encontra as Dunas de São Jacinto, proposta perfeita para os amantes da natureza.

10. Angra do Heroísmo

Angra do Heroísmo
Angra do Heroísmo

Foi a primeira povoação do Arquipélago dos Açores a ser cidade, em 1534, devido à importância do seu porto como escala na chamada Carreira da Índia, onde as embarcações se reabasteciam e reaparelhavam. Durante a crise de sucessão de 1580, a cidade resiste ao domínio castelhano e apoia D. António, prior do Crato, sendo que este aqui estabelece governo de agosto de 1580 a agosto de 1582.

No séc. XIX, Angra do Heroísmo foi o centro e alma do movimento liberal português, estabelecendo-se aqui a Junta Provisória, em nome de D. Maria II, em 1828, tendo sido inclusive nomeada capital do reino. Aqui se refugiaram Almeida Garrett, durante a Guerra Peninsular, e D. Maria II, entre 1830 e 1833, durante a Guerra Civil Portuguesa.

11. Amarante

Amarante
Amarante

Amarante é a “princesa do Tâmega”, o rio que a atravessa. É famosa pela sua ponte, pela Igreja de São Gonçalo e pela sua doçaria tradicional. Mas há muitos outros motivos para visitar esta que é uma das cidades mais bonitas do Norte de Portugal.

Vale a pena caminhar pelas ruas do seu centro histórico e apreciar as casas antigas e bem cuidadas. É também uma cidade virada para a cultura e para as artes, tal como está bem patente num dos seus mais famosos museus: o museu de Amadeo de Souza Cardoso.

12. Viana do Castelo

Viana do Castelo
Viana do Castelo

Está situada junto da foz do Lima, a 65 km do Porto e a 50km da fronteira de Valença. Foi fundada no séc. XIII pelo rei D. Afonso III, tendo o nome original de Viana da Foz do Lima. A cidade chegou a ter 70 navios mercadores, e na época dos Descobrimentos (sécs. XV e XVI), saíram dos estaleiros de Viana várias naus e caravelas, que depois regressavam carregadas de especiarias.

Viana do Castelo é uma cidade cheia de vida, contando com uma das mais belas romarias de Portugal, as festas da Senhora d’Agonia. Não pode deixar de visitar a Basílica da Santa Luzia e de percorrer a Rota dos Gigantes, conhecendo assim os locais onde nasceram quatro grandes figuras da nossa história, que levaram o nome de Portugal a todos os cantos do mundo.

Tags: cidades de portugal
VxMag

VxMag

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

fundão
Viagens

Fundão: natureza e aldeias históricas para descobrir na Serra da Gardunha

by VxMag
Mar 24, 2023
0

Na região do Fundão, podemos visitar e explorar algumas das Aldeias Históricas de Portugal e ficarmos deslumbrados com esta região...

Read more
Rio de Onor

Parque Natural de Montesinho: rotas, trilhos e percursos pedestres para descobrir em Trás-os-Montes

Mar 24, 2023
Estação de Aveiro

Azulejos portugueses: história, origem e curiosidades

Mar 23, 2023
aldeias mais altas de Portugal

As 5 aldeias mais altas de Portugal

Mar 23, 2023
Parque Florestal do Monsanto

Parque Florestal de Monsanto: um pulmão verde no coração de Lisboa

Mar 22, 2023
castelos mais bonitos de Portugal

Porto de Mós: terra de encantos e com muito para descobrir

Mar 22, 2023

© 2023 Vortex Magazine

Mais infomação

  • Ficha Técnica
  • Quem somos
  • Política de privacidade
  • Estatuto editorial

Redes Sociais

No Result
View All Result
  • Cultura
  • Sociedade
  • História
  • Viagens
  • Gastronomia
  • Lifestyle

© 2023 Vortex Magazine