Início Viagens As 3 ilhas mais bonitas de Portugal

As 3 ilhas mais bonitas de Portugal

Da Madeira aos Açores, a escolha é muito difícil. Cada ilha é única e diferente de todas as outras. As 3 ilhas mais bonitas de Portugal.

1
Terra Nostra
Terra Nostra

Portugal possui imensas ilhas, divididas por 2 arquipélagos, Açores e Madeira, e ainda algumas ilhas junto à costa continental. Elaborar uma lista das ilhas mais bonitas é um desafio mas mesmo assim, com base em critérios como a paisagem natural ou a opinião de turistas em sites internacionais, aqui deixamos o nosso ranking. Descubra as 3 ilhas mais bonitas de Portugal.

1. Ilha de São Miguel – Açores

Terá sido entre 1427 e 1431 que navegadores portugueses descobrem a Ilha de São Miguel, logo após Santa Maria. O povoamento inicial data da década de 1440, sob a liderança de Gonçalo Velho Cabral, e é efectuado com colonos oriundos das regiões do Norte, Estremadura, Algarve e Alentejo.

Foto: Rick Wilhelmsen
Foto: Rick Wilhelmsen

Posteriormente chegam comunidades de mouros, judeus e alguns estrangeiros, nomeadamente franceses e ingleses. Os solos férteis e a existência de algumas baías seguras rapidamente tornam a ilha num entreposto comercial.

Açores - Javier Garcia
Açores – Javier Garcia

O crescimento económico sustenta-se essencialmente no cultivo e exportação de trigo e de pastel, que dinamizam o povoamento desta ilha.

2. Madeira

As origens vulcânicas da Madeira permanecem bem visíveis em locais como o anfiteatro montanhoso que envolve o Funchal, vestígio de uma antiga caldeira. A ilha é extremamente acidentada, com picos que atingem os 1860 m de altitude. Felizmente para os turistas, a actividade vulcânica cessou há cerca de 6500 anos – contudo, foi essa actividade que dotou a ilha de uma paisagem fértil, formada até recentemente por um importante manto de antigas florestas subtropicais que esteve na origem do seu nome – Madeira.

Madeira - Olga Land
Madeira – Olga Land

Nas encostas do norte da ilha permanecem bem preservadas algumas áreas dessa antiga floresta (laurissilva), hoje classificadas como Património Mundial pela UNESCO.

Foto: Olga Land
Foto: Olga Land

No entanto, as soberbas flores que deram fama à Madeira podem ser apreciadas em todo o território e durante todo o ano. Uma das melhores formas de contemplar as soberbas paisagens é fazer um passeio pelas levadas – caminhos que seguem junto aos canais que outrora irrigavam as áreas mais secas.

3. Ilha das Flores – Açores

Integrada na rede mundial de Reservas da Biosfera da Unesco, a ilha das Flores, território mais ocidental dos Açores e da Europa, tem paisagens que são verdadeiros paraísos. Esta ilha integra o Grupo Ocidental do arquipélago dos Açores em conjunto com a ilha do Corvo.

Ilha das Flores
Ilha das Flores

Caracterizada por uma costa muito recortada e extremamente escarpada, as Flores conjugam-se sob o elemento água: cascatas, lagoas, ribeiras e poços formam um catálogo de experiências inesquecíveis, parecendo que concentram dentro de si toda a beleza natural que se encontra dispersa pelas outras ilhas do Arquipélago.

Cuada
Cuada

Calcula-se que a sua descoberta terá ocorrido por volta de 1452 pelo navegador Diogo de Teive e embora inicialmente denominada de ilha de São Tomás ou de Santa Iria, em breve o seu nome seria mudado para Flores, devido à abundância de flores amarelas, os cubres, que revestiam toda a ilha.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here