Início Viagens Cascata de Fervença: a mais bonita das cascatas de Sintra

Cascata de Fervença: a mais bonita das cascatas de Sintra

É uma das cascatas mais belas (e desconhecidas) de Sintra. Apesar de estar perto de Lisboa, continua um tesouro por descobrir: a Cascata de Fervença.

3294
0
Cascata de Fervença
Cascata de Fervença (José Candeias)

A Cascata de Fervença (ou da Bajouca) situa-se na localidade de Fervença, perto da Terrugem e é a maior do concelho de Sintra. Esta cascata é alimentada por um ribeiro de caudal razoável, proveniente da Granja do Marquês e precipita-se depois pela encosta abaixo em direcção à Ribeira da Cabrela, afluente do Rio Lizandro. Antigamente, este ribeiro drenava os pântanos que existiam na Quinta da Granja ou do Marquês, como também era denominada por ser propriedade do primeiro Marquês de Pombal.

Cascata de Fervença
Cascata de Fervença

Talvez não seja do conhecimento da maioria dos habitantes de Sintra e dos Lisboetas, mas existem muitas cascatas para visitar nesta região.

A maior parte das pessoas, quando pensa em cascatas em Portugal, lembra-se imediatamente das cascatas do Gerês mas são poucos os que imaginam que elas existem um pouco por todo o país, desde o Minho ao Algarve, incluindo as ilhas.

Cascata de Fervença
Cascata de Fervença

Em Sintra, elas podem não ser majestosas como as do Gerês ou dos Açores, mas são sobretudo belas e, apesar da curta distância da capital, quase secretas. São pequenos paraísos ideais para um pequeno passeio na Natureza.

Cascata de Fervença
Cascata de Fervença

A Cascata de Fervença possui uma beleza deslumbrante, encontrando-se num recanto de acesso um pouco difícil, uma vez que não é explorada em termos turísticos.

Talvez, por isso, seja tão encantadora, uma vez que se mantém no seu estado natural. Diz quem sabe que Fervença significa agitação típica de um ribeiro agitado e a borbulhar.

Cascata de Fervença
Cascata de Fervença

O nome desta localidade virá deste pequeno curso de água que se encaminha para a Ribeira da Cabrela. Aqui há uma cascata lindíssima, que surpreende muita gente que por aqui vive e não desconfia da sua existência.

Cascata de Fervença
Cascata de Fervença

A cascata de Fervença (ou cascata da Bajouca) fica a cerca de 30 minutos de Lisboa. No final do IC 19 vira-se à direita para a N9 e, alguns quilómetros mais à frente, a cascata fica logo a seguir ao cruzamento para a Terrugem, junto ao restaurante Baião (há uma seta a indicar a cascata, que fica 100 metros mais à frente, ao fundo da Rua da Bajouca e a seguir a um portão de madeira).

Cascata de Fervença
Cascata de Fervença

Quem se deslocar de Sintra para Montelavar ou Pêro Pinheiro, utilizando estrada nacional 9 (EN9), um pouco adiante do cruzamento de Campo Raso, no final duma longa recta encontra uma rotunda, onde sai a via para Vila Verde. Esse local chama-se Fervença.

Cascata de Fervença
Cascata de Fervença

Uns escassos metros,passando a mesma. deparamos uma ponte sobre o curso de água que drena os pântanos que antigamente existiam na Quinta da Granja, chamada do Marquês por ter sido propriedade do 1º Marquês de Pombal, onde hoje é a Base Aérea nº1.

Cascata de Fervença
Cascata de Fervença

Este regato apesar de ter reduzido caudal no verão é perene, no inverno a corrente toma volume razoável.Deslizando sob a ponte o ribeiro precipita-se encosta abaixo na direcção da Ribeira da Cabrela, o solo do seu leito é pedregoso assim, as águas formam pequenas ondas brancas, transformam-se em cachoeira, quando o declive se acentua.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here