Baba de camelo é, sem sombra de dúvida, o nome mais inesperado, insólito e estranho para uma sobremesa alguma vez inventado. Honra seja feita aos portugueses, criadores tanto da famosa sobremesa como do seu esquisito nome. Conta-se que, no final da primeira metade do século XX, uma dona de casa, a senhora dona Valentina, recebeu inesperadamente uma série de convidados para jantar. Quando pensava que sobremesa apresentar, ter-se-á apercebido da escassez de ingredientes na despensa. À falta de outra solução, arranjou-se como pôde, à boa maneira do desenrasque luso. Nem tempo nem ingredientes eram de sobra, pelo que a imaginação teria forçosamente de ser posta à prova.
Chegada a hora da sobremesa, e temendo que o doce preparado não chegasse para todos os comensais, tê-lo-á anunciado como “baba-de-camelo”, na esperança que alguns, dada a designação, se abstivessem de provar, o que parece ter de facto acontecido. Mas reza a lenda que os que provaram se deleitaram com a invenção gastronómica da criativa senhora. Mito urbano? Não se sabe. Mas é tão delicioso quanto o sabor da sobremesa que lhe deu origem. Então e o que tinha naquele dia dona Valentina nas prateleiras da sua despensa e, eventualmente, do seu frigorífico? Meia dúzia de ovos e uma lata de leite condensado açucarado. Apenas. Ah!, e, naturalmente, criatividade q.b.. Aprenda a fazer uma deliciosa baba de camelo.

Baba de camelo
Ingredientes
- 1 lata de leite condensado cozido
- 4 ovos XL
- qb amêndoa palitada
- 50 g de açúcar
- 2 colheres de café de sumo de limão
Preparação
- Comece por abrir a lata de leite condensado cozido, coloque-o numa tigela e mexa bem, com uma colher de pau, até obter um creme homogéneo.
- Depois adicione as gemas e com uma vara de arames envolva bem as gemas no leite condensado.
- De seguida bata as claras em castelo até ficarem em nuvem, depois junte o sumo do limão e o açúcar, aos poucos, batendo sempre até obter umas claras bem firmes e brilhantes.
- Adicione, ao preparado anterior, as claras em castelo e envolva bem com as varas de arame, sem bater, fazendo movimentos de baixo para cima até a coloração do creme estar totalmente uniforme.
- Para terminar distribua o doce por taças e mantenha-as no frio até ao momento de servir pois esta sobremesa deve servir-se fresca.
- Na altura de levar para a mesa decore com o miolo de amêndoa.