Portugal deslumbra pela sua beleza marcante e pelo seu rico e extenso património e cultura, desde locais centenários a atrações mais recentes. Com tantas opções a visitar, decidimos fazer uma análise para descobrir qual é a atração turística favorita em cada distrito português. Para o conseguir, consideramos 1.200 pontos de interesse nacionais e o número de avaliações no Google de cada um deles. Dessa forma, a atração com maior número de avaliações foi considerada a favorita.
Este sistema não identifica o monumento mais imponente, mais antigo ou mais importante em cada distrito. Identifica o local mais visitado que, em vários casos, pode nem sequer ser um marco arquitetónico mas sim um parque de diversões, por exemplo.
A lista final acaba por ser um documento interessante em relação aos hábitos de turismo dos portugueses e dos turistas que nos procuram. Descubra os locais mais visitados em cada distrito de Portugal.
1. Viana do Castelo: Santuário do Sagrado Coração de Jesus
Foi criado por iniciativa da Confraria de Santa Luzia, e a sua construção foi concluída em 1959. Como se encontra no alto do Monte de Santa Luzia, o santuário é um perfeito cartão de visita de Viana de Castelo, sendo um local de referência para peregrinos e para visitantes, unindo a natureza com a espiritualidade.
2. Braga: Santuário do Bom Jesus do Monte
Foi declarado Património Mundial da Humanidade pela UNESCO em 2019. Foi construído em homenagem ao Senhor do Bom Jesus e é formado por uma igreja, um escadório, um parque, alguns hotéis e um funicular (o funicular movido a água mais antigo do mundo em funcionamento). Todo o conjunto arquitetónico foi erigido ao longo de mais de 600 anos.
3. Vila Real: Castelo de Chaves
Apenas uma parte da muralha e a Torre de Menagem sobreviveram ao tempo, mas o que resta da estrutura mantém as caraterísticas do passado, de acordo com o desenho de Duarte de Armas. A Torre de Menagem tem 28 metros de altura e é possível perceber as diversas fases construtivas e modificações tardias, do séc. XIV ou XV. À volta, encontra um jardim artístico aberto ao público.
4. Bragança: Castelo de Bragança
É Monumento Nacional desde 1910 e um dos mais bem conservados castelos portugueses. Foi construído no séc. XII na margem do Fervença. Um dos seus grandes destaques é a Torre de Menagem, exemplo de construção militar que alberga hoje um museu militar. Do outro lado, encontra a Torre da Princesa, associada a uma lenda muito popular na região.
5. Porto: Ponte D. Luís
Foi construída entre 1881 e 1886 e foi criada 100% em ferro, com o objetivo de ligar o Porto a Vila Nova de Gaia, substituindo a antiga ponte pênsil. Foi projetada por Théophile Seyrig, que tinha trabalhado com Gustave Eiffel, e a sua parte superior está reservada a pedestres, permitindo assim apreciar uma vista espetacular.
6. Aveiro: Praia da Costa Nova
Encontra-se no município de Ílhavo e foi criada a partir da abertura da barra da ria, em 1808. É uma das melhores praias nacionais para a prática de desportos náuticos, por ter uma frente atlântica e uma frente ribeirinha. Poderá encontrar por aqui diversas escolas de kitesurf, canoagem e surf. Não deixe também de apreciar os palheiros da Costa Nova e o seu colorido único.
7. Guarda: Museu do Pão
Foi inaugurado em 2002 e é considerado um dos maiores museus dedicados ao pão do mundo, tendo o objetivo de recolher, preservar e exibir objetos e património relacionado com o nosso pão. O espaço está dividido em diferentes salas (Ciclo do Pão, Arte do Pão, Pão Político, Social e Religioso e Espaço Infantil), e conta também com um restaurante onde poderá realizar degustações.
8. Viseu: Sé Catedral de Viseu
A atual Sé foi construída junto a um templo suevo visigótico do séc. X. Chama a atenção pelas suas robustas torres, que lhe dão aspeto de fortaleza, mas a verdade é que a Sé de Viseu viu o seu estilo a ser alterado por diversas vezes ao longo do tempo. Não pode deixar de admirar as abóbadas interiores da catedral, obra de João de Castilho.
9. Coimbra: Portugal dos Pequenitos
Começou a ser construído nos anos 30, com o objetivo de dar às crianças um contacto com a nossa cultura, bem como a dos países que falam português. Por aqui pode encontrar um conjunto de casas regionais portuguesas, os principais monumentos do nosso país e representações etnográficas e monumentais dos locais onde se fala português pelo mundo a fora.
10. Castelo Branco: Jardim do Paço Episcopal
É considerado um dos exemplos mais originais do Barroco Português e foi encomendado pelo Bispo da Guarda, D. João de Mendonça. Dentro do jardim encontramos cinco lagos de bordos trabalhados e, por entre os belos canteiros, podemos ver inúmeras estátuas de granito, que representam temas como o antigo testamento, o zodíaco ou as estações do ano.
11. Leiria: Bacalhôa Buddha Eden
Encontra-se dentro da Quinta dos Loridos e é o maior jardim oriental da Europa, com cerca de 35 hectares. No jardim, pode encontrar budas, pagodes, 600 estátuas de soldados de terracota pintadas à mão, e diversas obras de arte, que são trocadas com frequência. O espaço foi concebido em protesto contra a destruição dos Budas Gigantes de Bamyam.
12. Lisboa: Praça do Comércio
É uma das maiores praças da Europa e cartão-postal da nossa capital. A sul, encontra-se o Tejo, porta de entrada para navios que aqui aportavam. No centro da praça, temos a estátua de D. José I. Por fim, a rodear esta imponente praça. Temos inúmeros edifícios, onde funcionam escritórios governamentais, centros culturais, restaurantes e cafés.
13. Santarém: Parque Aquático de Santarém
Também conhecido como Piscinas de Santarém, é um dos parques aquáticos mais populares do nosso país, com uma parte interna que tem piscina de 25 metros e bancada com 420 lugares, onde se realizam provas oficiais. No exterior, tem uma piscina recreativa, piscina de ondas, jacuzzi, piscina infantil e muito mais.
14. Setúbal: Parque Natural da Arrábida
Tem uma área de mais de 10 mil hectares e abrange os concelhos de Setúbal, Palmela e Sesimbra. A sua altitude mais elevada é de 501 m, no Pico do Formosinho. É muito conhecido pela riqueza vegetal, mas também pelas praias paradisíacas e locais como o Castelo de São Filipe, o Forte de Santa Maria e o Convento de Nossa Senhora da Pedra Mua.
15. Beja: Castelo de Beja
Esta fortaleza gótica, que é hoje considerada o monumento mais emblemático da cidade, começou a ser construída no séc. XII, e apenas deve ter sido finalizada no séc. XV. A sua Torre de Menagem, com quase 40 metros de altura, é considerada por muitos como uma autêntica obra-prima da arquitetura militar gótica europeia.
16. Évora: Templo Romano de Évora
É um dos maiores e mais bem preservados templos romanos da Península Ibérica e é Património Mundial da UNESCO desde 1986. Foi construído em inícios do séc. I, como forma de homenagear o imperador Augusto, mas sofreu diversas alterações ao longo dos tempos, embora mantenha a planta original.
17. Portalegre: Castelo de Marvão
Esta construção medieval encontra-se erigida 850 metros acima do nível do mar, tendo sido em tempos um local de observação e vigilância, com muros reforçados com torres. O castelo foi alterado ao longo do tempo e, em 1938, começou a ser reestruturado. Foi classificado como Monumento Nacional em 1922.
18. Faro: Zoomarine Algarve
Este parque aquático tem diversas atrações e atividades, entre espetáculos de acrobacia, praia de ondas, escorrega aquático, piscinas e diversas apresentações com animais, como golfinhos, leões marinhos, focas e aves tropicais. O local foi inaugurado em 1991 e recebe cerca de 500 mil visitantes por ano.
19. Madeira: Mercado dos Lavradores
Encontra-se no centro do Funchal, num prédio histórico, e foi inaugurado em 1940. Tem uma área de mais de 9 mil metros quadrados e foi projetado por Edmundo Tavares. A decoração da entrada principal e de partes do interior é feita com painéis de azulejos pintados com temas da região. No mercado, encontra frutas frescas e exóticas, diversas especiarias e flores.
20. Açores: Parque Terra Nostra
Tem mais de 12 hectares de área verde e foi eleito um dos parques mais belos do mundo. Foi fundado há mais de 200 anos nas Furnas, e tem uma grande diversidade vegetal, com destaque para as mais de 600 espécies de camélias. O parque tem diversas atividades e passeios, e encontra-se rodeado por uma piscina de água termal, com temperaturas que rondam os 40 graus.
A intenção da matéria é boa mas em termos turisticos portugal não está dividido por distritos.
A divisão é feita por regiões como a do Oeste por exemplo onde fica o Bacalhôa Buddha Eden.
Essa divisão portuguesa do distrito é política nada tem com cultura ou turísmo. As regiões naturais são as províncias.
O exemplo do Oeste é excelente. Fica na Estremadura portuguesa com a capital em Lisboa.
Matéria para consumo interno português porque para turista estrangeiro não é concerteza. As regiões naturais portuguesas são as Províncias e são essas que o turista procura.
O mais visitado do distrito de Leiria é o Buda Éden? Ya, right. Considerando que é neste distrito que se sitio o santuário de Fátima, centro de turismo religioso, e o mosteiro da Batalha, uma das maravilhas de Portugal, acredito mesmo que o jardim dos mamarrachos tenha mais visitas.